América

AMÉRICA

Dirigente do América pede inquérito para apurar declarações de cartola do Icasa: 'Uma vergonha'

Paulo Lasmar também questiona três meses de salários atrasados da equipe cearense: 'Como o clube pode arrumar dinheiro para rescindir os contratos de dez jogadores?'

postado em 27/11/2014 20:11 / atualizado em 27/11/2014 20:31

Rafael Arruda /Superesportes

Icasa/Divulgação
Depois de Marcus Salum questionar as declarações de Emerson Maranhão, diretor de futebol do Icasa, que “correr contra o Boa Esporte não interessava” (relembre aqui) – o clube cearense já está rebaixado para a Série B –, foi a vez de Paulo Lasmar se manifestar a respeito. O integrante do conselho de administração do América sugere uma investigação para apurar se haverá facilitação de resultados na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de ser obrigado a vencer o Sampaio Corrêa, o Coelho depende do resultado de Icasa x Boa Esporte e de mais duas partidas para subir à elite nacional.

Segundo Lasmar, o Icasa, que deve três meses de salários, não teria condições de pagar rescisões contratuais de 10 jogadores, sendo quatro titulares: Naylhor, Gilberto, Carlinho Rech e Zeca. Completam a lista Erik, Danilo, Albano, Marco Tiago, Rodrigo Fernandes e Dodó.

“Queremos um inquérito para apurar essa suspeição que existe sobre o jogo Boa x Icasa. Como um time que devia três meses de salários pode arrumar dinheiro para rescindir os contratos de dez jogadores? Não é normal isso que aconteceu conjugado com a infeliz declaração do dirigente”, afirma Lasmar ao Superesportes.

O membro do conselho do clube promete acionar até o Ministério Público, caso CBF e STJD não averiguarem da maneira necessária.

“Essas ocorrências malcheirosas que ofendem a prática do desporto merecem investigação. Para o bem da lisura, da disputa, é obrigação, tanto da CBF quanto do STJD, investigar com rigor o que aconteceu. O América, se preciso, vai acionar o Ministério Público do Estado”, acrescenta.

Para o presidente do Coelho, que é advogado, Emerson Maranhão não poderia ter proclamado tais palavras. “A declaração desestimulando os jogadores a correrem é uma vergonha. É um malfeito. Um dirigente e um clube que agem dessa forma não podem participar nem de um campeonato da vigésima quinta divisão do Campeonato Brasileiro. Tem que ser punido com muito rigor”, diz.

Coelho denunciará Boa Esporte

O América também confirma que entrará, até esta sexta-feira, com notícia de infração contra uma possível irregularidade do Boa Esporte na Série B. O clube entende que a agremiação de Varginha desrespeitou o artigo 7 do Regulamento Específico da Série B, que permite somente cinco transferências oriundas de outros clubes da competição.

“Vamos entrar com a notícia de infração nesta sexta-feira juntamente com Avaí, Ceará e Atlético-GO”, garante Paulo Lasmar.

Na lista elaborada pelo departamento jurídico do América, o atacante Romão é o sexto contratado. Antes de vestir a camisa do Boa, o atleta defendeu as cores da Portuguesa. Na Série B, Romão foi relacionado para oito partidas e entrou em campo seis vezes. Os outros cinco jogadores são o lateral-direito Eric (ex-Oeste), os zagueiros Lula (ex-América) e Denner (ex-Bragantino), o volante William Magrão (ex-Portuguesa) e o atacante Francis (ex-Joinville).

A cúpula americana quer que o Boa seja enquadrado no artigo 214 do CBJD: "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente". A pena para o caso é a "perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais)". Assim, a Coruja correria o risco de perder entre 27 e 39 pontos, já que o atleta Romão foi relacionado em oito partidas.

Mas nos bastidores da Procuradoria-Geral do STJD há a informação de que se a denúncia for aceita o Boa responderá no artigo 191 do CBJD: "Deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento de regulamento, geral ou especial, de competição”. A pena não implica em retirada de pontos.

Tags: atlético-go avaí américa interiormg futnacional serieb Boa Esporte Série B Paulo Lasmar