América

AMÉRICA

Com mais uma falha no início, América volta a perder e segue na lanterna do Brasileirão

Coelho levou um gol com nove minutos de jogo, em vacilo de Leandro Guerreiro

postado em 29/06/2016 23:37 / atualizado em 30/06/2016 01:21

Ramon Lisboa/EM/D. A Press
O América foi, mais uma vez, refém de seus erros no início das partidas e perdeu para o Corinthians, nesta quarta-feira, por 2 a 0, com gols de Ángel Romero e Marquinho Gabriel. O Coelho levou um gol com nove minutos e passou a maior parte do confronto no Horto em busca do empate. Aos 29' da etapa complementar, no entanto, ainda viria o castigo. Um pênalti contestado daria mais vantagem no placar à equipe paulista, que cozinhou o jogo até o final.

Essa é a terceira derrota em sequência do América no Campeonato Brasileiro. Com o revés, o Coelho segue na última colocação na tabela, com apenas oito pontos conquistados em 12 rodadas. Já o Corinthians vence a segunda partida seguida e encosta no Palmeiras, na liderança da competição. As duas equipes têm 22 pontos, mas o alvinegro ainda deve torcer para o rival, que joga no complemento da rodada, nesta quinta-feira.

Como característico do Campeonato Brasileiro, o América não terá muito tempo para se recuperar do resultado e deve pensar rapidamente no seu compromisso pela 13ª rodada. A luta do Coelho na competição continua, às 18h30 de sábado, na Arena da Baixada, contra o Atlético-PR. O Corinthians, por sua vez, tem um confronto direto na parte de cima da tabela. A equipe paulista recebe o Flamengo, às 16h de domingo, na Arena.



O jogo


América e Corinthians fizeram uma primeira etapa ruim tecnicamente. As duas equipes marcavam o adversário sob pressão. A estratégia conduziu a partida a um festival de erros em tentativas de passes em longa distância. Ao final dos 45 minutos iniciais, o Coelho havia errado 16 das 19 dos cruzamentos e 14 dos 24 lançamentos feitos. Pouco melhor, a equipe paulista errou seis de 11 cruzamentos e 11 de 17 lançamentos.

Mais uma vez, uma bobeada do Alviverde fez com que o time tivesse que passar a maior parte do confronto buscando a igualdade no placar. Em um escanteio, aos 9', a bola sobrou para Ángel Romero na pequena área. O atacante estava sozinho e só tinha condições de jogo por causa de uma desatenção do capitão americano Leandro Guerreiro, que não saiu com a linha defensiva. O corintiano dominou e chutou no alto, sem chances para João Ricardo. 0 a 1 Corinthians.

Após abrir o placar, o Alvinegro Paulista voltou suas linhas defensivas e se defendeu com segurança. A estratégia foi a mesma utilizada pelo Atlético, no clássico de domingo. O América tentava marcar desde a saída de bola do adversário, mas dava espaços para os contra-ataques. Assim como na última partida, o Coelho conseguia criar situações para finalizar, mesmo que de longa distância, porém pecava nos arremates.

O Corinthians levava perigo e chegou a acertar uma vez a trave do camisa um americano. Em desatenção do sistema defensivo, aos 29', os visitantes quase ampliaram. Após cruzamento de Uendel, Luciano ganhou da marcação de Adalberto e tocou de cabeça. A bola explodiu no travessão. O árbitro assistente assinalou impedimento, mas Ernandes dava condição de jogo ao atacante corintiano. Ao final do primeiro tempo,

Segundo tempo

O América voltou a campo forçando a marcação no campo adversário e conseguiu criar situações para marcar. De cabeça, o zagueiro Adalberto finalizou duas vezes com perigo, aos 9' e aos 10'. O Coelho usou muito a faixa direita do ataque, com Jonas, Osman e Alan Mineiro.

Quase na metade da segunda etapa, aos 19', o técnico Sérgio Vieira fez a primeira alteração no Coelho. O treinador trocou um lateral-esquerdo por outro. No entanto, Gilson entrou para fazer a mesma função de Danilo, no meio-campo americano. O América mantinha a bola por mais tempo que o adversário, mas continuava forçando o jogo pelos lados do campo, sem criar oportunidades claras de gol.

Mesmo com um jogo sem grandes chances de gol, o América estava melhor na partida e não corria muitos riscos. Aos 29', no entanto, em uma bola espirrada na defesa o Coelho sofreu um duro golpe. Adalberto dividiu com Luciano de cabeça, a bola tocou no braço do corintiano e ia sobrando dentro da área.

O zagueiro americano tentou passar à frente do adversário e o árbitro assinalou pênalti, muito contestado pelos jogadores e a torcida alviverde. Aos 29', Marquinhos Gabriel cobrou bem, deslocando João Ricardo e fez 0 a 2 para a equipe paulista.

Na sequência, o Corinthians aproveitou a vantagem no placar e cozinhou a partida. O América tentou buscar um gol na base da vontade, mas a pressão acabou causando ainda mais erros. Com o final do jogo, foi confirmada a oitava derrota do Coelho na competição.



AMÉRICA 0 x 2 CORINTHIANS


América

João Ricardo; Jonas, Alison, Adalberto e Ernandes; Leandro Guerreiro, Claudinei, Danilo (Gilson, aos 19' do 2ºT) e Alan Mineiro (Matheusinho, aos 37' do 2ºT) ; Osman e Victor Rangel (Borges, aos 26' do 2ºT)
Técnico: Sérgio Vieira

Corinthians

Cássio; Fágner, Balbuena, Pedro Henrique e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho (Camacho, aos 20' do 2ºT) (Willians, aos 35' do 2ºT) e Giovanni Augusto (Guilherme, aos 12' do 2ºT); Marquinho Gabriel, Romero e Luciano

Técnico: Cristóvão Borges


Motivo:
12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local:
Estádio IndependênciaBelo Horizonte
Data:
quarta-feira, 29 de junho de 2016
Público: 1.788 pagantes
Renda: R$ 87.520,00
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Adalberto (América); Marquinho Gabriel (Corinthians)
GOLS: Ángel Romero, aos 9' do 1ºT, e Marquinhos Gabriel, aos 29' do 2ºT (Corinthians)

Tags: américa coelho corinthianssp seriea brasileiro