Atlético

MERCADO

Botafogo investe em promessas e espera por Neto Berola, que deixará elenco do Atlético

Atacante foi indicado pelo técnico Vagner Mancini e pode reforçar alvinegro carioca

postado em 17/06/2014 14:36 / atualizado em 17/06/2014 14:44

Gazeta Press

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A diretoria do Botafogo já contratou os dois primeiros reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. E os investimentos iniciais deixam claro o objetivo em apostar em jogadores com potencial de se destacarem pelo time alvinegro.

Na segunda-feira o clube fechou com o atacante Yuri Mamute, de 19 anos, campeão do Torneio de Toulon com a Seleção Brasileira. Cria do Grêmio, o centroavante chegou ao Rio de Janeiro por empréstimo, que não teve o seu tempo estipulado.

Já nesta terça-feira foi a vez do meia João Gabriel, de 23 anos, ser a novidade no treino do elenco no Centro de Treinamento do Exército, na Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro.

João Gabriel foi revelado nas categorias de base do Francana-SP, mas chamou a atenção de todos nos últimos meses defendendo a Matonense-SP na Série A-3 do Campeonato Paulista. O jogador, que tem os direitos federativos ligados ao União São João-SP, esteve perto de reforçar a Portuguesa, mas o Botafogo acabou atravessando a negociação.

Já Mamute foi incorporado ao elenco profissional do Grêmio por Renato Gaúcho em 2011, quando tinha apenas 16 anos. Sem se firmar, o centroavante passou a atuar em torneios de base e perdeu espaço no elenco gremista. O zagueiro Dória, também presente no Torneio de Toulon, exaltou a chegada do companheiro.

“Ele vai nos ajudar. É um jogador muito forte fisicamente e tem personalidade. Não se omite dos lances e parte para cima, mesmo sendo novo”, sintetizou Dória.

Com essas duas contratações o Botafogo agora procura jogadores mais experientes. Uma negociação que pode ser concretizada nos próximos dias é a chegada do atacante Neto Berola, de 26 anos e que foi campeão da Copa Libertadores no ano passado pelo Atlético. O jogador pediu seu desligamento do clube mineiro e nem sequer viajou com a delegação para a China, onde o Galo ficará treinando.

Neto Berola foi indicado por Vagner Mancini, que o vê como importante por ser um jogador de velocidade e capaz de cair pelos lados do campo. O atacante foi uma alternativa após o Botafogo fracassar na tentativa de acertar com o atacante Jorge Henrique, que já teve passagem pelo Glorioso e está defendendo as cores do Internacional. Revelado pelo Itabuna-BA, Neto Berola passou ainda pelo Vitória antes de ser contratado em 2010 pelo Atlético.

Dentro de campo, o elenco participou de mais um dia de trabalhos físicos na manhã desta terça-feira. O preparador físico Moraci Sant'anna comandou a atividade e os atletas ainda realizaram exames médicos. O volante argentino Mario Bolatti, o compatriota e atacante Tanque Ferreyra e o meia paraguaio Pablo Zeballos, ausentes na segunda-feira, se reapresentaram e trabalharam com os demais.

Nesta quarta-feira os jogadores voltam a treinar, dessa vez em período integral, mais uma vez na Urca, que vai abrigar o Glorioso enquanto o Engenhão está cedido para a Fifa para treinos de seleções na Copa do Mundo. Existe ainda a possibilidade de o plantel ficar alguns dias treinando no Centro de Treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O Botafogo volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro na quarta-feira, dia 16 de julho, quando visita o Sport, às 19h30(de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife (PE). O Glorioso é o 13º colocado, com nove pontos conquistados.

Tags: Neto Berola botafogorj atacante reforço mercado