América

AMÉRICA

Presidente Marcus Salum confirma presença no Tribunal para julgamento de recurso do América

Clube alviverde se defenderá no Pleno do STJD nesta quinta-feira, a partir das 10h

postado em 30/09/2014 18:40 / atualizado em 30/09/2014 22:28

Rafael Arruda /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Talvez o dia 2 de outubro seja o mais importante para o América na temporada 2014. Não se trata de final de campeonato, mas é encarada como tal. Será julgado, a partir das 10h, o recurso no Tribunal Pleno contra a punição em primeira instância imposta pelo STJD, que retirou 21 pontos do Coelho em virtude da escalação do lateral-esquerdo Eduardo na Série B do Brasileiro.

O julgamento que definirá as pretensões do clube no campeonato – briga contra o rebaixamento, permanência na Segunda Divisão ou sonho de retornar à elite – contará com a presença de Marcus Salum, conselheiro responsável pelo departamento de futebol.

“Estarei presente lá sim. É um momento muito importante e que requer o trabalho de todos”, disse o presidente ao Superesportes.

Salum é cauteloso nas palavras, mas segue confiante em boa defesa no julgamento do recurso. Há duas semanas, a equipe acabou penalizada pela 1ª Comissão Disciplinar: 4 votos a 1.

“Não gosto de falar muito sobre que pode acontecer antes da hora. O que posso dizer é que estamos imprimindo um trabalho bastante agressivo e preparando material junto ao departamento jurídico. A expectativa é boa”, resumiu o mandatário.

No primeiro julgamento, apenas o superintendente geral Alexandre Faria acompanhou o advogado Henrique Saliba, responsável pela defesa do América.

Se o Coelho recuperar 21 pontos, pulará da lanterna para a sétima posição da Série B.

Entenda o caso

Nesta temporada, Eduardo atuou por três equipes diferentes em competições nacionais, o que, segundo o artigo 49 do Regulamento Geral das Competições da CBF (RGC) não é permitido. Antes de vestir a camisa do Coelho, o lateral-esquerdo passara por Portuguesa, também na Série B, e São Bernardo, na Copa do Brasil.

O fato de o atleta ter disputado uma partida (vitória sobre o ABC, 1 a 0) e ficado na reserva em outras três (vitórias sobre Paraná, 1 a 0, Oeste, 3 a 0, e derrota para América-RN, 1 a 0) determinou a retirada de 21 pontos do América em julgamento na Primeira Comissão Disciplinar, no dia 15 de setembro.

Dos pontos perdidos pelo América, 12 são referentes aos quatro jogos nos quais constou o nome de Eduardo na súmula e nove às vitórias conquistadas. A decisão foi baseada no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O América, por sua vez, entende que o Regulamento de Transferências da Fifa dá condições de jogo ao atleta. Além disso, há a possibilidade de a pena ser reduzida de 21 para seis pontos, considerando apenas o jogo em que Eduardo esteve em campo.

Tags: Tribunal Pleno Marcus Salum serieb eduardo stjd