América

AMÉRICA

América não terá meia Mancini contra o Macaé; veja as características dos possíveis substitutos

Superesportes avalia os candidatos a vestir a camisa 10 na partida contra o Macaé

postado em 06/07/2015 17:00 / atualizado em 06/07/2015 20:39

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O técnico Givanildo Oliveira tem um grande problema para o jogo contra o Macaé, nesta terça-feira, às 19h30, pela 11ª rodada da Série B. Principal armador da equipe, Mancini levou o terceiro cartão amarelo e está fora da partida em Macaé, a 180 quilômetros da capital Rio de Janeiro. O veterano de 34 anos registra números bastante significativos na Segunda Divisão: em oito partidas, marcou quatro gols e deu uma assistência.

Givanildo não confirmou, mas a tendência é que Tony assuma a condição de camisa 10. Entre os convocados, no entanto, há outras opções: Marcelo Toscano (já é titular), Henrique Santos, Willie e Richarlison.

Nem Tony e tampouco os outros três atletas têm características de “camisa 10”, mas uma eventual ajuste na formação pode ajudar Givanildo Oliveira a resolver o problema. Marcelo Toscano, atualmente jogando pelo lado esquerdo, é o que mais se aproxima da função de armador.

O Superesportes também simulou as possíveis escalações de Henrique Santos, Willie e Richarlison. Em todas, Toscano terminaria deslocado para o meio-campo.

No grupo ainda há Renato Silva e Xavier, ambos jogadores de armação que não estão entre os convocados para a partida em Macaé.

Quarto da Série B, com 20 pontos, o América precisa vencer fora de casa para continuar forte na batalha pelo acesso à Primeira Divisão.

Marcelo Toscano

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Embora escalado mais do lado esquerdo, Marcelo Toscano rende bem no meio-campo. É um jogador que finaliza com qualidade e tem outro ponto forte: o chute de longa distância. Nos treinos, Toscano evita ficar apenas parado na ponta e procura se movimentar com frequência. Vale ressaltar que pelo Mirassol na Série A2 Paulista o atacante marcou 13 gols em 18 partidas atuando como camisa 10. Ele mesmo declarou em algumas entrevistas que tem facilidade para jogar no meio, tal como fez com a camisa do Vitória de Guimarães, de Portugal, entre 2010 e 2012.

Marcelo Toscano já é titular do Coelho. Resta saber se Givanildo Oliveira resolverá colocá-lo no meio-campo ou se manterá o atleta do lado esquerdo. O versátil jogador soma cinco gols em 10 partidas na Série B.

Entre todas as alternativas a Mancini, a de Marcelo Toscano parece ser a mais confiável para fazer funcionar o setor de criação da equipe. De acordo com os dados do Footstats, o versátil jogador soma 12 assistências na Série B, sendo 10 para finalizações e duas que resultaram em gols.

Possível escalação: João Ricardo; Walber, Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Marcelo Toscano e Tony (Willie ou Richarlison); Cristiano.

Tony

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Tony deve ser o escolhido para preencher a lacuna deixada por Mancini. Falta definir qual função o meio-campista ocupará em campo: armação ou beirada?

Quando acionado como referência no meio, Tony foi abaixo do esperado. Na derrota para o Luverdense, por 1 a 0, na segunda rodada, ele vestiu a camisa 10 e não conseguiu sequer uma assistência para finalização.

Por outro lado, o jogador emplacou suas melhores atuações diante de Bahia (1 a 1) e Cricúma (2 a 2) – neste último confronto, entrou nos minutos finais e deu ótima assistência para Marcelo Toscano, que perdeu gol incrível. Em ambas partidas, Tony atuou mais aberto pelo lado esquerdo.

Vale ressaltar que no primeiro semestre, enquanto defendeu as cores do XV de Piracicaba, Tony era uma espécie de terceiro volante – a equipe paulista atuava no 4-4-2.

Possível escalação: João Ricardo; Walber, Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Marcelo Toscano e Tony; Cristiano.


Henrique Santos

Carlos Cruz/América FC
Henrique Santos foi contratado como armador pelo América, mas nos treinos mostrou muita qualidade como segundo volante, saindo para o jogo com tranquilidade e sendo efetivo até mesmo nos desarmes.

Das quatro partidas que fez pelo Coelho, Henrique Santos foi titular apenas na vitória sobre o Sampaio Corrêa por 1 a 0. Escalado na ponta direita, ele não se apresentou bem e acabou substituído por Bruno Sávio no intervalo. Nos outros três jogos – triunfos sobre Santa Cruz (4 a 1) e Bragantino (1 a 0) e derrota para o Náutico (2 a 1) –, o meio-campista entrou nos minutos finais.

Contra o Macaé, a tendência é que Henrique continue na condição de reserva.

Possível escalação: João Ricardo; Walber, Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Marcelo Toscano e Henrique Santos; Cristiano.

Willie

Carlos Cruz/América FC
Jogador de velocidade, Willie pode mostrar utilidade do lado esquerdo se Givanildo Oliveira promover a mudança de Marcelo Toscano para o meio-campo. O atacante emprestado pelo Vitória, entretanto, ainda não teve sequência no clube alviverde. Foram apenas três partidas oficiais, sendo duas como reserva.

Em um dos coletivos mais recentes, Willie marcou o gol da vitória dos suplentes sobre os titulares.

Possível escalação: João Ricardo; Walber, Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Marcelo Toscano e Willie; Cristiano.

Richarlison


Com apenas 18 anos de idade, Richarlison mostrou potencial e muita personalidade ao entrar nos minutos finais da partida contra o Mogi Mirim e fazer o terceiro gol do Coelho.

Carlos Cruz/América FC
O faro do atacante não é novidade para quem acompanha os treinos do clube. Na última semana, o jovem protagonizou uma verdadeira pintura ao driblar três defensores e o goleiro João Ricardo antes de mandar a bola para as redes durante treino no CT Lanna Drumond.

Quando deu a primeira entrevista como jogador profissional do clube, Richarlison ressaltou o sonho de “ajudar a família”. Ele tem fome de gols.

Numa eventual escalação do garoto recém-promovido da equipe juvenil, Marcelo Toscano tende a atuar no meio-campo.

Possível escalação: João Ricardo; Walber, Wesley Matos, Anderson Conceição e Bryan; Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Marcelo Toscano e Richarlison; Cristiano.