América

PRIMEIRA LIGA

América fica no empate com o Ceará, no Independência, em estreia na temporada

Coelho fez bom jogo taticamente, mas teve poucas chances claras de gol

postado em 26/01/2017 21:12 / atualizado em 14/02/2017 14:52

Ramon Lisboa/EM/D. A Press

O América ficou no empate por 0 a 0 com o Ceará, na estreia da equipe mineira na temporada 2017.  Em confronto válido pelo Grupo B da Primeira Liga, no Independência, Coelho e Vozão fizeram um jogo precavido e sem muitas oportunidades de gol.

Os comandados de Enderson Moreira mostraram um bom desempenho tático e seguiram à risca o que foi treinado no CT Lanna Drumond durante a pré-temporada. O visitante assustou somente em um chute de fora da área que explodiu no travessão de João Ricardo, já nos minutos finais.

O América volta a atuar pela Primeira Liga somente no dia 16 de fevereiro, contra o Flamengo. Antes disso, o Coelho inicia a defesa do título do Campeonato Mineiro e estreia contra o Democrata de Governador Valadares, no próximo domingo. A equipe alviverde ainda enfrentará URT (04/02) e Caldense (11/02), também pelo Estadual.

O Ceará demora ainda mais para retornar aos seus compromissos pela Primeira Liga. O próximo jogo de Vozão na competição está marcado para o dia 23 de fevereiro, contra o Flamengo. Até lá, a equipe alvinegra medirá forças com Guarany de Sobral (29/01), Tiradentes (01/02), Ferroviário (04/02), Horizonte (09/02), Itapipoca (12/02) e Guarani de Juazeiro (19/02) pelo Campeonato Cearense.



O Jogo

A primeira etapa da partida começou com as duas equipes se estudando muito. Os lances de perigo ficaram mesmo para os minutos finais. Antes disso, só um lance levou mais perigo. Aos 15', Matheusinho recebeu de Tony e tentou surpreender Éverson com chute da entrada da área. O goleiro alvinegro foi bem e espalmou para escanteio.

Os momentos finais do primeiro tempo tiveram um pouco mais de emoção, deixando uma promessa de segunda etapa mais aberta. O Ceará assustou o torcedor americano primeiro. Alex Silva errou passe na saída de bola alviverde e armou o contra-ataque cearense. Felipe Menezes lançou Magno Alves, e o atacante chutou cruzado, para fora.

Um minuto depois foi a vez do Coelho ameaçar. Na resposta, em falta, Magrão levantou na área. A zaga não conseguiu afastar, e Hugo dominou na marca do pênalti, mas chutou para fora. Mesmo com menos posse de bola (46%/54%), o América teve o controle do jogo: congestionou o meio com uma marcação alta e explorou bem a saída rápida.

Com mais espaço em campo – foi a primeira partida do América e a terceira do Ceará na temporada –, as duas equipes conseguiam construir melhores jogadas no segundo tempo. O Coelho começou agredindo em chute de Ernandes, aos 2', de fora da área. Aos 7', Gérson Magrão descolou bom cruzamento para Hugo Almeida, entre os zagueiros. O atacante cabeceou por cima.

Com uma partida mais truncada, Enderson Moreira tentou alterar a forma de jogo do Coelho e fez as três alterações em cinco minutos. A equipe alviverde perdeu a saída rápida que tinha e acabou levando um susto, aos 42', em bomba de Richardson que explodiu no travessão de João Ricardo. Fim de papo: 0 a 0 no Independência.

AMÉRICA 0 x 0 CEARÁ

AMÉRICA
João Ricardo; Alex Silva (Rubens), Rafael Lima, Renato Justi e Ernandes; Gustavo Blanco (Rafael Jataí), Tony, Auro e Gérson Magrão; Matheusinho e Hugo Almeida (Felipe Amorim)
Técnico: Enderson Moreira

CEARÁ
Éverson; Cametá, Rafael Pereira, Sandro e Lucas; Jackson Caucaia (Rafael Tontini), Richardson e Felipe Menezes (Diones); Lelê, Douglas Baggio (Alex Amado) e Magno Alves
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Cartões: Alex Silva e Rafael Jataí (América); Jackson Caucaia (Ceará)
Motivo: 1ª rodada do Grupo B da Primeira Liga
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 26 de janeiro de 2017

Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Câmara Bastos (SC) e Eli Sviderski (SC)

Tags: estreia empate primeiraliga cearace coelho américa