Atlético

CAMPEONATO MINEIRO 2015

Vitória sobre a desconfiança

Galo se recupera dos tropeços nos três jogos anteriores, e vence o lanterna, Guarani. De moral renovado, parte para um duelo pela liderança no clássico com o Cruzeiro

postado em 02/03/2015 08:50

PAULO FILGUEIRAS / EM DA PRESS
Foi custoso para o Atlético, que demorou a engrenar. Depois de primeiro tempo preocupante, o Galo venceu o Guarani por 2 a 0, ontem à tarde, no Independência, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Além de retomar a vice-liderança, ele recuperou em parte a confiança dos torcedores, abalada por três derrotas consecutivas: duas pela Copa Libertadores (2 a 0 para o Colo Colo, fora; 1 a 0 para o Atlas, em casa) e outra pelo Estadual (2 a 1 para o América, de virada, também no Horto). A vitória sobre o time de Divinópolis não poderia ter ocorrido em melhor hora. Afinal, no domingo o alvinegro terá pela frente uma disputa direta pela liderança com o arquirrival Cruzeiro, às 16h, no Mineirão. Quanto ao Bugre, na lanterna, vai para confronto no pé da tabela com o Democrata-GV, sábado, às 16h, no Farião.

A campanha pouco empolgante do time de Levir Culpi na Libertadores desmotivou a Massa. O pequeno público que foi ao estádio ontem teve uma sensação de abandono e desconfiança. Poucas vezes a casa do Galo esteve tão vazia, mesmo em jogos do Estadual, em que a campanha é razoável – venceu antes Tupi e Mamoré por 2 a 0 e Democrata-GV por 2 a 1, além da derrota para o Coelho, entre os dois revezes no torneio continental.

Levir já enfatizava a importância da torcida para o Galo antes da partida contra o Guarani: “Mas o jogador também precisa demonstrar em campo para o torcedor o quanto ele está se dedicando. Assim, tudo vai caminhar bem”, ponderou.

“Quem é Galo sempre vai à luta”, estampava uma faixa pendurada no setor reservado aos sócios do programa Galo na Veia. E foram os fiéis torcedores os donos do espetáculo no Independência. Enquanto eles cantavam sem parar, os jogadores tinham muita dificuldade para se desvencilhar da marcação do time do interior.

VITÓRIA COM DEFENSORES
Foi um jogo intenso, mas bastante truncado, de raros lances que arrancaram aplausos da torcida, pelo menos na etapa inicial. Nos primeiros minutos, o Guarani pressionou mais, teve algumas chances de marcar, mas sofreu com a falta de qualidade de seus finalizadores. Alívio para os torcedores, que se empolgaram com dois lances que poderiam ter dado certa tranquilidade no início. Com postura bem diferente em relação aos jogos anteriores, Carlos dominou a bola no peito e mandou uma bomba na trave. Em seguida, Luan desperdiçou outra oportunidade. O baixinho preferido da Massa, aliás, não estava no melhor dia. Facilmente marcado, errou passes em demasia e até cobranças de falta. Coube a um zagueiro inaugurar o marcador: Jemerson concluiu de cabeça cobrança de escanteio no canto esquerdo de George.

Ainda bem distante de atender às expectativas dos atleticanos, o armador Cardenas foi substituído por Cesinha no intervalo. O colombiano, anulado pelo volante Jataí, nada havia feito. Diferentemente do substituto. Mais atuante nas jogadas ofensivas, logo no primeiro lance ele fez boa jogada pela direita e tocou para Patric finalizar, mas o lateral enfeitou demais e perdeu a bola para o marcador. Pouco depois, Cesinha lançou a Rafael Carioca, que bateu de primeira sobre o goleiro.

Quem acabou definindo a vitória foi Lucas Cândido. Dodô recebeu livre na área e poderia ter chutado. Chegou até a driblar o goleiro, mas percebeu a chegada do volante, improvisado na lateral esquerda, e deixou para o companheiro marcar o segundo gol. Alegria do prata da casa, que ficou longo tempo afastado devido a contusão. Festa da torcida novamente no Horto.


FICHA TÉCNICA

Atlético 2 x 0 Guarani
Atlético: Victor; Patric, Edcarlos, Jemerson e Lucas Cândido; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan, Cárdenas (Cesinha, intervalo) e Dodô; Carlos
Técnico: Levir Culpi
Guarani: George; Jaílson, Marx, Tiago Papel e Iago; Jataí (João Carlos, 36 do 2º), Leandro Ferreira, Carlos Renato (Tardelli, 14 do 2º) e Michel Cury; Fábio Júnior (Walterson, 27 do 2º) e Marcinho
Técnico: Gian Rodrigues
Estádio: Independência
Gols: Jemerson 36 do 1º; Lucas Cândido 22 do 2º
Árbitro: Jéferson Antônio da Costa
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Luiz Antônio Barbosa
Cartão amarelo: Lucas Cândido
Pagantes: 5.216
Renda: R$ 97.915



ATLETICANAS...

REFORÇO NO CLÁSSICO?
O Atlético vai iniciar hoje cedo a semana de preparativos para o clássico de domingo com o Cruzeiro, na expectativa da recuperação de jogadores que estão no Departamento Médico. O zagueiro Leonardo Silva foi operado de um dedo da mão esquerda e está em tratamento. Os laterais Marcos Rocha e Douglas Santos sofreram lesões musculares. Pedro Botelho, que era opção para a lateral esquerda, também se contundiu. Os armadores Guilherme e Giovanni Augusto se machucaram ainda na pré-temporada. E a principal baixa, o argentino Lucas Prato, com problema muscular, só deve retornar em duas semanas. O reserva Jô também se lesionou. O único desses que deve ser liberado é Douglas Santos.

‘Atrás do Ponto’
O técnico Levir Culpi admitiu que ainda não conseguiu “achar o ponto do time”. Satisfeito com o resultado, mas irritado com a atuação diante do Guarani, o treinador avisou que será obrigado a promover uma rotatividade na equipe neste início de temporada. As mudanças serão necessárias para resolver o drama da série de contusões: “O nosso problema é esse, o time não está funcionando, e vamos ter de achar uma solução para isso”, reforçou, elogiando bastante os garotos da base, que fizeram a diferença ontem.

SEM CONVITE DA CBF
Levir Culpi negou ter recebido proposta para comandar a Seleção Brasileira Sub-20. “Não procede essa informação. Não tenho nada para falar. Até gostaria de treinar a Seleção Sub-20, mas, sinceramente, não tenho nenhum convite, não tem nada oficial e nada para responder.”