América

AMÉRICA

Com apenas mais um ano de contrato, lateral Danilo deve ser negociado pelo América

Valorizado após boa temporada, jogador é alvo de clubes do Brasil e da Europa

postado em 28/11/2016 06:30

Renan Damasceno/EM D.A Press

Lateral-esquerdo, volante, armador e até atacante, Danilo foi o grande destaque do América em 2016. Ele marcou todos os gols do time na decisão do Campeonato Mineiro, contra o Atlético – vitória por 2 a 1 na ida e empate por 1 a 1 na volta. A uma rodada do encerramento do Campeonato Brasileiro, competição em que o Coelho foi rebaixado na 35ª rodada – derrota para o Flamengo, por 1 a 0, no Mineirão –, o camisa 14 detém o status de goleador da equipe, com quatro tentos.

Contando toda a temporada, Danilo tem 51 jogos, 10 gols e cinco assistências pelo alviverde. E se considerada a temporada 2013, a primeira como profissional no América, o “curinga” contabiliza 12 bolas na rede e 12 assistências em 90 apresentações.

Por conta do bom momento pessoal, Danilo é alvo de clubes do Brasil e do exterior. E segundo apurou o Superesportes, a diretoria do América está disposta a discutir propostas pelos direitos econômicos do atleta. Isso porque o contrato entre clube e jogador terminará em dezembro de 2017. Se o Coelho, atualmente detentor de 80% do passe de Danilo, tentar “segurá-lo”, poderá perdê-lo já no meio da próxima temporada, quando haverá possibilidade de assinatura de pré-contrato.

O Flamengo é um dos clubes interessados em Danilo, pois pode vender o promissor Jorge a algum clube da Europa e não deve estender o contrato de Chiquinho, bastante contestado pela torcida rubro-negra. Há outra equipe da Série A do Brasileiro interessada no lateral americano.

Danilo também foi alvo de sondagens da Europa. Em janeiro, o América recusou proposta de empréstimo do Estoril de Portugal. E no decorrer da temporada, um clube do Oriente Médio tentou levá-lo, mas as negociações não avançaram.

Em diversas entrevistas, o jogador de 25 anos sempre falou sobre o carinho que tem pelo Coelho. Na última, ele disse que gostaria de permanecer no Lanna Drumond. “Tenho contrato. Se Deus quiser... é um clube com o qual me identifico muito e tenho um respeito enorme. Então é esperar para ver o que vai acontecer. Estou muito feliz no América”. No entanto, com o crescimento constante na carreira, será difícil não ver Danilo vestindo outra camisa em 2017.

Números na carreira de Danilo

2012 (Poços de Caldas): 9 jogos e 2 gols *
2013 (Anápolis-GO): 10 jogos e 1 gol
2013 (América): 40 jogos, 2 gols e 7 assistências
2014 (Sport): 32 jogos, 5 gols e 2 assistências
2015 (Sport): 27 jogos, 4 gols e 1 assistência
2016 (América): 51 jogos, 10 gols e 5 assistências

Total: 169 jogos, 24 gols e 15 assistências

* Jogador também defendeu o Anápolis-GO em 2012, mas os números não estão disponíveis