América

AMÉRICA

Zagueiro falha no fim, América cede empate ao Vitória e perde chance de assumir a liderança

Coelho ganhava até os 41min do segundo tempo, quando Alison furou de maneira bisonha e permitiu que atacante Rogério, do time rubro-negro, empatasse o confronto

postado em 01/08/2015 18:22 / atualizado em 01/08/2015 20:39

EC Vitória/Divulgação

O América liderava a Série B do Campeonato Brasileiro até os 41min do segundo tempo da partida deste sábado contra o Vitória, no Barradão. O gol de Marcelo Toscano, também na etapa complementar, garantia a primeira colocação ao Coelho, já que Náutico e Botafogo apenas empatavam com Macaé e Luverdense, respectivamente. Contudo, uma trapalhada feia do zagueiro Alison, quase no fim da partida, permitiu que Rogério, da equipe baiana, deixasse tudo igual em Salvador. O atacante rubro-negro, acionado por Vagner Mancini no intervalo, se aproveitou de uma furada do defensor alviverde para minimizar o tropeço em casa.

O gosto é amargo. Os comandados de Givanildo Oliveira jogaram muito bem fora de casa e tinham tudo para superar o adversário pela primeira vez em partidas oficiais. Seria também a segunda vitória como visitante nesta Série B, uma vez que a única ocorreu na quarta rodada, contra o Bragantino (1 a 0), em 29 de maio. Mas Alison, que havia errado no revés diante do Paysandu, no Mangueirão, foi novamente infeliz. Com o resultado, o América termina a 16ª rodada na quarta posição, somando agora 28 pontos. Na próxima terça-feira, a equipe jogará em casa contra o Paraná, às 21h, no Estádio Independência. O Vitória, vice-líder pelo saldo de gols, visita o Ceará sábado que vem, às 16h30, no Castelão.

Trapalhada castiga Coelho

No Barradão, o América tinha os desafios de melhorar seu aproveitamento como visitante e bater o Vitória pela primeira vez em jogos oficiais. Depois de começar a partida com algumas dificuldades, sobretudo para manter a posse de bola, o Coelho passou a atacar a partir dos 11min, quando Tony, em um chute perigoso, assustou o goleiro Gatito Fernández. Vestindo a camisa 10 pela terceira vez consecutiva, o barbudo do Coelho foi responsável por criar as principais jogadas da etapa inicial. Numa enfiada de bola sensacional, aos 26min, ele deixou Rubens cara a cara com Fernández, porém o centroavante adiantou demais a redonda e acabou desarmado.

Se não dominou na posse de bola (66% a 34% para o Vitória), o América ao menos se defendeu com muita firmeza, diferentemente do que aconteceu na terça-feira passada, quando a equipe perdeu em Belém para o Paysandu (2 a 0) depois de cometer vários erros na marcação. O bom trabalho dos homens de trás dava tranquilidade a quem estava na frente. Logo, o quarteto ofensivo se movimentava com frequência. Aos 38min, Rubens recebeu passe de Tony, arrancou pela direita e bateu forte em direção à pequena área. De carrinho, Marcelo Toscano não conseguiu alcançar a bola. Já nos acréscimos, Felipe Amorim deu belo lançamento para Robertinho, que, sem qualquer adversário por perto, finalizou por cima.

Pelo que apresentou na etapa inicial, o América poderia ir para o intervalo em vantagem. Como isso não ocorreu, a equipe alviverde voltou com a mesma postura no segundo tempo. Em jogada ensaiada aos 12min, Robertinho escorou de cabeça para Alison, que finalizou com perigo ao lado. Pouco depois, Felipe Amorim arriscou de fora da área e a bola passou perto da meta. A cada lance, o gol mineiro amadurecia. Até que, aos 25min, Xavier tabelou com Marcelo Toscano, invadiu a área e foi puxado por Diogo Mateus. Pênalti. Artilheiro da equipe, Toscano bateu forte no canto esquerdo e abriu o placar: 1 a 0. O camisa 11, que marcou pela sétima vez na Série B, não poderá enfrentar o Paraná na próxima terça-feira em função do terceiro cartão amarelo.

Tudo estava perfeito para o Coelho, que conseguia vencer pela primeira vez seu adversário e de quebra assumia a liderança da competição. Mas, aos 41min, o zagueiro Alison protagonizou uma "furada" histórica ao tentar cortar uma bola aparentemente fácil no campo de defesa. Rogério, que não tinha nada a ver com isso, agradeceu o presente, levou para dentro da grande área e bateu na saída de João Ricardo, dando números finais ao jogo: 1 a 1.

VITÓRIA 1X1 AMÉRICA

VITÓRIA
Gatito Fernández; Diogo Mateus, Ramon, Guilherme Mattis e Diego Renan; Marcelo Mattos, Flávio (Rogério, no intervalo), Pedro Ken e Escudero; Rhayner (Pereira, aos 19min do 2ºT) e Elton (Robert, aos 27min do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini

AMÉRICA
João Ricardo; Robertinho, Alison, Wesley Matos e Xavier; Thiago Santos, Leandro Guerreiro (Diego Lorenzi, aos 40min do 2ºT), Felipe Amorim, Tony e Marcelo Toscano (Henrique Santos, aos 33min do 2ºT); Rubens (Anderson Conceição, aos 43min do 2ºT)
Técnico: Givanildo Oliveira

Gols: Marcelo Toscano, aos 25min do 2ºT (AME); Rogério, aos 41min do 2ºT (VIT)
Cartões amarelos: Marcelo Toscano, aos 16min do 2ºT, Diego Lorenzi, aos 41min, e Thiago Santos, 45min do 2ºT (AME); Diogo Mateus, aos 23min do 2ºT (VIT)
Motivo: 16ª rodada da Série B
Estádio: Barradão
Data: sábado, 1º de agosto de 2015
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani (SP)
Público: 12.085 pagantes
Renda: R$ 243.665,00

Tags: interiormg serieb vitoriaba futnacional américa