Atlético

ATLÉTICO

Levir confia em histórico positivo de atacantes que ainda não corresponderam na Série A

Técnico elogiou Tardelli, Guilherme e Jô, três das principais peças ofensivas

postado em 28/07/2014 08:38 / atualizado em 28/07/2014 08:50

Rafael Arruda /Superesportes

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O Atlético tem bons atacantes em seu elenco. Jô fez parte da Seleção Brasileira na disputa da Copa do Mundo, Diego Tardelli soma mais de 100 gols com a camisa alvinegra e Guilherme já contribuiu bastante em momentos decisivos. Entretanto, o histórico positivo destes jogadores ainda não ajudou o Galo a conquistar uma posição de respeito na tabela do Campeonato Brasileiro. O 11º lugar, com apenas 15 pontos, incomoda. Além disso, o fato de Ronaldinho Gaúcho, referência da equipe, estar praticamente de saída da equipe aumenta a pressão para o restante dos avançados.

A derrota desse domingo para o Sport, na Ilha do Retiro, foi exemplo de como o ataque do Galo se portou negativamente. Chances foram criadas, mas faltou pontaria. Diego Tardelli, por exemplo, teve boa oportunidade no primeiro tempo e parou nas mãos de Magrão. Só conseguiu balançar as redes em cobrança de pênalti rasteira, no meio da baliza. Jô, Guilherme e Luan, que entrou no segundo tempo, também perderam gols. Acaso? Azar? Pouco aproveitamento nos treinos? A média de 1,18 tentos - 13 em 11 jogos - começa a ligar o sinal de alerta no grupo.

Dos atacantes, Diego Tardelli é quem se destaca pela mobilidade e velocidade. Mesmo não atravessando seu melhor momento no clube, o jogador se mostrou decisivo na conquista da Recopa Sul-Americana, principalmente no primeiro confronto contra o Lanús. O técnico Levir Culpi teceu elogios ao camisa 9. “Ele tem técnica com velocidade, algo que é difícil de encontrar no mesmo jogador. Além disso, está com bons números. Sempre finaliza, penetra na área e faz gols. Se continuar assim se tornará um jogador bastante valorizado”, observou.

Levir também analisou as performances de Jô e Guilherme. O primeiro, que soma oito gols na temporada, é dependente dos desempenhos dos armadores. Já o segundo se mostra versátil, tendo potencial para ser o substituto de Ronaldinho Gaúcho. Ele balançou as redes cinco vezes neste ano e está se adaptando à função de meio-campista.

“Se Jô ficar cercado de jogadores como Guilherme e Dátolo, é difícil a bola não chegar. Mas isso está acontecendo. Ele não teve muitas oportunidades, e a marcação é muito forte, ainda mais ele que faz papel de pivô. Por isso deve ficar atento e não desperdiçar as finalizações”, comenta Levir a respeito do camisa 7.

Sobre Guilherme, o treinador crê em evolução. “Acho que ele pode render mais. Nós também não o ajudamos. No jogo contra o Lanús, ele foi decisivo em um passe para o gol do Luan. Ele é parecido com Ronaldinho, não pelas características e pelo jeito de jogar, mas pela genialidade. Ele deixa sempre dois ou três na cara do gol em todo o jogo. Com um pouco mais dinâmica, ele pode ir ainda mais longe”, observa o comandante.

O Galo conta com mais quatro atacantes no elenco profissional. Entre eles, André é o que tem maior número de gols na temporada: 10. Por outro lado, os dois tentos de Luan foram mais importantes - o último valeu a igualdade contra o Lanús, no primeiro tempo da prorrogação. Marion e Carlos, que marcaram quatro e duas vezes, completam a lista.

Atacantes do Atlético na temporada

Diego Tardelli

29 jogos e 10 gols em 2014

7 jogos e 2 gols na Série A

Total pelo clube: 195 jogos 101 gols



23 jogos e 8 gols em 2014

4 jogos e nenhum gol na Série A

Total pelo clube: 104 jogos e 37 gols

Guilherme

30 jogos e 5 gols em 2014

8 jogos e nenhum gol na Série A

Total pelo clube: 115 jogos e 21 gols

Luan

3 jogos e 2 gols em 2014

2 jogos e 1 gol na Série A

Total pelo clube: 66 jogos e 11 gols

André

19 jogos e 10 gols em 2014

9 jogos e 3 gols na Série A

Total pelo clube: 62 jogos e 31 gols

Marion

26 jogos e 4 gols em 2014

10 jogos e 1 gol na Série A

Total pelo clube: 26 jogos e 4 gols

Carlos

13 jogos e 2 gols em 2014

4 jogos e nenhum gol na Série A

Total pelo clube: 13 jogos e 2 gols