Atlético

ATLÉTICO

Valeu pelos três pontos

Torcida do Atlético lota o Horto e aplaude a equipe, mesmo com a magra vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense. Triunfo garante o Galo no G4, independentemente dos resultados de hoje

postado em 19/10/2014 11:00 / atualizado em 19/10/2014 09:32

Roger Dias /Estado de Minas

Juarez Rodrigues/EM/D.A press
Depois de vitória tão épica sobre o Corinthians, pela Copa do Brasil, seria natural que o Atlético economizasse energia e poupasse seus titulares em outros compromissos. Por isso, o magro triunfo por 1 a 0 sobre a Chapecoense, ontem à noite, no Independência, foi enaltecida pelo grupo, já que manteve o Galo entre os quatro melhores no Campeonato Brasileiro. A vaga na Copa Libertadores parece ser o objetivo mais claro, embora existam chances remotas de título.

Na sequência, o Galo vai encarar dois adversários que os jogadores consideram dos mais perigosos: o Bahia, na terça-feira, em Salvador, e o Sport, no sábado, em Belo Horizonte. O zagueiro Edcarlos entende que o papel do Atlético foi bem cumprido, já que a missão é contabilizar os pontos em casa e pontuar o máximo possível fora. Na partida anterior no Horto, a equipe já havia batido o São Paulo. “Pelo desgaste que ocorreu no jogo contra o Corinthians, hoje (ontem) a equipe foi menos intensa, prevalecendo a marcação. Tivemos riscos, mas o importante é a vitória e a dedicação do grupo. Caímos no segundo tempo, depois de bom início. Sabemos que podemos melhorar ainda mais”.

A intenção da comissão técnica é fazer com que a equipe suporte bem a maratona de jogos até o fim da temporada. Envolvido na disputa do Brasileiro e da Copa do Brasil, o objetivo é manter o Atlético forte e na briga pelos dois títulos. Com partidas no meio e no fim de semana, a preparação mudou em relação ao início do ano e as atividades na Cidade do Galo têm sido mais leves. Para que o time evolua, Levir Culpi prefere apostar nas conversas diárias, preleções, além de análise de vídeos.

Motivada pela boa fase do alvinegro, a torcida não levou em conta o horário (21h) e encheu o Horto. A temperatura elevada tornou a noite ainda mais agradável. O calor das cadeiras contagiou a turma no gramado. Os elogios e o reconhecimento pela goleada sobre o Corinthians ficaram evidentes quando os aplausos saíam naturalmente, direcionados aos jogadores, ao treinador e ao presidente Alexandre Kalil. No fim, o susto e a ansiedade falaram mais alto, devido à pressão dos visitantes.

Além da mística do Horto, o Galo começa a estabelecer boa relação com o novo Mineirão, palco das conquistas da Libertadores e da Recopa Sul-Americana, além da emocionante goleada sobre o Corinthians. Por isso, o clube confirmou para o Gigante da Pampulha, a partida de volta das semifinais da Copa do Brasil diante do Flamengo, em 5 de novembro. Caso o Galo passe adiante, o Mineirão será o palco da decisão.

GOL SALVADOR

Vencer a Chapecoense era missão difícil, sobretudo depois das vitórias dos catarinenses sobre Internacional por 5 a 0, em Chapecó, e Bahia por 1 a 0, em Salvador. Mas o time alvinegro dominou ligeiramente a posse de bola e se destacou pela rápida troca de passes no meio-campo. As oportunidades, contudo, não se concretizaram. Coube ao lateral Douglas Santos premiar o público com belo gol, aos 27min do primeiro tempo. Ele recebeu bom passe de Guilherme e chutou cruzado, sem chances para Danilo. Aos 38, o Galo teve um gol legal anulado, com o assistente marcando, equivocadamente, impedimento do atacante Carlos, depois de lançamento de Guilherme.

Um misto de sorte e competência foi determinante para a consolidação da vitória na etapa complementar. A Chapecoense apostou no contra-ataque e perdeu diversas chances, sobretudo com o ex-cruzeirense Camilo e com Bruno Rangel. Mas o goleiro Victor também fez seu papel, com defesas milagrosas. Para a torcida, o placar estava mais do que de bom tamanho.

Enquanto isso...

… Para sair de vez do vermelho

Com a renda dos jogos no Mineirão, o Atlético espera resolver de vez o problema financeiro até o início de novembro. Além de ter pago a premiação de R$ 1 milhão em relação ao título da Recopa Sul-Americana, em julho, o clube quitou também um bicho extra referente ao Brasileiro deste ano. “O salário será pago esta semana. Estamos muito bem atrelados. Os jogadores me conhecem e eu falo a verdade com eles. Todos confiam na gente. Eles estão se viabilizando, porque quando vão para semifinal de Copa do Brasil, o time se viabiliza”, disse o presidente Alexandre Kalil. Ainda estão pendentes 50% da premiação do título da Libertadores no ano passado, um mês de salário (que venceu dia 5) e três meses de direito de imagem. Como o Atlético aderiu ao Refis e parcelou sua dívida fiscal junto à União, é possível que negocie algum jogador na janela de transferências de janeiro para equilibrar os cofres.

Atlético 1 x 0 Chapecoense

Atlético
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Dátolo, Luan (Maicosuel 21 do 2º) e Guilherme; Carlos (Cesinha 28 do 2º) e Diego Tardelli (Pierre 21 do 2º)
Técnico: Levir Culpi

Chapecoense
Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli e Rodrigo Biro (Yuri 44 do 2º); Bruno Silva, Diones, Dedé (Bruno Rangel 14 do 2º) e Camilo (Júnior Timbó 37 do 2º); Fabinho Alves e Leandro
Técnico: Jorginho

Estádio: Independência
Gol: Douglas Santos 27 do 1º
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cleriston Barreto Rios (SE)
Cartão amarelo: Rodrigo Biro
Pagantes: 20.558
Renda: R$ 546.882,50

Tags: brasileiro seriea galo horto independencia atleticomg atletico