Atlético

Outro apagão fora de casa

Atlético começa vencendo, mas perde ritmo, cede a virada ao Flamengo e cai na tabela. Time não ganha como visitante pelo Brasileiro desde maio, quando bateu o Vitória

postado em 21/08/2014 11:00 / atualizado em 21/08/2014 08:34

Estado de Minas /

Bruno Domingos / Mowa Press
A cada jogo no Campeonato Brasileiro, a torcida do Atlético vê crescer sua incerteza quanto ao futuro da equipe. Quando começa a esboçar uma reação para colar no pelotão de elite, a instabilidade fora de casa vira um fator vital para minar o desempenho alvinegro. No clássico diante do Flamengo, ontem, no Maracanã, tudo parecia dar certo. O Galo marcou no início, segurou a pressão do adversário e teve chances de ampliar. Porém, fez segundo tempo muito longe do ideal e acabou derrotado por 2 a 1.

Nos últimos três confrontos como visitante, o Galo obteve apenas dois pontos (1 a 1 com a Chapecoense e 2 a 2 com o Figueirense). A performance irregular tem impedido uma ascensão consolidada na tabela (caiu para o oitavo lugar). O último triunfo ocorreu em 22 de maio, sobre o Vitória (3 a 2), em Feira de Santana – depois vieram três derrotas e dois empates.

Agora mais distante dos primeiros colocados, o Galo tem o desafio de vencer o Internacional, sábado, às 18h30, no Independência. “Nós nos acomodamos um pouco depois que fizemos 1 a 0 e acabamos nos desorganizando. O Flamengo buscou mais que a gente e teve méritos pela vitória”, lamentou o goleiro Victor, que falhou no segundo gol do rubro-negro.

Embora tenha saído em desvantagem, o Fla dominou a posse de bola. Na retaguarda, Victor salvou o time mineiro pelo menos quatro vezes no primeiro tempo. Aos trancos e barrancos, os zagueiros Edcarlos e Jemerson aliviaram as investidas dos donos da casa. O problema foi que, gradativamente, os visitantes perderam força ofensiva e viram os donos da casa crescerem. Foi o estopim para a derrota atleticana.

O Galo não havia se intimidado com a torcida e marcou primeiro. Ex-jogador do Botafogo, Maicosuel ganhou de Cáceres e de Wallace numa arrancada e chutou no canto direito de Paulo Victor, abrindo o placar. O Atlético poderia ter aproveitado o momento de instabilidade do adversário para ampliar. O próprio Maicosuel errou passes demais, assim como Tardelli, Jô e Josué, enquanto o argentino Dátolo foi figura nula na armação.

PERDA DE SINTONIA O retrato do segundo tempo foi de um Atlético desarrumado e de um Flamengo motivado. A equipe alvinegra caiu de ritmo e sintonia. Com perdas sucessivas de bolas, cedeu terreno para o rival e não conseguiu evitar dois gols quase em sequência. O primeiro ocorreu após pênalti bisonho do lateral Pedro Botelho em Eduardo da Silva. Leo Moura cobrou mal, Victor quase defendeu, mas a bola entrou.

Mesmo limitado tecnicamente, o Fla foi premiado pela insistência e virou: em cruzamento de João Paulo pela esquerda, Eduardo da Silva cabeceou para o gol e Victor falhou ao tentar espalmar. A partir daí, o Galo não teve mais reação. As entradas de Luan, André e Claudinei não mudaram o panorama e o Flamengo soube controlar a partida até o fim. A vitória ajuda o time a se distanciar da zona de rebaixamento.

Levir Culpi reconheceu que o Galo esteve numa noite pouco inspirada: “Não tivemos um jogo individualmente bom. Foi nosso maior problema. Ninguém jogou bem. O time foi nota 6. Eles nos superaram pela contundência, pela força.”

Flamengo 2 x 1 Atlético

Flamengo

Paulo Victor; Leo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo (Mugni 17 do 2º), Luiz Antônio (Nixon 24 do 1º) e Éverton; Arthur (Eduardo da Silva 17 do 2º)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Atlético
Victor; Alex Silva, Edcarlos, Jemerson e Pedro Botelho; Josué, Rafael Carioca (Claudinei 31 do 2º), Maicosuel (Luan 21 do 2º) e Dátolo; Diego Tardelli e Jô (André 31 do 2º)
Técnico: Levir Culpi

Estádio: Maracanã
Gols: Maicosuel 9 do 1º; Leo Moura 19 e Eduardo da Silva 25 do 2º
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Assistentes: Elan Vieira de Souza e Albino Andrade Júnior (PE)
Cartão amarelo: Rafael Carioca, Alex Silva, João Paulo e Canteros
Pagantes: 37.726
Renda: R$ 1.113.815