América

AMÉRICA

Candidato a artilheiro no América, Rodrigo Silva quer fazer história: 'Estou doido para jogar logo'

Atacante marcou 43 gols em 77 jogos com a camisa do ABC. Ele é a aposta de Givanildo Oliveira e comissão técnica para substituir Obina, a caminho do Japão

postado em 20/12/2014 08:00 / atualizado em 20/12/2014 19:42

Rafael Arruda /Superesportes

Divulgação/ABC

O América deve perder Obina para o futebol japonês. Diante disso, a diretoria foi ao mercado e recorreu a Rodrigo Silva, candidato a goleador em 2015. Pelo menos se depender dos números do centroavante pelo ABC de Natal, a sintonia com o Coelho tende a dar certo na temporada que vem.

Entre setembro de 2012 e novembro de 2014, Rodrigo marcou 43 gols em 77 jogos vestindo a camisa do ABC. Ganhou o apelido “Rodrigol”. Nesse intervalo de tempo, teve passagem de seis meses pelo Criciúma, em 2014. Não foi tão feliz: apenas um tento em 10 partidas.

Mas foi justamente o desempenho pelo ABC que chamou a atenção do América. Sobretudo de Givanildo Oliveira, que trabalhou com o atleta na equipe potiguar. Rodrigo chega ao CT Lanna Drumond com a missão de substituir Obina.

Divulgação/Criciúma
“Sou centroavante mesmo. Aquele de área. Que escora na defesa, faz trabalho de pivô. Definidor”, diz o jogador, em entrevista ao Superesportes.

Rodrigo Silva também teve passagem pela Europa. Mais precisamente em Portugal. Jogou por Nacional da Madeira, Leixões, União Leiria e Estoril. Chegou a fazer gol em jogo de Liga Europa, porém acabou sofrendo com inúmeras lesões.

“Foi um período difícil. Me machuquei muito. Apenas os primeiros anos foram bons. Depois sofri com lesões”, conta.

Revelado na base do Figueirense em 2003, Rodrigo também defendeu Corinthians-AL e Volta Redonda. Mas é inspirado no sucesso do ABC que o atacante de 31 anos busca forças para brilhar no América. “Estou doido para começar o ano logo e mostrar meu trabalho”.

Bate-papo com Rodrigo Silva, reforço do América

O América já quis te contratar antes, né?!

Sim. No ano passado (2013) houve o contato, mas naquela altura não foi possível. Este ano, porém, não podia deixar de fazer parte do projeto que me apresentaram. Conversei com a família e aceitei o desafio. Estou preparado para jogar no América.

E como foram as conversas neste ano?

O América entrou em contato com meu empresário dizendo que tinha interesse. Não durou nem uma semana. Questão de dias. Quando soube, logo falei para aceitar. Estou muito feliz por representar o clube em 2015.

Agora você chega para substituir o Obina, que deve ir para o Japão...

Chego para fazer meu trabalho. O Obina é um atacante que dispensa comentários, mas estou empenhado em ajudar o América. Entregar-me em cada treino e corresponder nos jogos.

Conversou com alguém (jogador ou técnico) antes de acertar com o clube?

Divulgação/Estoril
Cara, eu já conheço algumas coisas do América. Tive a oportunidade de treinar no CT quando jogamos contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil. Vi a estrutura, que é muito boa, de clube de ponta. Além disso, trabalhei com o professor Givanildo Oliveira em 2012 e em 2013. Então nem precisei pegar referências não. Pelo que acompanho do América, vi que é um bom clube para se trabalhar.

Você teve um excelente ano pelo ABC, em 2013. Marcou 33 gols. Vai repetir no América?

Foi um ano em que tive oportunidade de fazer pré-temporada, treinar desde o início depois de muito tempo. Então tudo acabou dando muito certo para mim. Talvez tenha sido o grande ano da minha carreira. Vou trabalhar forte, me dedicar ao máximo, para fazer a mesma coisa no América.

Você jogou muito tempo em Portugal, né?! Passou por Nacional, Leixões, Leiria e Estoril. Conte como foi a passagem...

Tive um início bom. Em 2006, nas 10 primeiras partidas, cheguei a marcar cinco gols, se não estiver enganado. Fiz boa temporada pelo Nacional. Mas nas temporadas seguintes me machuquei muito. Tive várias lesões. Fraturei tornozelo, rosto, sofri com desequilíbrio muscular. Ficava mais parado do que jogando. Isso me prejudicou, embora tenha me adaptado rapidamente ao país. Só em 2011 que as lesões deram uma pausa. Não fosse isso, teria rendimento melhor fora do país.

E hoje? Livre das lesões?

Hoje sim. Estou 100%. Não me machuco desde 2011.

Você fez gols no América nas duas últimas edições da Série B. Também marcou contra o Cruzeiro na Copa do Brasil. O Coelho contratou justamente para não te enfrentar?

É verdade (risos)... eu dei sorte contra o América e fiz gol contra o Cruzeiro. Infelizmente não passamos pelo critério de desempate. Vencemos o Cruzeiro por 3 a 2, mas tínhamos perdido por 1 a 0 no Mineirão. Bem... que agora eu retribua tudo a favor do América...

Falando em gols, como será enfrentar as defesas do campeão brasileiro (Cruzeiro) e do campeão da Copa do Brasil (Atlético) no Mineiro de 2015?

Rapaz, o nível da competição é indiscutível. É pedreira! Cruzeiro e Atlético têm jogadores que dispensam comentários. Mas em relação a mim, vontade não vai faltar. Nem dos companheiros. Vamos brigar de frente.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


E a montagem do elenco do América? Como você vê? Muita gente do time de 2014 que fez boa campanha na Série B está saindo...

Devido à campanha que foi feita, a tendência natural é que os jogadores sejam mesmo valorizados. Mas tem o outro lado. Os profissionais que chegam são capazes de suprir as ausências dos que saem. Estou 100% confiante. Acredito que conseguiremos um 2015 de muito sucesso.

Quantos gols quer fazer ano que vem?

Não sou de colocar números. Mas atacante tem de fazer gols. Então vou trabalhar, me doar e jamais fugir da responsabilidade. É a minha profissão.

Rodrigo Silva

Nome: Rodrigo Daniel Lopes da Silva
Nascimento: 15/06/1983
Local: Florianópolis/SC
Posição: Atacante
Altura: 1,83m

Estatísticas do jogador

2014 – ABC - 27 jogos e 11 gols
2014 - Criciúma - 10 jogos e 1 gol
2012 /2013 - ABC - 50 jogos e 32 gols
2011 / 2012 - Estoril Praia - 1 jogo e nenhum gol
2010 / 2011 - União Leiria - 7 jogos e nenhum gol
2009 / 2010 - Nacional - 5 jogos e 1 gol
2008 / 2009 - Leixões - 10 jogos e 2 gols
2006 / 2008 - Nacional - 25 jogos e 6 gols
2006 - Corinthians AL - 23 jogos e 13 gols
2003 / 2005 - Figueirense - 10 gols (número de jogos indisponível)