Atlético

Em jogo fraco tecnicamente, Galo vence Tupi e é o primeiro finalista do Mineiro

Atlético espera vencedor de Cruzeiro e América para conhecer rival da decisão

postado em 28/04/2012 19:35 / atualizado em 28/04/2012 22:20

Marcos Michelin/EM/D.A Press

Os jogadores de Atlético e Tupi tiveram pouca inspiração na tarde deste sábado. Decidindo a primeira vaga de finalista do Campeonato Mineiro, as duas equipes realizaram um jogo fraco tecnicamente na Arena do Jacaré. O Atlético aproveitou o oportunismo de André, que fez de cabeça o gol que garantiu a vitória por 1 a 0.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA PARTIDA

Após empatar os últimos dois jogos com o Carijó – um pela fase de classificação e outro pela semifinal, ambos em Juiz de Fora-, o Atlético entrou em campo pressionado, principalmente pela derrota para o Goiás, por 2 a 0, na Copa do Brasil e as atuações instáveis nos últimos duelos. Depois de levar alguns sustos no início da segunda etapa e ser vaiado pela torcida, o Galo reagiu em campo e confirmou a classificação para a decisão.

Agora, o Atlético espera o vencedor do duelo entre Cruzeiro e América para conhecer o adversário da final. Os dois se enfrentam neste domingo, às 16h, em Sete Lagoas, e o Coelho tem a vantagem de jogar pelo empate. Como fez a melhor campanha na primeira fase, o Alvinegro tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais na finalíssima.

Na próxima quinta-feira, o Galo entra em campo para pegar o Esmeraldino, em sua estreia no Independência, e precisa reverter uma vantagem de dois gols para avançar às quartas da Copa do Brasil. Se fizer dois gols e não levar nenhum, a disputa entre Atlético e Goías vai para os pênaltis.

Primeiro tempo

O Atlético começou a partida presente no campo de ataque. Aos quatro minutos, Bernard arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima da trave. Na segunda vez em que esteve no ataque, o armador teve a chance de cabecear contra a meta do Tupi, mas o goleiro Rodrigo não encontrou dificuldades para fazer a defesa.

Aos 13, Escudero recebeu passe de Bernard, mas desperdiçou a oportunidade ao entrar pelo lado esquerdo e chutar para fora. O Tupi chegou com perigo na metade do primeiro tempo. Michel Cury fez boa jogada pela ponta e cruzou para o meio da área, só que não tinha ninguém para completar.

A pressão por conta da derrota na Copa do Brasil fez com que o Atlético demonstrasse ansiedade em campo. Aos 30 minutos, Bernard dominou pelo lado esquerdo - setor mais explorado pelo time -, e tocou para Fillipe Soutto, mas o volante chutou de primeira, só que sem direção.

As duas equipes apresentavam muitos erros e deixaram a torcida irritada. O Galo no setor ofensivo e o Carijó na marcação. Após uma bate-rebate, a bola sobrou para Bernard, que finalizou para fora. O Alvinegro chegou na parte final da primeira etapa em cobrança de falta. Richarlyson arriscou da intermediária, porém, o goleiro do Tupi fez a defesa com tranqüilidade.

Mesmo com a necessidade de vencer para ir à final, o time de Juiz de Fora foi ao campo de ataque em poucas oportunidades. Em um primeiro tempo fraco tecnicamente, os dois times tiveram dificuldades para chegarem com efetividade no ataque.

Segundo tempo

Insatisfeito com a equipe, Cuca fez uma mudança na volta para a segunda etapa. Serginho entrou no lugar de Marcos Rocha, para atuar pela lateral direita. Mas a primeira chance foi do Tupi. Ademílson não conseguiu alcançar o cruzamento de Henrique. A bola passou pela pequena área e saiu.

Três minutos depois, o Galo Carijó criou sua melhor chance na partida. Após roubar a bola e partir no contra-ataque, Léo Salino tocou para Michel Cury, que arrematou rente a trave de Giovanni. A pressão do Tupi começou forte no segundo tempo. Léo Salino acertou a trave. Sentindo dores no joelho, Soutto deu lugar a Neto Berola.

A melhor oportunidade de gol para o Galo, na segunda etapa, veio aos 13 minutos. Bernard cruzou para a área do adversário e após desvio de cabeça, o Galo quase abriu o placar. Na seqüência, Réver fez jogada pelo meio e chutou por cima. O zagueiro teve outra chance depois de escanteio cobrado por Escudero, só que errou o chute.

André cometeu um lance bisonho aos 21 minutos. Ele estava sozinho na área e dominou de canela, perdendo o domínio da bola. O atacante poderia ter aberto o placar. O Tupi deu o troco com Henrique, só que o arremate não foi na direção do gol.
Depois de levar vários sustos em seu campo de defesa, o Atlético conseguiu marcar na Arena do Jacaré. O alívio para a torcida do Galo, o atacante André desviou o cruzamento de Danilinho e tirou a igualdade do placar: 1 a 0. Esse foi o nono gol dele no Campeonato Mineiro.

Depois do gol, o Tupi partiu para o campo de ataque, mas deixou espaços na defesa. Em uma dessas vezes, o Alvinegro quase fez o segundo com Bernard. Mas o goleiro Rodrigo espalmou. E o goleiro visitante teve trabalho novamente após cobrança de falta do zagueiro Lima. O defensor acertou um chute forte no canto e o arqueiro teve que se virar. Logo em seguida, Mancini também arriscou de longe e Rodrigo defendeu.

Alan quase empata a partida na reta final. Ele dominou pela direita e chutou, mas o goleiro Giovanni fez boa defesa. No contra-ataque, o Galo chegou com Mancini, mas ele finalizou para fora.

ATLÉTICO 1 x 0 TUPI

ATLÉTICO
Giovanni; Marcos Rocha (Serginho), Lima, Réver e Richarlyson; Fillipe Soutto (Neto Berola), Leandro Donizete, Escudero (Mancini) e Bernard; Danilinho e André
Técnico: Cuca

TUPI
Rodrigo; Flávio (Cassiano), Wesley Ladeira, Fabrício e Henrique (Ulisses); Jaílton (Assis), George, Léo Salino e Michel Cury; Allan e Ademílson.
Técnico: Moacir Júnior

Motivo: jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data e hora: Sábado, 28 de abril
Gols: André, aos 25' do segundo tempo
Árbitro: Émerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Marconi Helbert Vieira
Cartões amarelo: Jaílton, George, Ademílson, Léo Salino e Cassiano (Tupi) – André, Bernard (Atlético)
Público: 7.301
Renda: R$ 65.415

Tags: mineiro2012