Atlético

LIBERTADORES

Medo de hostilidade: morte de garoto faz atleticanos desistirem de viagem a La Paz

Torcedor do San José foi morto durante o jogo do Corinthians, em Oruro

postado em 21/02/2013 18:37 / atualizado em 22/02/2013 08:38


Dois torcedores do Atlético cancelaram viagem à Bolívia para apoiar o Atlético na partida contra o The Strongest, dia 13 de março, em La Paz, pela Copa Libertadores.

Eles temem por atos de hostilidade por parte dos bolivianos, revoltados com a morte de Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, torcedor do San José, durante o jogo contra o Corinthians, em Oruro. O garoto foi atingido por um sinalizador que teria sido disparado pela torcida corintiana.

”Queria curtir, passar uma semana tranquila na Bolívia. Mas, com esse episódio da morte do garoto, em Oruro, achei que ficaria preocupado lá. Para quê viajar e ficar inseguro uma semana, temendo hostilidade dos bolivianos, temendo ser maltratado, fora o medo de retaliação no estádio, mesmo o Atlético não tendo nada a ver com a morte do garoto”, disse Tiago Josephson, 35 anos, jornalista e professor de educação física, em entrevista ao Superesportes.

Tiago Josephson viajaria ao lado do funcionário público Wilson Cordeiro de Melo Franco, de 35 anos. Cada um pagou R$ 750 pelas passagens de Belo Horizonte a Santa Cruz de La Sierra, de onde embarcariam rumo a La Paz. Pelo cancelamento da viagem tiveram de desembolsar R$ 180, cada.

Já tradição em acompanhar o Atlético em viagens pelo Brasil e agora no exterior, a caravana da dona Lenir Rocha deve ter como destino La Paz. “Já estamos abrindo a lista, mas a prioridade é a viagem para Sarandí”, disse dona Lenir. O Galo encara o Arsenal nesta terça-feira, na Argentina.

Leia também:
- Ronaldinho lamenta morte de torcedor e pede reflexão e união pela paz no futebol

Mensagens de paz

Pelas redes sociais, atleticanos já trocam mensagens de paz com os torcedores do The Strongest e também do Arsenal.

O twitter oficial do clube boliviano retuitou inclusive uma dessas mensagens, enviada pela Legião Alvinegra: “Recibiremos a los hinchas de @celesteyrojo y tambien a los de @ClubStrongest en Belo Horizonte. Esperamos a todos con gran alegria y amistad.”

Na Cidade do Galo, o craque Ronaldinho Gaúcho reforçou o coro: “A gente espera que o torcedor vá ao estádio se divertir, ver o espetáculo, e que todos voltem para casa felizes e em paz.”