Atlético

ATLÉTICO

Aposentado há cinco anos, Marques é cobrado por torcida e mantém sonho do jogo de despedida

Ex-jogador gostaria de vestir a camisa do Atlético pela última vez em evento oficial

postado em 20/01/2015 09:55 / atualizado em 20/01/2015 11:49

Jorge Gontijo/EM/D.A Press.

Marques Batista de Abreu. O nome do camisa 9 do Atlético no fim dos anos 90 e em quase toda a década de 2000 (com três passagens no período) marcou milhares de atleticanos pelos dribles, gols e assistências. Mesmo sem os títulos de peso conquistados pela geração atual, o ex-jogador ainda mantém seu espaço de ídolo com a torcida.

O último jogo de Marques pelo Galo diante da torcida alvinegra foi no Campeonato Mineiro de 2010, diante do Ipatinga, quando ele marcou o segundo gol da partida e emocionou o Mineirão na festa do título estadual. Apesar disso, ele não teve o contrato renovado, a pedido de Vanderlei Luxemburgo, técnico do Alvinegro à época, e a aposentadoria, prevista para dezembro daquele ano, foi antecipada. A partir dali, promessas de um jogo de despedida nasceram, mas o projeto nunca saiu do papel.

Passados quase cinco anos, Marques revela que ainda é cobrado pelos torcedores, mas que tudo depende de uma vontade do Atlético.”Eu não devo opinar. É o que o Atlético pensa. O torcedor deve ter o gostinho de me ver com a camisa do Atlético mais uma vez. Onde eu vou as pessoas me perguntam do jogo de despedida. Já se vão cinco anos... Eu fico muito agradecido”, disse ao Superesportes.

Segundo Marques, o ex-presidente Alexandre Kalil não demonstrou muito interesse em realizar o jogo festivo. “O que eu senti da última diretoria é que não se importava muito. Do Daniel Nepomuceno, eu não sei o que pensa. O olhar do torcedor é muito gratificante. Ainda está na memória da turma o que a gente fez com a camisa do Atlético. Se o Atlético olhar isso com carinho e achar que deve ser feito, eu vou achar muito bacana. É uma questão muito mais da nova direção. Também é preciso olhar se tem agenda, data disponível. É um assunto muito complexo”.

Eugenio Gurgel/EM/D.A.
Questionado se as taças do time atual apagavam os feitos de outras gerações do Galo, Marques não teve dúvida em afirmar que o esforço dos jogadores das décadas de 1980, 1990 e 2000 foi primordial para reestruturar o Atlético e tornar o clube vencedor. Pelo Alvinegro, Marques conquistou uma Copa Conmebol (1997) e três Campeonatos Mineiros.

“O torcedor sabe que o momento mais antigo do Atlético era sofrido. Imagina se num momento anterior a esse seria fácil contratar algum jogador de nome?. O Atlético vivia inúmeras dificuldades financeiras e estruturais. Eu lembro de uma época que não tinha campo para treinar. A fase de agora é maravilhosa, mas houve gerações lá atrás que cavaram coisas importantes. Houve um processo ali atrás, com certo sacrifício, para se alcançar o patamar de hoje. O torcedor sabe que uma turma lá atrás precisou suar com essa camisa para transformar o time”, justificou.

Por fim, o ex-jogador, que está com 41 anos, disse que foi procurado por torcedores, via redes sociais, que sonhavam em vê-lo em campo diante do Estudiantes, no amistoso que seria disputado pelo Atlético no dia 24 de janeiro, mas foi cancelado por falta de voos para a equipe argentina.

“Eu até vi recentemente algum movimento da torcida para fazer o jogo de despedida contra o Estudiantes. É um movimento muito legal. Pena que o jogo foi cancelado”, finalizou.

Antes do início dos jogos oficiais da temporada 2015, o Atlético tem amistoso contra o Shakhtar Donetsk (Ucrânia), dia 21 de janeiro, no Independência.

Tags: marques atlético despedida galo nepomuceno