América

AMÉRICA

Missão árdua: América visita vice-líder Ponte com obrigação de vencer para seguir sonhando

Empate ou derrota do Coelho no Moisés Lucarelli dificultarão o acesso à elite

postado em 22/11/2014 07:00

Rafael Arruda /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Quis a tabela da Série B, tão ingrata e cruel, que o América, postulante ao G-4, tivesse pela frente nada menos que a vice-líder Ponte Preta. A última vaga na elite de 2015 – o Vasco está bem próximo de consolidar a terceira – promete uma das disputas mais dramáticas. O Coelho pode ir do inferno ao céu. Provavelmente, a derrota determinará eliminação. Com um empate, o Alviverde dependerá de combinação de outros resultados. A vitória é o grande objetivo para seguir vivo e, quem sabe, precisar somente das próprias forças na última rodada, contra o Sampaio Corrêa. O jogo deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, determinará o futuro americano. A bola rola a partir das 16h20.

A tabela também colocou provas de fogo para outros clubes. Santa Cruz x Avaí, no Arruda (17h20), e Sampaio Corrêa x Atlético-GO, no Castelão (21h), fazem confrontos direitos. Por outro lado, “aliviou” as situações de Ceará e Boa Esporte. O time do Nordeste recebe a já rebaixada Portuguesa, na Arena Castelão (21h). Já a equipe de Varginha, acusada pela diretoria do América de ultrapassar o limite de contratações oriundas da Série B, medirá forças com o Oeste, 15º colocado, no Melão (16h20).

Mas o próprio técnico do América, Givanildo Oliveira, costuma dizer que “de nada adianta os adversários tropeçarem se a equipe não fizer sua parte”. Assim, a ordem no Coelho é focar exclusivamente na Ponte Preta, independentemente do que acontecerá nas outras partidas. “É a única chance que nós temos. Vencer a Ponte Preta. Vamos lutar por isso, fazer o nosso melhor dentro de campo e sair com a vitória”, afirma o atacante Obina, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Luverdense, por 2 a 1, e está de volta ao time titular.

Quanto à formação do Coelho, existe dúvida sobre a presença de Gilson, que sofreu uma entorse no tornozelo terça-feira passada, em Lucas do Rio Verde. Apesar do problema, o lateral-esquerdo improvisado no meio-campo viajou com a delegação a Campinas e deve figurar entre os titulares. Ainda volta ao time o zagueiro Adalberto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Luverdense. Renato Santos fica como opção no banco.

A Ponte, que sonha em ultrapassar o Joinville, está com o América engasgado no peito. No turno, os paulistas vieram a Belo Horizonte e foram goleados por 3 a 0. Os tentos de Diney, Obina e Doriva decretaram o massacre do Coelho. O técnico Guto Ferreira admite que agora é hora de dar o troco. “Foi um jogo em que fomos abaixo. Pegamos o América em um momento espetacular e as coisas não fluíram. Tivemos um certo controle de bola, mas pouca efetividade para romper a linha de marcação. A Ponte teve posse e o América efetividade. Perdemos o Elton e até hoje ele não voltou. Mas é passado, amanhã é outra história e temos que fazer um grande jogo”, afirma o comandante, que, por força de contrato, não conta com o lateral-esquerdo Bryan (pertence ao América) e, em virtude de suspensão automática, tem o desfalque do atacante Alexandro.

PONTE PRETA X AMÉRICA

PONTE PRETA
Roberto; Rodinei, Tiago Alves, Gilvan e Juninho; Adilson Goiano, Fernando Bob, Roni e Renato Cajá; Cafu e Rafael Costa.
Técnico: Guto Ferreira

AMÉRICA

João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Renan Oliveira, Gilson e Willians; Obina
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: 37ª rodada da Série B do Brasileiro
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Data: sábado, 22 de novembro de 2014, às 16h20
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA-CBF)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha de Mattos (BA-FIFA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA-CBF)

Tags: serieb sonho g-4 classificação acesso América Ponte Preta Moisés Lucarelli Série B