América

AMÉRICA

Competência e sorte

postado em 24/10/2014 11:00

Ludymilla Sá /Estado de Minas

O América volta a campo, hoje, para tentar manter uma sequência positiva rumo ao milagre do acesso. Enfrenta o América-RN às 19h30, no Independência, pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, em mais um passo de seu caminho tortuoso, afinal, o time não depende só das próprias forças para retornar à elite. Além de mostrar serviço, terá de torcer contra os concorrentes.

A sete rodadas do time da competição, o Coelho está em 9º lugar, melhor colocação desde a volta de Givanildo Oliveira ao clube, com o objetivo de livrar o América do rebaixamento. A missão se complicou com a perda de 21 pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por causa da escalação do lateral Eduardo e despencou na classificação. No Pleno do STJD, o Coelho conseguiu recuperar 15 desses pontos e, em melhor situação na tabela, a mira retornou para a vaga na Primeira Divisão.

Sob o comando do novo treinador, a equipe está invicta – são quatro vitórias e três empates. A campanha, no entanto, ainda não foi suficiente para aproximá-lo mais do G4. Desde a estreia de Givanildo – no 1 a 1 com o Joinville, pela 25ª rodada –, o Coelho flutuou entre a 9ª e a 11ª posições. Um triunfo esta noite poderia deixá-lo bem perto do grupo de acesso, mas de todo jeito é necessário torcer por uma combinação de resultados. Os matemáticos apontam que os americanos têm apenas 2% de probabilidade de subir para a Série A.

Ainda assim, os jogadores mantém a fé. “Enquanto houver possibilidade, vamos acreditar. Precisamos fazer a nossa parte, vencer os nossos jogos e depois ver o que vai acontecer com os nossos adversários diretos”, afirma o atacante Obina, que retorna ao time depois de ter cumprido suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Oeste.

TIME Givanildo não confirmou a equipe, mas ele ganha opções para escalar o América. Recuperado de lesão na coxa esquerda, o armador Renan Oliveira finalmente está à disposição do treinador. Além de Obina, o volante Leandro Guerreiro volta de suspensão. Com a boa atuação de Tchô e Magrão no último jogo, no entanto, o técnico mantém uma dúvida na formação do meio-campo. Já o atacante Ricardinho, que sente dor no púbis, foi vetado pelos médicos.

Lutando contra o rebaixamento, a equipe potiguar ganhou confiança depois de derrotar o Vasco. Agora pretende somar pontos no estádio do Horto. O problema é que o técnico Roberto Fernandes perdeu o atacante Rodrigo Pimpão, por causa do terceiro cartão amarelo. Edson Rocha, com uma contusão na coxa direita, é outra baixa. Para compensar, o treinador terá o retorno de Fabinho, recuperado de lesão no tornozelo direito.


Clássico catarinense esquenta a rodada

Outros quatro jogos movimentam a 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Avaí e Joinville farão, também às 19h30, clássico na Ressacada. O Leão ocupa a quarta colocação, com 52 pontos, e busca um triunfo para confirmar cada vez mais suas chances do acesso. Já o tricolor, vice-líder, com 60, pode até assumir a ponta em caso de vitória – e se a Ponte Preta perder para o Vasco.

Também na luta pelo acesso, o Ceará vai enfrentar o Santa Cruz, às 21h50, no Castelão, em Fortaleza. Em quinto lugar, com 50 pontos, os cearenses buscam pontos no clássico regional para retornar ao pelotão de frente. Já o Santa Cruz está em 11º lugar, com 45, ainda alimenta esperanças de entrar para o grupo dos quatro primeiros colocados que asseguram vaga na elite no ano que vem.

Cada vez mais próximo de confirmar sua permanência na Segunda Divisão, o Paraná vai enfrentar o ABC às 21h50, no Frasqueirão, em Natal. Com um triunfo fora de casa, o tricolor paranista pode, praticamente, afastar o risco de rebaixamento. Com 40 pontos, o Paraná está a apenas cinco da projeção feita pela comissão técnica para conquistar sua tranquilidade.

A situação do time potiguar vai na contramão da dos paranaenses. Com cinco pontos menos, eles foram derrotados pelo Joinville na rodada passada e o técnico Moacir Júnior acabou demitido. Caberá a Roberto Fonseca a difícil missão de liderar a equipe na reta final da Série B.

LANTERNA Já sem perspectivas de permanecer na Série B, a Portuguesa, lanterna, jogacontra o Icasa, outro que amarga a zona de rebaixamento, às 19h30, no Canindé. A Lusa tem apenas 21 pontos e dificilmente conseguirá se livrar do descenso. Com 32 pontos, o Icasa, ao contrário, mantém esperanças de escapar da queda.

Tags: Estado de Minas sorte competência américa