América

SÉRIE B

América segue em baixa como visitante, é derrotado pelo Paysandu e cai para terceiro

Com dois gols de Welinton Júnior, Papão levou a melhor sobre o Coelho em Belém

postado em 28/07/2015 21:25 / atualizado em 29/07/2015 00:34

RICARDO LIMA/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO

O América ainda não provou que pode repetir longe de Belo Horizonte os números que lhe colocam como melhor mandante da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o time alviverde cometeu muitas falhas de marcação e acabou derrotado pelo Paysandu, por 2 a 0, no Mangueirão, em confronto da 15ª rodada. O destaque da partida foi o atacante Welinton Júnior, que marcou os dois gols do Papão.

O revés em Belém-PA estava longe dos planos do Coelho, que caiu da segunda para a terceira posição, com 27 pontos. O Paysandu, por sua vez, quebrou um jejum de quatro partidas sem vitória e se reaproximou do G-4 – pulou para a quinta colocação, com 26 pontos.

Caso queira se manter entre os quatro melhores da Série B na próxima rodada, o América precisa a todo custo assegurar a segunda vitória fora de casa. Isso porque terá um confronto direto contra o Vitória, sábado, às 16h30, no Barradão. Até aqui, os comandados de Givanildo Oliveira venceram apenas um dos sete compromissos como visitante, além de dois empates e quatro derrotas. Na sexta-feira, o Paysandu recebe o Mogi Mirim, no Mangueirão, às 21h30.

Defesa tem noite infeliz

Depois de criar a primeira chance perigosa – Robertinho, aos 5min, chutou na rede pelo lado de fora –, o América acabou dominado pelo Paysandu no primeiro tempo. Aos 6min, o time da casa reclamou uma penalidade máxima de João Ricardo no atacante Leandro Cearense, mas o árbitro Marcelo Aparecido de Souza ignorou os protestos e mandou o lance seguir. Melhor em campo, o Papão se aproveitou de falhas de marcação para abrir o placar. Aos 12min, João Felipe deixou Alison para trás e rolou em direção a Welinton Júnior, que contou com “furada” de Leandro Guerreiro e bateu firme no meio do gol, fazendo 1 a 0. A conta poderia ser aumentada no minuto seguinte, porém Leandro Cearense chutou de tornozelo dentro da pequena área ao receber passe açucarado, sem nenhuma marcação.

Fernando Torres/Paysandu/Divulgação
O América demorou muito para recuperar a tranquilidade. Somente na segunda metade da etapa inicial que o Coelho se organizou melhor em campo e tentou trabalhar a bola. Ainda assim, a equipe esbarrava no último passe e dificilmente entrava na área do Paysandu. As melhores oportunidades vieram em cobranças de falta: Marcelo Toscano, aos 21min, quase acertou o travessão, enquanto Raul, aos 33min, exigiu grande defesa de Emerson. O zagueiro Wesley Matos, na bola aérea, também teve sua chance, mas cabeceou por cima do gol. No restante do primeiro tempo, tanto paraenses quanto mineiros diminuíram o ritmo e o placar foi mantido até o intervalo.

Mal voltou dos vestiários e o Coelho já recebeu uma ducha de água fria. Num contra-ataque do Paysandu, em que três defensores se preocuparam em marcar a bola, Welinton Júnior ganhou de todos na corrida e chegou cara a cara com João Ricardo. Na primeira finalização, a bola tocou na trave. No rebote, não teve perdão: 2 a 0. Atordoada, a equipe alviverde passou por algumas modificações, que acrescentaram pouco. No restante da etapa complementar, apenas uma grande chance: aos 32min, Marcelo Toscano chutou no canto e obrigou Emerson a fazer ótima defesa. No mais, muitos erros de passe e futebol bem abaixo da crítica.

PAYSANDU 2X0 AMÉRICA

PAYSANDU
Emerson; Yago Pikachu, Fernando Lombardi, Gualberto e João Lucas; Fahel, Ricardo Capanema e Carlos Alberto (Jonnathan, aos 43min do 2ºT); Welinton Júnior (Leo Melo, aos 19min do 2ºT), Misael e Leandro Cearense (Augusto Recife, aos 35min do 2ºT)
Técnico: Wilton Bezerra (interino)

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos e Raul (Xavier, aos 36min do 2ºT); Thiago Santos e Leandro Guerreiro; Felipe Amorim, Tony (Rubens, aos 20min do 2ºT) e Marcelo Toscano; Richarlison (Henrique Santos, aos 9min do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Welinton Júnior, aos 12min do 1ºT e aos 2min do 2ºT (PAY)
Motivo: 15ª rodada da Série B
Local: Mangueirão, em Belém-PA
Data: terça-feira, 28 de julho de 2015
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (SP)
Auxiliares: Vitor Carmona Metestaine (SP) e Marcos Santos Vieira (AM)
Cartões amarelos: Yago Pikachu, aos 37min do 2ºT (PAY); Raul, aos 22min do 2ºT (AME)
Pagantes: 11.761
Presentes: 13.798
Renda: R$ 137 mil

Tags: américa futnacional serieb interiormg paysandupa