América

SÉRIE B

América joga bem, vence Boa no Independência e assume a vice-liderança provisória da Série B

Com gols de Alison e Wendel (contra), Coelho faz dever de casa e segue no G-4

postado em 24/07/2015 21:21 / atualizado em 24/07/2015 22:41

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Com uma atuação convincente, o América venceu o Boa Esporte por 2 a 0 na noite desta sexta-feira e assumiu provisoriamente a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Os gols de Alison e Wendel (contra) garantiram a oitava vitória alviverde na competição, sendo a sétima no Independência. Na briga pelo acesso à elite nacional, o Coelho iguala os 27 pontos do Botafogo, mas leva desvantagem no saldo: 14 a 8. Vale lembrar que a equipe carioca tem confronto direto neste sábado contra o Bahia, na Fonte Nova, às 16h30. No mesmo horário, Náutico e Vitória, também almejando a subida à Primeira Divisão, duelam na Arena Pernambuco.

O resultado em Belo Horizonte foi justo. O América controlou as ações e fez valer a sua força como mandante, tanto no primeiro quanto no segundo tempo. E o técnico Givanildo Oliveira mostrou estrela ao realizar as modificações no meio da semana, já que Alison, titular da zaga no lugar de Anderson Conceição, balançou a rede na etapa inicial, enquanto Robertinho, de volta à lateral direita na vaga de Walber, participou do lance que originou o segundo gol. Givanildo também acertou ao manter na equipe o atacante Richarlison, responsável por desestabilizar os homens de marcação do clube de Varginha.

Desesperado para se afastar da zona de rebaixamento, o Boa incomodou somente no primeiro minuto, quando Pirão, em cobrança de falta, exigiu boa defesa do goleiro João Ricardo. A partir daquele momento, o América tomou conta do jogo. Teve a posse da bola, marcou presença no campo de ataque e pressionou seu adversário. O jovem Richarlson, titular pela segunda vez consecutiva, deu trabalho à defesa boveta. Destemido, o camisa 9 dividiu com os zagueiros adversários e não se escondeu da partida. No meio-campo, Tony, substituto do lesionado Mancini, também se apresentou ao participar da saída de bola da equipe. Já Marcelo Toscano e Felipe Amorim foram boas opções na parte de movimentação.

O Coelho procurou as redes durante os 45 minutos da etapa inicial: Thiago Santos tentou de fora da área, Raul quase fez depois de tabelar com Marcelo Toscano, Richarlison também levou perigo. A cada lance importante, o gol amadurecia. Até que, aos 29min, Toscano cobrou escanteio, Andrey deu rebote em cabeçada de Wesley Matos, e Alison completou para o fundo das redes: 1 a 0. O zagueiro de 31 anos, que ganhou a vaga de Anderson Conceição durante os treinos da semana, marcou pela primeira vez na 10ª partida pelo clube e prestou homenagem às filhas Ana Clara e Ana Cecília. Sem mostrar acomodação com a vantagem magra no placar, o América continuou arriscando no restante do primeiro tempo, mas não obteve sucesso nas conclusões.

Na etapa complementar, o time da casa voltou com tudo. Nos cinco primeiros minutos, Raul, Marcelo Toscano e Richarlison – este em ótima jogada individual – quase ampliaram a vantagem alviverde no Horto. Aos 20min, Thiago Santos se lançou ao ataque e, depois de receber passe açucarado de Richarlison, tentou finalizar de letra, acertando a trave esquerda de Andrey. Pouco depois, veio o segundo gol: em cruzamento de Tony, Wendel foi pego de surpresa com a trajetória da bola e acabou marcando contra: 2 a 0. Pelo ímpeto apresentado no restante do confronto, o Coelho poderia até ter vencido por um placar elástico, mas parou nos dois gols e na certa fez sua torcida voltar feliz para casa.

Na batalha para continuar no G-4, o América passa a pensar no Paysandu, adversário de terça-feira, às 19h30, no Estádio Mangueirão, em Belém-PA. Já o Boa, em situação cada vez mais complicada na Série B – segue em 17º, com 12 pontos –, receberá o Luverdense no Estádio Melão, em Varginha, no mesmo dia e horário.

AMÉRICA 2X0 BOA

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos (Anderson Conceição, aos 45min do 2ºT) e Raul; Thiago Santos (Dopô, aos 44min do 2ºT) e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim (Henrique Santos, aos 40min do 2ºT), Tony e Marcelo Toscano; Richarlison
Técnico: Givanildo Oliveira

BOA
Andrey; Wendel, Everton Sena, Wallace e Pirão; Alê, Radamés, Moacir (Kleyton Domingues, aos 39min do 1ºT) e Clébson (Marcelo Nicácio, aos 14min do 2ºT); Márcio Diogo e Bruno Felipe (Erick Luis, aos 40min do 2ºT)
Técnico: Moacir Júnior

Gols: Alison, aos 29min do 1ºT. Wendel, contra, aos 23min do 2ºT (AME)
Motivo: 14ª rodada da Série B
Estádio: Independência
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (MG)
Auxiliares: Felipe Souza Leal e Marcone Helbert Vieira (ambos de MG)
Cartões amarelos: Robertinho, aos 18min do 2ºT (AME); Everton Sena, aos 24min do 1ºT. Bruno Felipe, aos 16min, Wendel, aos 39min do 2ºT (BOA)
Público: 1.612 pagantes
Renda: R$ 22.550,00

Tags: independência américa futnacional serieb interiormg Boa Esporte