América

AMÉRICA

Tchô se defende das acusações de árbitro: 'Quem me conhece, sabe que não falaria essas palavras'

Atleta garante não ter xingado árbitro Flávio Rodrigues Guerra em jogo no MT

postado em 20/11/2014 19:32 / atualizado em 20/11/2014 20:57

Redação /Superesportes

Beto Magalhães/EM/D.A Press
O armador Tchô concedeu entrevista coletiva para se defender das acusações relatadas pelo árbitro Flávio Rodrigues Guerra na súmula de Luverdense 1x2 América, jogo da 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O atleta foi acusado de ofender o juiz depois da marcação de um pênalti aos 35 minutos do segundo tempo. A cobrança de Misael, do clube mato-grossense, parou nas mãos de João Ricardo.

“Quem me conhece, aqui no América, que treinou o ano inteiro comigo, e não só daqui, mas em qualquer clube que eu passei, sabe que não falaria aquelas palavras de baixo calão que ele colocou na súmula. Sou um homem cristão, não falo palavrões. As únicas palavras que eu disse foram para questionar o motivo do cartão vermelho, e perguntei se ele estava louco. Isso eu falei”, diz Tchô, que admite ter chutado a bola em um momento de raiva, mas não com a intenção de acertar o árbitro.

“Fiquei revoltado com a decisão dele de dar o pênalti e a bola veio em minha direção e realmente a chutei como forma de reclamação, mas de maneira nenhuma querendo acertar nele. Infelizmente, a bola foi na direção dele e ele entendeu que eu queria acertá-lo. Até aí, tudo bem. Se ele entendeu que eu teria chutado a bola nele e por isso expulsou, seria apenas um erro de interpretação, porque eu não chutei a bola nele”, acrescenta.

Tchô também teme pela possibilidade de pegar uma punição que, segundo ele, será considerada injusta. “Pode ser que alguém tenha falado isso, porque todo mundo ficou muito nervoso com marcação e ele pode ter escutado algo parecido. Mas, com certeza, não fui eu. Ele se enganou e foi infeliz por ter colocado na súmula que foi eu. E preocupa sim, uma punição. Eu quero participar do último jogo do América. Esse (Ponte Preta) eu tenho que cumprir de qualquer jeito, mas contra o Sampaio quero estar presente, porque a iminência de acesso é real”, comenta.

Segundo Flávio Guerra, Tchô tomou cartão vermelho por pronunciar palavras ofensivas na reclamação. “Expulso por, após a marcação de um pênalti contra sua equipe, chutar a bola em minha direção, além de dizer as seguintes palavras. ‘Você está louco seu ladrão do caralho!’. Informo que a bola não chegou a me atingir, passando muito próxima ao meu rosto”, relatou o árbitro.

Curiosamente, o volante do América, Thiago Santos, também foi advertido por reclamação, mas apenas com o cartão amarelo. Durante a confusão, ele foi retirado praticamente a empurrões pelo meia-atacante Willians, seu companheiro de equipe.

Se denunciado pela procuradoria-geral do STJD, Tchô pode ser enquadrado no artigo 258 II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. De acordo com o CBJD, a pena para este tipo de infração pode acarretar em suspensão de duas a seis partidas.

Tags: defesa acusação juiz árbitro súmula xingamento stjd serieb tchô américa