América

AMÉRICA

Dentro e fora de campo: América pode deixar lanterna e pular para o 7º lugar da Série B

Por grande salto, time precisa recuperar 21 pontos no STJD e vencer Atlético-GO

postado em 01/10/2014 08:40

Rafael Arruda /Superesportes

Marcos Michelin/EM/D.A Press

A derrota do Vila Nova para o Ceará, por 5 a 1, e o empate entre Sampaio Corrêa e Portuguesa, por 0 a 0, foram favoráveis ao América, que enfrentará o Atlético-GO na sexta-feira, às 19h30, no Independência. Se vencer, a equipe alviverde deixará a lanterna da competição no complemento da 27ª rodada.

Entretanto, o julgamento do recurso no Pleno do STJD pode antecipar a ascensão do Coelho. O clube recorreu da decisão inicial da 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal Desportivo, que retirou 21 pontos em virtude da escalação irregular do lateral-esquerdo Eduardo nas partidas contra Paraná (1 a 0), Oeste (3 a 0), América-RN (derrota por 1 a 0) e ABC (1 a 0).

Das quatro partidas, Eduardo disputou apenas a última, ficando no banco em outras três. Ou seja, caso o STJD leve em consideração o fato de o atleta ter sido suplente, pode amenizar a pena de 21 para seis pontos perdidos. Assim, o Alviverde subiria ao 10º lugar.

Mas o América trabalhará para recuperar o que conquistou em campo. Um dos argumentos será o Regulamento de Transferências da Fifa (RSTP, sigla em inglês), que, segundo interpretação da defesa, torna legal as condições de Eduardo.

Os artigos 5.3 e 5.4 do RSTP apontam uma discordância com o artigo 49 do Regulamento Geral das Competições da CBF (RGC), redação responsável pela irregularidade de Eduardo, que, antes de acertar com o América, defendera São Bernardo na Copa do Brasil e Portuguesa na Série B.

Se conseguir êxito no Pleno, o América deixará a 20ª posição e ocupará o oitavo lugar, com 40 pontos, logo abaixo de Sampaio Corrêa e Boa Esporte, ambos com 41. Jogando em casa, o time alviverde poderá alcançar 43 pontos diante do Atlético-GO.

Sem dúvida, seria um combustível a mais para o grupo de Givanildo Oliveira voltar a alimentar o sonho do acesso. Hoje, a quarta colocação é ocupada pelo Vasco, com 47 pontos. O Joinville tem aproveitamento idêntico, levando vantagem no número de vitórias.

Por outro lado, o Coelho se verá obrigado a conquistar no mínimo nove vitórias nos 12 jogos restantes caso o Pleno concorde com a decisão em primeira instância do STJD. Atualmente, o risco de rebaixamento, segundo os matemáticos, ultrapassa a marca de 80%.

Tags: Tribunal STJD Série B América serieb