América

AMÉRICA

América ganha do Bota por 1 a 0 e segue vivo na luta contra o rebaixamento. Palmeiras seca rivais

Coelho está sem perder há quatro jogos, mas permanece na lanterna. De olho nas partidas de Galo e Fla, líder vence e abre 4 pontos

postado em 25/09/2016 11:00 / atualizado em 25/09/2016 11:27

Rodrigo Clemente/EM D.A Press
Em noite de frio, chuva e apagão nos refletores, o América voltou a enxergar uma luz no fim do túnel. Pela primeira vez, em 27 rodadas, o Coelho conseguiu emplacar uma sequência de duas vitórias ao derrotar o Botafogo, por 1 a 0, ontem à noite, no Independência. Com o resultado, o time chega a quatro jogos de invencibilidade, continua na lanterna (21 pontos), mas diminuiu a diferença para o vice-lanterna, Santa Cruz (23), que enfrenta o Figueirense hoje, às 11h, em Florianópolis.

Sonolento em campo nos primeiros minutos, o América só melhorou depois do apagão no Horto. Os refletores desligaram-se com 29 minutos de bola rolando e ficaram apagados por 12 minutos, quando a partida foi reiniciada. Na parte final do primeiro tempo, algumas lâmpadas voltaram a ficar instáveis, mas o árbitro Luiz Flávio Oliveira deu prosseguimento ao duelo. No intervalo, a administração do estádio desligou intencionalmente todos os refletores, que funcionaram à base de geradores na segunda etapa.

Depois da paralisação, o destaque foi o jovem Matheusinho, que desconcertou a zaga do Botafogo. No primeiro tempo, ele chutou forte da entrada da área, mas a bola foi por cima do gol de Sidão. Pouco depois, aos 33min, Leandro Guerreiro finalizou na pequena área e Carli salvou de cabeça, quase em cima da linha.

No segundo tempo, Matheusinho brilhou. Com jogadas individuais, empolgou a torcida e os jogadores do América. Aos 19min, quando o Coelho dominava o jogo, Ernandes apareceu bem na esquerda e cruzou rasteiro. O lateral-direito Jonas se antecipou à zaga e completou com chute forte. “Vamos devagar, fazendo nosso trabalho. Muita gente fala que jogar contra o América é ganhar três pontos e a gente tem mostrado que não é bem assim”, avisou Jonas.

Depois de mais de três meses parado, Tony voltou aos gramados, nos últimos 10 minutos. Nos acréscimos, o Botafogo pressionou, mas o Coelho segurou a vitória. “Estou feliz de voltar, contribuir com 10, 15 minutos. É difícil, mas vamos trabalhar. Agradeço a todos que me ajudaram nesse momento difícil”, comemorou Tony.

O técnico Enderson Moreira terá mais de uma semana para preparar o América para o duelo contra o Coritiba, no dia 3 de outubro, no Couto Pereira.

Porco dispara e seca adversários

O Palmeiras deu um passo importante na briga pelo título ontem, com a vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, em casa. A equipe paulista abriu vantagem de 4 pontos na ponta da tabela sobre o vice-líder Flamengo e 8 sobre o Atlético, terceiro colocado, e agora torce por tropeços de ambos hoje para manter a vantagem.

Em campo, o esquema tático de Cuca rendeu em posse de bola muito superior à do Coxa (70% contra 30%), mais finalizações (sete contra um) e, a partir do segundo tempo, a vantagem do placar.

Na volta do intervalo os donos da casa contaram com mudança na linha ofensiva de quatro homens com a entrada de Leandro Pereira no lugar de Erik. Logo aos 2min, Gabriel Jesus acertou o travessão e, pouco mais tarde, Leandro Pereira abriu o placar, de cabeça. Mina ampliou na sequência, em jogada ensaiada. O Coritiba surpreendeu com Iago Dias, que descontou aos 30min, mas a reação parou por aí e o Verdão garantiu a 16ª vitória da temporada.

Em Recife, o Sport venceu o Peixe por 1 a 0. Rogério fez o gol da vitória aos 14min do primeiro tempo. Com a derrota, a equipe santista perdeu a chance de ultrapassar o Atlético, pelo menos temporariamente. Já o time pernambucano se distanciou um pouco do Z-4.




FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 1 X 0 BOTAFOGO
América: Fernando Leal; Jonas, Eder Lima, Roger e Bruno Teles; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes e Danilo (Tony 37 do 2º); Matheusinho (Pablo 47 do 2º) e Nixon (Michael 28 do 2º)
Técnico: Enderson Moreira
Botafogo: Sidão; Emerson, Carli, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Dudu Cearense (Rodrigo Pimpão 21 do 2º) e Camilo (Leandrinho, intervalo); Neílton (Gervásio Nuñez 28 do 2º) e Canales
Técnico: Jair Ventura
Estádio: Independência
Gol: Jonas, 19 do 2º tempo
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartões amarelos: Carli, Bruno Silva, Juninho, Leandro Guerreiro, Airton

Tags: seriea