América

AMÉRICA

América protocola notícia de infração no STJD contra possível irregularidade do Boa na Série B

Ação do Coelho contou com auxílios de Atlético-GO, Avaí e Ceará

postado em 28/11/2014 18:19 / atualizado em 28/11/2014 20:40

Rafael Arruda /Superesportes

Divulgação/Boa Esporte
O América oficializou na tarde desta sexta-feira o envio da notícia de infração contra o Boa Esporte, que teria infringido o artigo 7 do Regulamento Específico da Série B (REC), cuja redação permite apenas cinco transferências oriundas de outros clubes da competição.

O departamento jurídico do Coelho entende que o atacante Romão, ex-Portuguesa, seria o sexto contratado. Os outros cinco jogadores são o lateral-direito Eric (ex-Oeste), os zagueiros Lula (ex-América) e Denner (ex-Bragantino), o volante William Magrão (ex-Portuguesa) e o atacante Francis (ex-Joinville). Assim, o clube de Varginha pode ser enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Em uma consulta no BID, apenas Eric e William Magrão estão registrados como atletas do Boa Esporte Clube.

Os nomes de Lula, Francis, Denner e Romão aparecem respectivamente por Guarani-MG, Coimbra-MG, Corinthians e Capivariano-SP.

Regulamento da Série B

Art. 7 - Um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato Brasileiro da Série B, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez.

Parágrafo único - Cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série B; de um mesmo clube da série B somente poderá receber até três atletas.

O que diz o CBJD

"Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).


Terceiros interessados

O América conta com os apoios dos departamentos jurídicos de Atlético Goianiense, Avaí e Ceará, equipes que ainda brigam pelo acesso à Primeira Divisão. Os clubes querem que o Boa perca entre 27 e 45 pontos, já que Romão foi relacionado para nove partidas. O atacante participou das vitórias sobre Vila Nova (3 a 0), Náutico (1 a 0) e Ceará (3 a 1), além das derrotas para Vasco (2 a 0), Bragantino (4 a 2) e Sampaio Corrêa (3 a 0). Do banco de reservas, viu sua equipe triunfar sobre América-RN (3 a 1), Joinville (1 a 0) e Oeste (1 a 0). O artigo 214 do CBJD determina a retirada do maior número possível de pontos atribuídos a uma vitória, independentemente do resultado da partida.

Antes da oficialização da notícia de infração, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, chegou a questionar a postura do América e indicou uma punição a clubes que enviarem "denúncias sem fundamento".

Mas o clube alviverde está convicto de que houve irregularidade no caso do Boa e agora aguarda a resposta da Procuradorial-Geral do Tribunal. Se apenada, a equipe de Varginha despencaria da quarta posição para a zona de rebaixamento da Série B.

Os jogadores citados

Eric (lateral-direito)

Disputou seis jogos da Série B pelo Oeste
Disputou 11 jogos da Série B pelo Boa Esporte
Ficou no banco em cinco jogos da Série B pelo Boa Esporte

Lula (zagueiro)

Disputou um jogo da Copa do Brasil pelo América
Ficou no banco em um jogo da Série B pelo América
Disputou 12 jogos da Série B pelo Boa Esporte
Ficou no banco em 10 jogos da Série B pelo Boa Esporte

Denner (zagueiro)


Disputou um jogo da Copa do Brasil pelo Bragantino
Disputou uma partida da Série B pelo Boa Esporte

William Magrão (volante)

Disputou dois jogos da Copa do Brasil pela Portuguesa
Disputou sete jogos da Série B pelo Boa Esporte
Ficou no banco em quatro jogos da Série B pelo Boa Esporte


Francis (atacante)

Disputou um jogo da Copa do Brasil pelo Joinville
Ficou no banco em um jogo da Copa do Brasil pelo Joinville
Disputou um jogo da Série B pelo Joinville
Ficou no banco em um jogo da Série B pelo Joinville
Disputou 10 jogos da Série B pelo Boa Esporte
Ficou no banco em 14 jogos da Série B pelo Boa Esporte


Romão (atacante)

Disputou cinco jogos da Série B pela Portuguesa
Ficou no banco em cinco jogos da Série B pela Portuguesa
Disputou seis jogos da Série B pelo Boa Esporte
Ficou no banco em dois jogos da Série B pelo Boa Esporte

Tags: stjd infração serieb boa