América

AMÉRICA

Com 23,8% de aproveitamento fora de casa, América quer mudar quadro para seguir no G-4

Coelho venceu apenas um dos sete confrontos disputados longe de Belo Horizonte

postado em 30/07/2015 08:00 / atualizado em 29/07/2015 14:16

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A campanha do América como mandante nesta Série B é inquestionável. Oito jogos, sete vitórias e apenas um empate. Quinze gols feitos e quatro sofridos. Quase 92% de aproveitamento. Números que credenciam o Coelho como um dos favoritos ao acesso e quem sabe até ao título da Segunda Divisão. Fora de casa, contudo, a situação é inversa: em sete apresentações, o time ganhou apenas uma, além de dois empates e quatro derrotas. Com apenas cinco pontos dos 21 pontos disputados longe de Belo Horizonte, o América precisa urgentemente mudar esse cenário caso queira se manter entre os melhores do campeonato. O próximo desafio será sábado, contra o Vitória, no Barradão, em Salvador.

“Vamos lá também. É difícil. Qualquer jogo, principalmente se for fora, é complicado”, afirma o técnico Givanildo Oliveira.

As palavras do treinador batem com o rendimento do time fora de Minas Gerais. Nessa terça-feira, o América foi presa fácil para o Paysandu e perdeu por 2 a 0 depois de cometer inúmeros erros defensivos. A dupla de zaga formada por Alison e Wesley Matos bateu cabeça em vários lances e o placar só não foi mais elástico por pura incompetência do ataque do Papão. Até o experiente Leandro Guerreiro, sinônimo de segurança no meio-campo americano, esteve abaixo da crítica em Belém.

Givanildo, que reconheceu a péssima atuação de sua equipe, lamentou a chance perdida para assumir a liderança, já que Botafogo e Vitória, primeiro e segundo colocados, empataram sem gols diante de Macaé e Criciúma, respectivamente. Além disso, o Paysandu, responsável por superar o Coelho, chegou à quinta posição, com 26 pontos.

“Se ganha o jogo, faz uma gordura e vai lá para frente. E o quinto lugar fica mais distante. Sei que os outros querem ganhar, mas tínhamos que vencer. Só que nem sempre é possível”, observa comandante. Com o revés no Norte do país, o América permanece com 27 pontos, agora em terceiro lugar.

A única vitória como visitante ocorreu na quarta rodada, diante do Bragantino, em Bragança Paulista. No Estádio Nabi Abi Chedid, Marcelo Toscano marcou um bonito gol e garantiu a magra vantagem de 1 a 0. Contra Criciúma (9ª rodada), em Santa Catarina, e Macaé (11ª rodada), no Rio de Janeiro, o América teve bons momentos nas partidas, mas não conseguiu mais que empates: 2 a 2 e 1 a 1. Já diante de Luverdense (2ª rodada), Náutico (6ª rodada) e Oeste (13ª rodada), o time mineiro acabou derrotado: 1 a 0, 2 a 1 e 3 a 1.

Em 2014, quando não conseguiu o acesso em função da perda de seis pontos no STJD (terminou em quinto, com 61), o América obteve sete vitórias, cinco empates e sete derrotas como visitante, com 45,6% dos pontos disputados. Mas neste ano, em função do equilíbrio da competição – quatro pontos separam o líder Botafogo do sétimo colocado Bahia –, o Coelho, que tanto sonha com o acesso à elite nacional, precisa mostrar bem mais que os meros 23,8% de aproveitamento fora da Arena Independência.

Tags: interiormg serieb futnacional américa vitória