América

CAMPEONATO BRASILEIRO

Em jogo com chuva e apagão, América vence Botafogo e segue sonhando em fugir do Z4

Gol do Coelho foi marcado pelo lateral-direito Jonas, aos 19min do 2º tempo

postado em 24/09/2016 23:15 / atualizado em 25/09/2016 02:12

Rodrigo Clemente/EM D.A Press

Em noite de muita chuva e apagão de refletores no Independência, o América venceu o Botafogo por 1 a 0, neste sábado, em confronto válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e deu sequência à difícil missão de sair da zona de rebaixamento. O único gol da partida foi marcado pelo lateral-direito Jonas, aos 19min da etapa final.

Foi o quarto jogo consecutivo do Coelho sem derrota na Série A. Antes, o time havia empatado com Ponte Preta (1 a 1) e Figueirense (2 a 2), fora de casa, e vencido o Internacional (1 a 0), no Horto. Apesar do bom momento no returno da competição, a distância para o Vitória, 16º colocado, é grande: oito pontos. Enquanto a equipe de Enderson Moreira chegou a 21, os baianos somam 29 e ainda vão enfrentar o São Paulo neste domingo, às 16h, no Barradão.

Na próxima rodada, o América vai ao Estádio Couto Pereira, em Curitiba, onde enfrentará o Coritiba pela 28ª rodada. O duelo acontecerá na segunda-feira, dia 3 de outubro, às 21h.

Já o Botafogo, que pode perder uma posição ao término da rodada, receberá o Corinthians às 16h30 de sábado (01/10), no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Os cariocas ocupam a nona colocação, com 38 pontos.



O que chamou a atenção num jogo sem tantas emoções foi um apagão ocorrido no Independência aos 29 minutos do primeiro tempo. Por causa da forte chuva em Belo Horizonte, os refletores do estádio sofreram interferência e acabaram desligados. Do lado de fora, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) resolvia o problema. No gramado, os atletas continuavam se aquecendo. Depois de 13 minutos de paralisação, a bola voltou a rolar no Horto. E o Coelho conseguiu a melhor oportunidade, aos 33min, quando Leandro Guerreiro apanhou rebote de cobrança de escanteio e chutou em direção ao gol. Joel Carli, quase em cima da linha, tirou de cabeça.

No intervalo, a Cemig voltou a ser acionada, dessa vez para eliminar o risco de novo “apagão”. O gerador de energia do Independência, de prontidão para quaisquer contratempos, foi ativado. Simultaneamente, o América melhorou seu jogo e acreditou que era possível vencer. Aos 19min, Ernandes avançou pela esquerda e cruzou em direção ao lateral-direito Jonas, que, como um atacante, completou para o fundo das redes: 1 a 0. Foi o terceiro gol do camisa 2 nos últimos quatro jogos da equipe no Brasileiro.

Em vantagem, o América passou a se dedicar aos contra-ataques e cedeu a posse de bola ao Botafogo. Aos 30min, o segundo gol mineiro quase aconteceu com Danilo, que recebeu de Michael e chutou em cima do goleiro Sidão. O Bota, que pouco incomodava o goleiro Fernando Leal, assustou já nos acréscimos, mas Rodrigo Pimpão e Gustavo Canales, no mesmo lance, perderam a chance. Melhor para o Coelho, agora há quatro partidas sem perder na Série A e ainda sonhando em fugir da zona de rebaixamento.

AMÉRICA 1X0 BOTAFOGO

AMÉRICA
Fernando Leal; Jonas, Roger, Éder Lima e Bruno Teles; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Danilo (Tony, aos 37min do 2ºT); Matheusinho (Pablo, aos 47min do 2ºT) e Nixon (Michael, aos 28min do 2ºT)
Técnico: Enderson Moreira

BOTAFOGO
Sidão; Emerson, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo; Airton, Bruno Silva, Dudu Cearense (Rodrigo Pimpão, aos 20min do 2ºT) e Camilo (Leandrinho, no intervalo); Gustavo Canales e Neilton (Gervasio Núñez, aos 28min do 2ºT)
Técnico: Jair Ventura

Gol: Jonas, aos 19min do 2ºT
Cartões amarelos: Juninho, aos 39min, Leandro Guerreiro, aos 42min do 2ºT (AME); Joel Carli, aos 22min, Bruno Silva, aos 33min, Airton, aos 49min do 2ºT (BOT)
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: sábado, 24 de setembro de 2016
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Pagantes: 1.789
Renda: R$ 31.230,00



Tags: botafogorj seriea interiormg futnacional apagão américa independência