América

AMÉRICA

Com confronto direto pela frente, Coelho faz cálculos para a classificação às semifinais

Se perder do Tombense, time alviverde dará adeus às chances de brigar pela vaga na segunda fase. Empate ou vitória deixa o cenário bem favorável ao clube da capital

postado em 24/03/2015 09:19

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A invencibilidade nas oito primeiras partidas do Campeonato Mineiro não bastou ao América para assegurar uma situação confortável entre as quatro melhores equipes da competição. A derrota por 2 a 0 contra o Cruzeiro, no Estádio Independência, ligou “sinal amarelo” no CT Lanna Drumond. Não que a campanha alviverde seja desprezível, mas o fato de os clubes concorrentes estarem em alta proporciona certa pressão. O Coelho precisará tomar cuidado na partida diante do Tombense, domingo, na cidade de Tombos, pela 10ª rodada da competição. Derrota por qualquer placar significará eliminação precoce da equipe da capital na primeira fase do Estadual.

América e Tombense somam 16 pontos no Mineiro. O time do interior, no entanto, venceu cinco partidas, contra quatro dos belo-horizontinos, e por isso ocupa a quarta colocação. Como o número de vitórias é o primeiro critério de desempate do torneio, o Gavião-carcará avança se conseguir o resultado positivo frente à sua torcida, pois chegará a seis triunfos e o Coelho permanecerá com quatro a uma rodada para o término da primeira fase.

Em caso de empate, o cenário se torna positivo para o América, que fará o último compromisso contra o Democrata, postulante ao rebaixamento ao Módulo II. O Tombense se despedirá da etapa classificatória diante de nada menos que o vice-líder Cruzeiro, fora de casa Já a vitória dos comandados de Givanildo Oliveira deixará a equipe com um pé e meio nas semifinais.

O que diz a matemática

Embora as contas sejam simples, o Superesportes recorreu a sites de probabilidades matemáticas para apontar quais são as chances de classificação do Coelho no Campeonato Mineiro. O Departamento de Matemática da UFMG e o Chance de Gol não projetam apenas números de pontos, mas também a chance que cada clube tem de vencer um confronto direto.

Segundo a UFMG, o confronto Tombense x América tem 31,4% de chances de terminar empatado. O time de Tombos aparece com 33,6% de possibilidade de vitória contra 34,9% dos americanos. Portanto, há uma espécie de empate técnico, que manteria o Gavião-carcará em quarto. Quanto à classificação, o Tombense tem 50,5% e o Coelho 48,8%.

O Chance de Gol, por sua vez, apresenta um cenário mais favorável ao América. Mesmo o Tombense jogando em casa no fim de semana, o portal calcula as chances de classificação alviverde em 53,9% contra 46,1% de seu adversário. O site não divulgou os cálculos de probabilidade de vitória no confronto, embora tenha feito com jogos já realizados.

Liderança

UFMG e Chance de Gol indicam que o quarto colocado do Campeonato Mineiro terá entre 19 e 21 pontos. Já o líder somará de 26 a 29 pontos. Algoz do Coelho, o Cruzeiro ainda jogará três partidas e pode chegar a 29 se vencer Mamoré, URT e Tombense. A Caldense, atual primeira colocada, entrará em campo mais duas vezes e somará no máximo 27 pontos. Raposa e Veterana estão, respectivamente, com 70,8% e 18,7% de chances de terminarem na liderança depois de 11 rodadas. Terceiro na tabela, o Atlético aparece com 10,4%. Tombense e América têm possibilidades irrisórias: menos de 0,1% cada.

Tags: confronto direto coelho américa vaga cálculos classificação semifinais