Atlético

ATLÉTICO

Jejum que emagrece o Galo

Sem vencer fora de casa desde maio no Brasileiro, o Atlético perde posições ao ficar no empate com o Coritiba. Desfalques viram dor de cabeça para Levir contra o Botafogo

postado em 01/09/2014 08:37

Estado de Minas /

César Machado / Gazeta do Povo
Para conquistar competições por pontos corridos é preciso vencer jogos fora de casa. Esta tem sido uma das maiores barreiras para o Atlético conseguir se manter próximo do G4, que garante classificação para a Copa Libertadores. Ontem não foi diferente: no confronto no Estádio Couto Pereira, contra o Coritiba, equipe que ocupa a zona de rebaixamento, o Galo não passou de um empate por 0 a 0, pela 18ª rodada, adiando mais uma vez uma ascensão na tabela. A equipe completou seis jogos sem vencer na competição como visitante. A última vez que isso ocorreu foi em 22 de maio, quando triunfou contra o Vitória por 3 a 2. Depois disso foram três empates (Chapecoense, Figueirense e agora Coritiba) e três derrotas (São Paulo, Sport e Flamengo). Com o resultado, a equipe caiu da sexta para a oitava posição.

Em duelo de fraco nível técnico, talvez prejudicado pelas chuvas que atingiram Curitiba desde a manhã de ontem, o primeiro tempo foi de poucas chances. Sem contar com Dátolo, suspenso, o técnico Levir Culpi optou por começar com Marion, pensando em dar mais velocidade ao ataque, e apostou novamente em Tardelli para armar as jogadas. Mas não funcionou, pois o Galo encontrou sérias dificuldades para chegar ao ataque.

O Coxa teve maior volume de jogo e levou mais perigo no primeiro tempo. Principalmente por meio de Alex, que voltou ao time depois de se recuperar de contusão e por duas vezes, em cobrança de falta, obrigou Victor a fazer grandes defesas. O Galo teve uma boa chance logo aos 5min, com o zagueiro Welinton quase fazendo contra depois de cruzamento da esquerda. Zé Love, que se movimentava bastante pela esquerda, fez boa jogada aos 34min e cruzou, mas Gil cabeceou para fora. Mais retraído, o Atlético entretanto quase surpreendeu aos 35min. Jemerson fez excelente lançamento para Alex Silva, que entrou livre na área, mas dominou mal e foi desarmado. Mas foram os paranaenses que tiveram a melhor chance de abrir o placar depois que Pedro Botelho falhou clamorosamente no meio campo oferecendo o contra-ataque. Gil recebeu livre na área e Victor conseguiu fazer mais um de seus costumeiros milagres.

Na trave
O segundo tempo foi bem movimentado. Uma das mudanças foi a entrada de Leandro Donizete no lugar de Josué. Logo aos 6min, Tardelli cobrou falta da direita para Leo Silva cabecear com perigo para fora. Mas aos 15min foi o Coxa que ameaçou a meta alvinegra num chute de Helder da entrada da área, com Victor espalmando. O time paranaense voltou a pressionar, enquanto os mineiros tentavam aproveitar um contra-ataque. Foi assim que, aos 28min, Leo Silva, que tinha ido ao ataque pouco antes, cruzou com perfeição para Tardelli desviar de cabeça. A bola acertou a trave direita. O Galo equilibrou a partida e passou a exercer certo domínio, voltando a levar perigo aos 32min com Rafael Carioca, que recebeu de Pedro Botelho e finalizou para fora.

O confronto esquentou na reta final. Aos 37min, Tardelli voltou a acertar a trave direita de Vanderlei ao chutar de longe. Mas em seguida o Coritiba pagou com a mesma moeda: em jogada de Martinuccio, que entrou no lugar de Robinho, Zé Love carimbou a trave esquerda de Victor, que voltou a fazer boa defesa na sequência. O goleiro salvou novamente a equipe aos 43min, defendendo com o pé esquerdo finalização cara a cara de Kerrison.


CORITIBA 0 X 0 ATLÉTICO

Coritiba

Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Carlinhos; Hélder, Gil, Robinho (Martinuccio), Dudu (Elber) e Alex (Keirrison); Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos

Atlético
Victor; Alex Silva, Jemerson, Leonardo Silva e Pedro Botelho; Josué (Leandro Donizete intervalo), Rafael Carioca, Maicosuel (André 34 do 2º) e Diego Tardelli; Marion (Douglas Santos 11 do 2º) e Jô
Técnico: Levir Culpi

Estádio: Couto Pereira
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Assistentes: Gilberto Stina Pereira (RJ) e Herman Brumel Vani (SP)
Cartão amarelo: Alex Silva, Jemerson, Leandro Donizete, André, Dudu e Gil
Pagantes: 6.950
Renda: R$ 112.760,50

Daqui para o futuro

Ausências à vista

Com vários desfalques por causa de problemas médicos, o Atlético pode perder mais atletas para o próximo jogo, domingo, contra o Botafogo. Maicosuel deixou o campo ontem reclamando de dor no adutor da coxa esquerda. Josué também foi substituído com dor no músculo posterior da coxa esquerda. E Diego Tardelli está de fora devido à convocação para a Seleção Brasileira, que disputa amistosos contra a Colômbia e o Equador, nos Estados Unidos. Além disso, Jemerson, Alex Silva e André receberam o terceiro cartão amarelo e serão desfalques. Em contrapartida, Levir Culpi terá a volta de Luan e Dátolo, que cumpriram suspensão diante do Coxa. Há otimismo quanto ao aproveitamento do lateral-direito Marcos Rocha, que se recupera de estiramento na coxa esquerda.