Atlético

Cuca pode sair do Galo após o Mineiro; diretoria pensa em Levir ou Felipão

Técnico chegou a entregar o cargo após eliminação na Copa do Brasil, mas ouviu pedido do clube para permanecer até o fim do estadual

postado em 10/05/2012 16:23 / atualizado em 10/05/2012 18:27

Rodrigo Clemente/Esp. EM/D.A. Press

O atual cenário no comando técnico do Atlético é de uma possibilidade de troca de nomes para o Campeonato Brasileiro. Mesmo em caso de título mineiro, Cuca pode acertar a sua saída. A diretoria alvinegra já conversou com Levir Culpi e também manteve contato com pessoas ligadas a Felipão, sem ambiente no Palmeiras.

A reportagem apurou que Cuca entregou o cargo para o presidente Alexandre Kalil e o diretor de futebol Eduardo Maluf após o insucesso diante do Goiás na Copa do Brasil. O treinador, no entanto, aceitou o pedido da cúpula alvinegra para permanecer até o fim do Campeonato Mineiro. Desta forma, ele poderia somar um título no currículo e a diretoria teria tempo hábil para buscar o seu substituto.


Num primeiro momento, o nome de Levir Culpi foi dado como certo para assumir o clube. Ele conta com o apreço da diretoria do Galo, bem como da torcida. As duas partes chegaram a conversar, apesar de não concluírem a negociação. Tanto que Levir também ouviu, de bom grado, uma proposta do presidente Gilvan de Pinho Tavares, do Cruzeiro, para ser o substituto de Vágner Mancini.

EM/D.A. Press e Fotoarena
Mas outro nome que tem ótimo relacionamento com Eduardo Maluf e pode ganhar força a partir deste fim de semana é o de Felipão. O pentacampeão mundial está descontente no Palmeiras, onde não vê um grupo qualificado o suficiente para disputar títulos.

Nesta quarta-feira à noite, mesmo com a classificação do Palmeiras para as quartas de final da Copa do Brasil, Felipão manifestou sua insatisfação com a postura da diretoria alviverde no mercado de transferências. Ele disse que indica jogadores de qualidade e que outros de nível inferior chegam ao Palestra Itália. Para o treinador, a diretoria é que deveria assumir a responsabilidade.

Felipão já está ciente do interesse do Atlético e vê o retorno a Minas – onde já treinou o Cruzeiro em 2000 e 2001 – com bons olhos. O técnico quer deixar o mercado paulista, onde tem uma relação desgastada com a imprensa, e não deve retornar para o Sul, onde o Grêmio conta com seu desafeto Kleber como principal atacante. No Rio de Janeiro, ele teve as portas fechadas após negociação frustrada com o Flamengo no ano passado.

Diferentemente de anos atrás, o Atlético tem hoje potencial econômico para oferecer a Felipão os grandes jogadores que ele não teve no Palmeiras. O pentacampeão mundial está nos últimos anos de sua carreira e seu desejo é se aposentar em alta, em um clube que lhe possibilite a busca de títulos de expressão.

“As saídas de Cuca do Atlético e de Felipão do Palmeiras são questão de tempo”, conta uma fonte do Superesportes ligada aos dois clubes. Levir Culpi é a principal alternativa. O fator que prejudica o técnico é o seu longo período de ausência do futebol brasileiro. O paranaense esteve no futebol japonês nos últimos cinco anos.