Atlético

ATLÉTICO

Com um gás a mais

De fora das convocações da Seleção, os jogadores atleticanos podem se aproveitar dos desfalques de rivais para acumular pontos nos próximos dois meses e brigar pelo título

postado em 22/05/2015 09:18

EM DA PRESS
Sem nenhum jogador convocado para o Mundial Sub-20, na Nova Zelândia, ou para a Copa América, no Chile, o Atlético espera se beneficiar da vantagem de ter grupo mais completo para se dar bem no turno do Campeonato Brasileiro. Enquanto seus concorrentes na luta pelo título nacional ficarão desfalcados dos principais jogadores nos dois próximos meses, o Galo manterá intacta a equipe que vem atuando agora e sonha em assegurar as primeiras posições, podendo chegar no domingo à liderança.

O Mundial de Juniores ocorrerá de 29 de maio a 20 de junho, e a Copa América será de 11 de junho a 4 de julho. E é justamente nesse período que o Galo terá diversos confrontos difíceis, como o clássico com o Cruzeiro (no Independência), além de encarar Santos, Flamengo, Internacional e Corinthians. Os desfalques alvinegros seriam pontuais, por suspensão ou contusão.

Das 20 equipes da Série A, Cruzeiro e Corinthians são os que mais perderam atletas para as seleções nacionais: quatro, cada um. A Raposa ficará sem o goleiro Georgemy e o atacante Judivan, que estarão na Nova Zelândia, e sem o lateral chileno Mena e o armador uruguaio De Arrascaeta, que defenderão suas nações na Copa América – o atacante Leandro Damião pode ser um quinto desfalque, já que está na lista de suplentes do técnico Dunga. Atlético-PR, Flamengo, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, Santos São Paulo e Vasco são os outros times desfalcados no período.

O atacante Thiago Ribeiro ressalta que o Galo ganha um trunfo quando não perde nenhum titular para as seleções nacionais: “Temos jogadores com potencial para jogar na Seleção Brasileira. O próprio Marcos Rocha, eleito três vezes o melhor da posição no Brasileiro, é um exemplo. Mas, em compensação, analisando que alguns clubes vão estar desfalcados, torna-se um fator positivo. Não perdemos nenhum, temos todos à disposição, mas torcendo para que ninguém se machuque. Se o Levir tiver todos disponíveis para escalar, o time fica com mais condições de lutar pelo título brasileiro. A qualidade do grupo faz toda a diferença”.

Atualmente, o único selecionável do Atlético é o lateral-esquerdo Douglas Santos, cotado para disputar a Olimpíada no ano que vem. Argentinos do grupo, o armador Dátolo e o atacante Lucas Pratto foram preteridos pelo técnico Tata Martino. O atacante Carlos tinha boa chance de ser chamado para a Seleção Sub-20, mas sua relação com a CBF ficou estremecida após ele ter pedido dispensa devido a uma lesão muscular em janeiro e poucos dias depois aparecer em campo pelo Galo. Talvez por causa desse incidente envolvendo o clube, o volante atleticano Eduardo, presente na maioria dos jogos preparatórios, tenha ficado fora da lista final.

Artilheiro da equipe no ano, com nove gols, Lucas Pratto aguarda uma chance, mas sabe que seu desejo dependerá da performance do Galo. Por isso, prega total empenho no Brasileiro: “Sou argentino e o sonho sempre vai existir. Sei que disputo com os melhores do mundo. É muito difícil que Tata Martino olhe para este lado. Talvez para o meio-campo e defesa busque alternativas em outro mercado do futebol, mas no ataque a mira é na Europa. Enquanto não sou chamado, focaremos no Atlético nas competições que restam”.

MESMO TIME Satisfeito com a postura alvinegra na goleada sobre o Fluminense por 4 a 1, em Brasília, o técnico Levir Culpi deve repetir a formação diante do Atlético-PR, domingo, às 16h, em Curitiba, com apenas um volante: Rafael Carioca. Leandro Donizete está livre de suspensão, mas treinou no time reserva, ontem, na Cidade do Galo. Com isso, o setor ofensivo terá Carlos, Thiago Ribeiro, Lucas Pratto, Dátolo e Luan, com os dois últimos ajudando no meio-campo.

O armador Guilherme, recuperado de contusão leve na coxa esquerda, participou de atividade tática, mas não irá para o jogo. Ele deve ficar mais alguns dias intensificando a parte física. Seu retorno pode ocorrer diante do Vasco, no fim de semana que vem, no primeiro jogo do Galo no Independência pelo Brasileiro.

ATLETICANAS...

Vacinação

Os jogadores do Atlético foram vacinados contra a gripe antes do treino de ontem. É uma medida preventiva do clube, já que o armador Giovanni Augusto e o preparador físico Rodolfo Mehl sofreram com o efeito da doença na semana passada e tiveram de ser liberados das atividades.

Antecipação
Temendo possíveis paralisações nos aeroportos por causa das condições climáticas, o Atlético antecipou a viagem para Curitiba para hoje às 18h30. A preparação vai ser encerrada amanhã pela manhã, no CT do Coritiba.