América

SÉRIE B

Com gol do estreante Edno, América arranca empate contra o Ceará no Castelão

Apesar do bom resultado fora de casa, Coelho pode perder a liderança

postado em 15/09/2017 23:21 / atualizado em 16/09/2017 09:30

Daniel Hott/América
Visão do treinador e estrela do estreante. A inteligência de Enderson Moreira e a experiência de Edno valeram mais um ponto para o América fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro. O Alviverde conseguiu arrancar um bom empate contra o Ceará, nesta sexta-feira, pela 24ª rodada, no Castelão. O resultado mantém o Coelho embalado rumo ao acesso para a primeira divisão nacional na próxima temporada. Contra o Vozão, Elton abriu o placar para os donos da casa, e Edno, após dois minutos em campo, empatou para a equipe mineira.

O empate leva o América aos 45 pontos. Ainda líder, o Coelho só perde a primeira colocação na tabela em caso de vitória do Internacional. Neste sábado, o Colorado enfrenta o Figueirense, às 16h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Triunfo dos gaúchos deixa o alviverde mineiro na segunda posição.

O América faz o jogo de abertura da 25ª rodada da Série B do Brasileiro. Na terça-feira, às 19h15, o Coelho recebe o Vila Nova no Independência. Por outro lado, o Ceará faz o duelo de encerramento da rodada. O Vozão joga em casa mais uma vez e vai enfrentar o Oeste, no Castelão, às 19h de sábado.

O jogo – Sem Ernandes e Bill, o América perdeu um pouco de algumas suas boas características. Principalmente quando joga fora de casa, o Coelho ganha muito com a pressão do centroavante titular na defesa adversária, assim como com a transição rápida do volante entre a defesa e o ataque. O Ceará teve mais posse de bola no início da partida, porém sem encontrar muitos espaços na boa linha defensiva alviverde.

Consistente na defesa, mas com dificuldades para encontrar uma boa saída para o sistema ofensivo, o América tentava segurar o jogo e trabalhar a bola. A primeira boa oportunidade veio somente aos 17min. Em boa trama, Renan Oliveira encontrou Hugo Almeida no pivô. O centroavante protegeu e tocou na ponta com Matheusinho, que centralizou rasteira para o próprio Renan, que havia começado a jogada. O camisa 23 dividiu com a defesa e a bola saiu em escanteio.

Com as duas defesas bem postadas, restou a Ceará e América os arremates de fora da área. Os chutes de Lima, aos 27min, e Matheusinho, aos 33min, passaram por cima e assustaram Éverson. Da mesma forma, aos 29min, o Vozão respondeu com Rafael Carioca. No final da primeira etapa, aos 43 min, Romário aproveitou sobra de bola na ponta esquerda e cruzou na medida para Elton, que saiu da marcação e cabeceou sozinho no canto de João Ricardo. 1 a 0.

Em busca do gol de empate, o América voltou para o segundo tempo com as linhas mais avançadas. O Ceará entendeu a proposta, mas não recuou. Saindo rápido para o ataque, os donos da casa aproveitavam os espaços pelos lados, principalmente com Leandro Carvalho pelo setor direito da defesa alviverde. Aos 21', Matheusinho deu ótimo passe para Juninho, já na área, mas o volante errou a finalização e a bola passou por cima do gol.

Sem conseguir segurar a bola no ataque, Enderson Moreira optou por tirar o centroavante Hugo Almeida para promover a estreia de Edno com a camisa alviverde. Visão do técnico, estrela do atacante que, com dois minutos em campo, dominou na intermediária e acertou um chute no canto alto, sem defesa para Éverson. 1 a 1. Após o empate, o Ceará, foi para cima, mas, desordenado, não conseguiu buscar a vitória. Ponto importante para o América na caminhada pelo acesso.


CEARÁ 1 x 1 AMÉRICA

Ceará
Éverson; Tiago Cametá, Luiz Otávio, Rafael Pereira e Romário; Richardson, Pedro Ken (Ricardinho), Rafael Carioca (Pio) e Lima; Leandro Carvalho (Cafu) e Elton
Técnico: Marcelo Chamusca

América
João Ricardo, Ceará, Lima, Rafael Lima e Giovanni (Norberto); Juninho, Zé Ricardo e Renan Oliveira; Matheusinho, Luan (Gérson Magrão) e Hugo Almeida (Edno)
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Elton, aos 43' do 1ºT (Ceará); Edno, aos 30' do 2ºT (América)
Cartões amarelos: Rafael Pereira, Pedro Ken, Leandro Carvalho, Cafu e Ricardinho (Ceará); Zé Ricardo (América)

Motivo: 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 15 de setembro (sexta-feira), às 21h30
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)

Público: 20.062
Renda: R$ 143.257,00

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP/FIFA)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP/FIFA) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP/CBF)

Tags: cearace interiormg serieb coelho américa