Atlético

ATLÉTICO

Com tanto empate, empaca

Atlético está entre os times que mais terminaram partidas em igualdade no Brasileiro. Cinco dos seis resultados foram com equipes que estavam abaixo do alvinegro na tabela

postado em 02/09/2014 11:00 / atualizado em 02/09/2014 11:07

Ludymilla Sá /Estado de Minas

Marcos Michelin / EM DA PRESS
Numa competição como o Brasileiro, em que o número de vitórias é o primeiro critério de desempate, é melhor perder dois confrontos e vencer outro a empatar três partidas. A campanha do Atlético até agora confirma a tese. As igualdades têm complicado a situação do alvinegro, um dos clubes que mais empataram na atual temporada do campeonato.

O Galo soma seis empates, dois a menos que o Corinthians, líder no quesito. E cinco dessas igualdades foram com adversários que estavam abaixo do alvinegro na classificação ou figuravam na zona de rebaixamento. Antes do confronto com o Criciúma, no Ipatingão, pela sétima rodada, o time de Levir Culpi ocupava o sétimo lugar, seis posições acima da equipe catarinense.

Contra o Bahia, a vantagem atleticana era um pouco menor antes de entrar em campo, no Independência. Ocupava o 11º lugar enquanto o adversário estava em 16º, a um ponto apenas da área da degola. O contexto anterior à partida com a Chapecoense, adiada da 10ª rodada, fora de casa, era parecido. O Galo permanecia em 11º, e o rival estava a duas posições da zona de degola.

Já o Figueirense era o 18º colocado quando ficou no empate com o Galo, sexto, no Orlando Scarpelli, pela 15ª rodada. Na última partida, o Atlético entrou em campo ainda em sexto lugar para enfrentar o então vice-lanterna, Coritiba, no Couto Pereira. O 0 a 0 na rodada passada custou aos atleticanos, que sonham com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, duas posições na classificação.

Apesar da queda na tabela, os jogadores valorizaram o ponto que trouxeram na bagagem. Para o atacante Jô, faltou ao Galo um pouco de sorte. “Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas um ponto a gente tem de comemorar, porque fizemos um bom segundo tempo. Valeram o empenho e o esforço de todos. Jogar fora de casa é sempre difícil no Campeonato Brasileiro.”

O goleiro Victor, principal destaque atleticano no duelo, concorda. “Pontuar fora de casa é importante. O empate não era o nosso objetivo, mas acabamos somando um ponto que, diante da dificuldade do jogo, campo molhado, foi importante.”

PROBLEMAS
Não bastasse o desempenho abaixo do esperado, sobram problemas para o time tentar mudar a situação. O técnico Levir Culpi terá de resolver um quebra-cabeças para os dois próximos compromissos. Antes de enfrentar o Botafogo, domingo, no Independência, o Galo terá pela frente o jogo de volta da Copa do Brasil contra o Palmeiras, quinta-feira, também no Horto.

O treinador não terá nos dois jogos o atacante Diego Tardelli, que serve à Seleção Brasileira para amistosos contra Colômbia e Equador, e o lateral-esquerdo Douglas Santos, convocado por Alexandre Gallo para a Sub-21. Já o lateral-direito Alex Silva, o zagueiro Jemerson, o volante Leandro Donizete e o outro atacante, André, cumprirão suspensão diante do Botafogo por causa do terceiro cartão amarelo. Levir já confirmou o atacante Luan, como titular tanto diante do Palmeiras quanto do alvinegro carioca. O armador Dátolo também volta. Já o lateral-direito Marcos Rocha e o armador Guilherme dependem de liberação médica. Hoje, os atacantes Maicosuel e Marion e o volante Josué serão reavaliados. Eles deixaram o Couto Pereira reclamando de dor muscular, ambos na coxa esquerda.

E mais
• Poucos ingressos

Quem quiser assistir aos dois próximos jogos do Atlético no Independência – contra o Palmeiras, quinta-feira, pela Copa do Brasil, e Botafogo, domingo, pelo Brasileiro – terá de pagar mais caro. Restam apenas ingressos dos setores corporativos, que custam R$ 100. A venda dos bilhetes continua hoje, das 10h às 20h, apenas na Sede de Lourdes.