Atlético

Encruzilhada da Libertadores

Atlético se vê diante do dilema de ir a campo com força máxima contra o Flamengo, para voltar ao G4 do Brasileiro, ou guardar energia para a decisão do título da Copa do Brasil

postado em 18/11/2014 09:11 / atualizado em 18/11/2014 09:12

Ludymilla Sá /Estado de Minas

EM DA PRESS
Com o empate por 1 a 1 com o Figueirense, domingo, no Independência, o Atlético eliminou suas chances matemáticas de brigar pelo título brasileiro e, de quebra, caiu para o sexto lugar, saindo da zona de classificação para a Copa Libertadores do ano que vem. Assim, o que estaria em jogo, agora, é uma vaga no torneio continental, e, para tanto, o alvinegro tem dois caminhos a percorrer: ir com tudo contra o Flamengo, amanhã, às 22h, no Independência, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, ou concentrar todas as suas forças no jogo decisivo da Copa do Brasil contra o arquirrival Cruzeiro, dia 26, no Mineirão.

Levando em consideração a situação do Galo nas duas competições, a Copa do Brasil seria o caminho mais curto, já que garante a vaga na Libertadores ao campeão, e o Atlético largou na frente no duelo pelo título, vencendo o confronto de ida por 2 a 0. Na volta, pode até perder por 1 a 0 para mais uma conquista inédita.

Já no Brasileiro, mesmo se vencer o rubro-negro, o alvinegro ainda precisará de uma combinação de resultados para retornar à área de classificação à Libertadores. Nem por isso o técnico Levir Culpi pensa em poupar jogadores contra o rival, do qual foi algoz nas semifinais da Copa do Brasil.

Depois do jogo contra o Figueirense, o treinador deu indícios de escalar o Galo com força máxima diante do time carioca. “Depende da recuperação dos que jogaram. Precisamos de uma escalação firme, de um time forte fisicamente para enfrentar o Flamengo. Temos que procurar a vitória. Então, vamos ver os melhores nas partes física, técnica e tática. Dá para escalar o time e confiar.”

O lateral-esquerdo Douglas Santos espera ser escalado pelo treinador. Ele considerou importante ter ficado de fora da última rodada e assegura estar bem para enfrentar o Flamengo. “Vai ser mais um jogo importante para a gente no Brasileiro, é um clássico. Temos de fazer o que fizemos na Copa do Brasil. Estamos no fim do campeonato e os detalhes definirão os quatro primeiros do Brasileiro. Vamos tentar fazer o melhor do nosso trabalho para conseguirmos esse detalhe.”

Para o jogador, o Flamengo vai enfrentar o Atlético mordido pela eliminação na Copa do Brasil. “Pelo que aconteceu na Copa do Brasil, eles virão para tentar reverter. Mas vamos estar de cabeça erguida para não deixar isso acontecer”, prometeu.

PREPARAÇÃO O zagueiro Jemerson é outro que não pretende ficar de fora do jogo de amanhã. Mesmo porque a partida contra o time de Vanderlei Luxemburgo está sendo encarada como uma preparação para a decisão contra o Cruzeiro. “É um jogo que todo jogador gosta de jogar. Se me perguntassem, eu também queria jogar contra o Figueirense, mas temos de descansar porque vem uma sequência importante por aí.”

O atacante Diego Tardelli é desfalque certo para o jogo no Horto. Ele cumprirá a última partida de suspensão aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por causa dos insultos ao árbitro do confronto com o Bahia. O jovem armador Dodô pode ser o substituto do ídolo da Massa.


ATLETICANAS
Mesmo árbitro

Um erro no site da CBF determinava, ontem, a escalação do árbitro que apitará Atlético x Flamengo, amanhã, no Independência, para outros dois confrontos de competições nacionais. O paulista Flávio Rodrigues de Souza aparecia na escala de Santos x Internacional, jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil Sub-20, também amanhã, mas às 16h, na Vila Belmiro. No dia seguinte, ele também seria responsável pela condução da partida Fluminense x Chapecoense, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Comunicada do erro, a entidade corrigiu a informação, colocando o também paulista Raphael Claus para apitar o jogo em São Paulo e Elmo Alves Resende Cunha, de Goiás, na partida no Rio.

Na fisioterapia

Vetado pelos médicos desde o confronto contra o Bahia – foi substituído aos 13min do primeiro tempo por causa de um estiramento na coxa direita –, o armador Guilherme fez ontem um trabalho leve no campo 1 da Cidade do Galo. Ainda não se trata da transição do jogador do departamento médico para o gramado. A atividade faz parte da programação da fisioterapia.

Treino com bola
Os titulares atleticanos não tiveram folga na Cidade do Galo, ontem – à exceção do goleiro Victor. Enquanto os reservas (que atuaram no 1 a 1 com o Figueirense, domingo) fizeram trabalho regenerativo, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson, Douglas Santos, Leandro Donizete, Dátolo, Eduardo, Diego Tardelli, Luan e Carlos treinaram contra os juniores.

Chapa confirmada
A eleição para a Presidência do Atlético, dia 2, terá chapa única, liderada por Daniel Nepomuceno, atual vice-presidente. As inscrições se encerraram ontem, e nenhum concorrente se apresentou para o pleito. No grupo de Nepomuceno, estão Manoel Saramago (na vice-presidência), Rodolfo Gropen (diretor de planejamento), Adriana Branco (diretora-executiva), Lásaro Cândido da Cunha (diretor jurídico), Carlos Fabel (diretor financeiro) e Domênico Bhering (diretor de comunicação). São aptos a votar 419 conselheiros.