Atlético

ATLÉTICO

Números dentro da média nacional não salvam Emerson Conceição da ira da torcida alvinegra

Estatísticas do lateral revelam desempenho irregular em determinados fundamentos

postado em 16/09/2014 08:01 / atualizado em 16/09/2014 09:31

Arthur Sala Minoves /Superesportes

Bruno Cantini / Atlético

Os aplausos na vitória diante do Palmeiras pela Copa do Brasil foram um momento de exceção na passagem de Emerson da Conceição pelo Atlético. Constantemente questionado pela torcida alvinegra, o lateral voltou a ser alvo de vaias no Independência. No empate contra o Grêmio neste domingo, chegou a ser defendido pelo treinador Levir Culpi, que destacou o comprometimento profissional do atleta.

Apesar do descontentamento dos torcedores, Emerson possui bons números em alguns fundamentos no Campeonato Brasileiro. O lateral esquerdo é o que mais acerta cruzamentos no alvinegro, 20 – apenas um a menos que o líder do certame, Bruno Vieira do Fluminense. Isso não significa que o Conceição possua um bom rendimento nesse tipo de lançamento. Em 97 tentativas errou 77, sendo o atleta que mais errou cruzamentos na Série A, com aproveitamento de apenas 20,6% no fundamento.

Com 702 passes certos, Conceição é o jogador que lidera o fundamento no Galo em números brutos, seguido por Leonardo Silva (653), Tardelli (569) e Dátolo (530). O atleta é o sexto que mais deu dribles corretos no clube, tendo acertado em 14 oportunidade e errado em apenas três (aproveitamento de 82,4%). Nas finalizações uma deficiência é notável, visto que errou todos os seis disparos que deu em direção à meta adversária.

Defensivamente, o lateral esquerdo do Atlético se destaca pelos desarmes, dando 35 botes de forma correta. Ao lado de Marcos Rocha, Conceição só fica atrás da dupla de volantes Pierre e Josué no fundamento – os cabeças de área acertaram 45 e 46 desarmes respectivamente.

Efetivamente, os números não se traduzem em uma boa produtividade dentro de campo. Já que, em 13 partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, Emerson da Conceição participou diretamente de apenas um gol marcado pelo Atlético - o lateral possuiu uma assistência e nenhum gol na competição.

*Números extraídos do site Footstats.com

Tags: seria independência torcida números vaias conceição emerson atlético