Atlético

Disputa judicial

Flamengo começa a apresentar as 'armas' contra Ronaldinho Gaúcho

Rubro-negros querem suspender liminar que liberou atleta para assinar com o Atlético; Em Belo Horizonte, Ronaldinho treina normalmente e até participa de rachão

postado em 05/06/2012 18:51 / atualizado em 05/06/2012 19:09

Em sua apresentação como jogador do Atlético Mineiro, Ronaldinho Gaúcho disse que o Flamengo era passado, que ele pretendia virar a página. Mas para os dirigentes rubro-negros o craque ainda é mais do que presente. Os cartolas da Gávea tiraram os esqueletos do jogador do armário do Ninho do Urubu e declararam abertamente a guerra contra o atacante.

Na luta para suspender a liminar que liberou o jogador para assinar com o clube mineiro, o Flamengo começa a divulgar os vários atos de indisciplina cometidos por Ronaldinho Gaúcho em sua passagem de 17 meses pelo clube rubro-negro. Além do vídeo, que circula desde a noite de segunda-feira, que mostra o antigo capitão flamenguista pernoitando no quarto de uma mulher durante a pré-temporada, em Londrina (PR), está no dossiê um exame de sangue que aponta que Ronaldinho Gaúcho apareceu para treinar certa vez alcoolizado.

O vice-presidente jurídico do Flamengo, Rafael de Piro, confirmou que o clube detém o documento e que ele será utilizado na tentativa de reverter a decisão que obriga o clube a pagar mais de R$ 40 milhões ao craque. "O exame constatou álcool no sangue do Ronaldinho. Acho que ele nem sabia do resultado. Isso está comprovado e é prova mais do que clara", atestou De Piro. "Certamente será usado. É mais uma prova inequívoca do comportamento inadequado dele. O fato de ter sido encontrado álcool no sangue dele é algo bastante grave. Estamos levantando as provas. É o exame, o vídeo. Vamos jogar com todas as forças", ameaçou.

O Flamengo iniciou na última sexta o contra-ataque à rescisão unilateral obtida por Ronaldinho Gaúcho na Justiça. O primeiro passo foi comunicar o Palmeiras de que tinha informações sobre um suposto contato do clube paulista com o jogador antes do rompimento e ameaçava buscar sanções. "Era um alerta, um aviso para que o Palmeiras não o contratasse. Tínhamos a notícia de que eles vinham conversando com o Ronaldinho", contou De Piro.

Os rubro-negros não têm conhecimento de que os atleticanos negociavam com o atacante antes de sexta, mas prometem investigar. "Por enquanto ainda não temos nada, mas estamos investigando", disse o vice jurídico, que promete até mesmo convocar os jogadores rubro-negros para depor no processo contra o antigo companheiro.

EM MINAS

Motivo de sorrisos constantes entre jogadores, equipe técnica e boa parte da torcida do Atlético, Ronaldinho Gaúcho voltou a treinar com a camisa alvinegra nesta terça e ajudou seu grupo a vencer o rachão realizado pela manhã no Centro de Treinamento do time, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. No entanto, o atleta recém-contratado não teve uma atuação muito destacada e foi desarmado em vários dribles que tentou.

Além do rachão, Ronaldinho Gaúcho também participou de um treinamento de faltas - uma das deficiências do time mineiro -, mas acertou menos da metade das 26 cobranças que fez. Esse foi o segundo treino do atacante no Atlético. O primeiro ocorreu na tarde de segunda, pouco depois de fechar, em almoço com a diretoria, o contrato que tem validade até o fim do ano. Os termos financeiros do contrato não foram revelados.

Durante a tarde, o atleta, acompanhado de seguranças, compareceu a uma clínica no centro da capital para fazer exames médicos e causou tumulto no local devido à aglomeração de torcedores e imprensa. Ele deixou o local sem declarações porque, assim como o resto da equipe, já está concentrado para a partida desta quarta contra o Bahia, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogador foi relacionado pelo técnico Cuca para a partida que será realizada no estádio Independência, mas ainda depende da regularização de sua situação perante a CBF para poder atuar.