Atlético

UM MOMENTO NA HISTÓRIA

A despedida de um campeão brasileiro

postado em 02/04/2015 08:21 / atualizado em 09/12/2015 16:19

Arquivo / Estado de Minas
Campeão brasileiro de 1971, o goleiro Renato deixou o Atlético em março do ano seguinte. Concentrado para o jogo contra o Fluminense de Araguari, dia 29, no Mineirão, na estreia do Galo no Campeonato Mineiro, ele foi cortado poucas horas antes, assim que se confirmou seu empréstimo ao Flamengo até dezembro daquele ano. “Como o negócio somente ficou acertado pela manhã, entre os presidentes Nelson Campos e André Richer, num contato telefônico, o goleiro apenas foi avisado na parte da tarde e saiu da concentração”, explicou o Estado de Minas do dia 30.

O Atlético receberia pelo empréstimo Cr$ 100 mil e se, em janeiro de 1973, o Flamengo decidisse comprar o jogador teria de pagar mais Cr$ 400 mil. Na ocasião, Renato sonhava em ser convocado para a Seleção Brasileira, e, no clube, havia perdido a condição de titular para o uruguaio Mazurkiewicz, contratado em dezembro de 1971 – ele somente jogaria contra o Fluminense de Araguari (o Atlético goleou por 6 a 0) porque o uruguaio estava contundido no pulso da mão direita. Careca acabou sendo o titular.

O goleiro garantia não levar mágoa de ninguém e disse que pretendia voltar um dia ao Atlético, que defendia desde 1970 (vindo do Uberlândia), num total de 86 partidas: “Sei que ninguém intencionalmente quis me prejudicar. Sempre há um melhor que a gente e não se pode lutar contra os conceitos já formados. O Mazurkiewicz veio por um preço alto, com mais experiência e fama. Tinha de ser o titular”, comentou Renato. “Pela primeira vez, eu deixo um clube contra minha vontade, mais por necessidade”.

MUDANÇA
Depois de se apresentar ao Flamengo, Renato voltou a Belo Horizonte, para entregar o apartamento em que morava no conjunto JK e cuidar da mudança, e esteve na Vila Olímpica para se despedir dos companheiros e funcionários do Atlético em 4 de abril. Também conversou muito com o técnico Telê Santana e agradeceu o apoio da torcida atleticana: “Os torcedores me ajudaram muito num momento difícil. Será impossível esquecer aquela Massa gritando meu nome contra o São Paulo, na primeira partida do triangular final do Campeonato Nacional. Espero voltar um dia ao Atlético e poder retribuir tudo que fizeram por mim da maneira que sei, esforçando e evitando gols”.

Renato, no entanto, acreditava que seria comprado pelo Flamengo no fim do empréstimo, o que de fato ocorreu. Na verdade, o goleiro, natural do Rio de Janeiro, estava voltando ao clube carioca, no qual começou nas categorias de base. Ele defendeu o time rubro-negro até 1975, totalizando 187 jogos. Depois, passou por Fluminense, Bahia e Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos. Na Seleção Brasileira, disputou apenas dois amistosos em 1973 e fez parte do grupo na Copa do Mundo da Alemanha, no ano seguinte. Ao fim da carreira, tornou-se treinador de goleiros e voltou a morar em Uberlândia.

Tags: mnh atleticomg