América

AMÉRICA

Pé fora da forma: dono do pior ataque da Série A, América precisa chutar 18 vezes para fazer gol

Equipe mineira balançou as redes apenas 13 vezes nas 21 primeiras rodadas

postado em 24/08/2016 16:46 / atualizado em 24/08/2016 17:43

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
A fase ofensiva do América não é nada boa. Apesar de ter balançado as redes com mais frequência nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro - período em que esboçou reação -, a equipe segue com os piores números entre os 20 participantes da competição. Para marcar um gol, o ataque menos eficiente da Série A precisa chutar nada mais, nada menos que 18,4 vezes em direção à meta adversária.

Nas 21 primeiras rodadas, o América finalizou 240 vezes - valor superior ao de rivais na briga contra o rebaixamento, como Santa Cruz, Figueirense e Internacional. O problema é que, desse número, a bola vai em direção ao gol adversário em apenas 30% das vezes (72 finalizações). Os outros 168 chutes (70%) vão para fora. São estatísticas que preocupam a comissão técnica e ajudam a explicar o momento do ataque da equipe, que balançou as redes apenas 13 vezes no Campeonato Brasileiro.

Os artilheiros da equipe na competição são o volante Juninho e o versátil Danilo Barcelos, com dois gols cada. Danilo, inclusive, é o jogador do América que mais vezes finalizou no alvo na competição: 14. Artilheiro do clube no Campeonato Mineiro, Osman é o líder no quesito negativo - foram 29 chutes errados. Os dados foram coletados pelo Footstats.

Se no ataque as coisas não andam bem, na defesa, a situação não é diferente. O América já levou 33 gols no Brasileirão. Apenas o Cruzeiro, que foi vazado 35 vezes, tem números piores.

A próxima chance de o América começar a reverter a situação será neste domingo, às 18h30, contra o Vitória, na Fonte Nova. O duelo é encarado como jogo decisivo para o clube mineiro, uma vez que o rival também está na zona de rebaixamento. O Rubro-Negro baiano ocupa a 17ª posição, com 23 pontos.

Tags: coelho seriea futnacional interiormg americamg