Atlético

ATLÉTICO

Quebrar jejum e embalar

Sem vencer pela Série A fora de casa desde maio, Galo visita um Coritiba em crise

postado em 31/08/2014 11:00 / atualizado em 31/08/2014 09:12

Roger Dias /Estado de Minas

Bruno Cantini

Depois de estrear na Copa do Brasil com vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0, o Atlético ganhou motivação para encarar o Coritiba neste domingo, às 16h, no Couto Pereira, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na visão dos jogadores, não haverá vida fácil, mesmo com o adversário ocupando a zona de rebaixamento. O desafio alvinegro é tentar se manter o mais próximo possível do G4 para iniciar o returno entre os quatro primeiros, o que garante vaga na Copa Libertadores de 2015.

O Galo nunca encontrou vida fácil nos duelos em Curitiba. Nos últimos seis jogos pelo Nacional na casa do Coxa, foram seis vitórias para o adversário. O último triunfo alvinegro foi por 1 a 0, em 2004, com um gol do zagueiro Gaúcho, sob o comando de Paulo Bonamigo. Curiosamente, pela Série B a equipe venceu em 2006 (3 a 2) dirigida exatamente pelo técnico Levir Culpi. Ele reconhece que seu time precisa aprender a jogar contra equipes que atuam fechadas. No Brasileiro, a dificuldade foi sentida nos empates fora de casa contra Chapecoense (1 a 1) e Figueirense (2 a 2), além da igualdade sem gols com o Criciúma, no Ipatingão.

Ele admite que o estilo do Galo – busca da ofensividade e as trocas rápidas de passe –, herdado dos tempos de Cuca, esbarra em esquemas de maior rigidez defensiva, mas defende a manutenção do modelo . “O Atlético tem uma característica natural, que é a velocidade e os passes rápidos que vimos na hora do gol contra o Palmeiras. É sempre um jogo intenso e acho que tem que ser assim até o final.” Além das habituais investidas de Diego Tardelli, Maicosuel e dos dois laterais, o centroavante Jô, por sugestão de Levir, tem se movimentado mais, na tentativa de armar jogadas ofensivas.

Sem marcar desde abril, o artilheiro da Libertadores de 2013 afirma que o importante é ajudar o Galo de outras maneiras: “ Preciso continuar treinando forte, porque o importante é manter a confiança do Levir e da torcida. Continuo determinado a ajudar a equipe de outras formas, com passes e assistências”. Foi assim quando ele cruzou na cabeça de Dátolo para marcar o primeiro gol diante do Figueirense, no Orlando Scarpelli. Contra o Palmeiras, Jô deu bom passe para Diego Tardelli ainda na etapa inicial. O camisa 9 chutou e o goleiro Fábio fez a defesa.

Neste Brasileiro, o Atlético ainda não conseguiu atingir o grupo dos quatro primeiros. A equipe deixou um pouco a competição de lado devido às disputas da Libertadores, no primeiro semestre, e da Recopa Sul-Americana, no segundo, mas agora promete lutar para se manter na parte de cima simultaneamente à disputa da Copa do Brasil. Tanto que a comissão técnica garantiu força máxima nas duas competições. Caso conquiste um dos títulos, o clube aliviaria suas dificuldades financeiras, que culminaram no atraso de dois meses dos salários dos atletas.

Se ganhou pela Copa do Brasil como visitante, o alvinegro tenta quebrar incômodo jejum, já que não vence fora de casa pelo Brasileiro desde maio, quando bateu o Vitória por 3 a 2. Desde então, foram dois empates (Chapecoense e Figueirense) e três derrotas (São Paulo, Sport e Flamengo). No Horto, em contrapartida, vem de três triunfos seguidos (Atlético-PR, Palmeiras e Internacional).

Marion

Sem o argentino Dátolo e o talismã Luan, que levaram o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, Levir vai recorrer ao prata da casa Marion para completar o setor ofensivo. Na lateral esquerda, Pedro Botelho se recuperou de dor no tornozelo direito e está confirmado. Havia expectativa da estreia de Douglas Santos. Os volantes Pierre e Leandro Donizete estão livres de lesão, mas ficam no banco. Na próxima semana, o lateral-direito Marcos Rocha, com lesão muscular na coxa direita, deve ficar novamente à disposição.

Coritiba

Vanderlei; Reginaldo, Welinton, Luccas Claro e Denner; Hélder, Gil, José Rafael, Robinho e Alex; Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos

Atlético

Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Pierre, Josué e Maicosuel; Diego Tardelli, Jô e Marion
Técnico: Levir Culpi

Estádio: Couto Pereira
Horário: 16h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Gilberto Stina Pereira (RJ) e Herman Brumel Vani (SP)


CONFRONTOS

Geral (39 jogos)
Coritiba Atlético
12 Vitórias 23
4 Empates 4
46 Gols 66

Brasileiros (31 jogos)
10 Vitórias 17
4 Empates 4

Tags: seriea futnacional atlético galo coritiba brasileiro