Atlético

ATLÉTICO

Experiência russa deixa Rafael Carioca à vontade como primeiro volante no time do Atlético

No esquema ofensivo de Levir Culpi, jogador é o único volante de ofício no time

postado em 23/05/2015 13:11 / atualizado em 22/05/2015 18:38

Bruno Cantini/ Atlético
A passagem pelo futebol russo, entre 2011 e 2014, rendeu uma experiência que se mostra bastante útil agora a Rafael Carioca. Foi pelo Spartak Moscou que o meio-campista acumulou atuações como primeiro volante, função que cumpre agora no Atlético.

A nova formação tática alvinegra tem apenas um volante. Rafael Carioca se mostra à vontade. Ele reconhece que a marcação não é seu forte, mas usa a consciência tática para compensar.

“Joguei três anos na Rússia de primeiro volante. Nos últimos anos joguei saindo mais para o ataque. Não tem problema. Tenho uma boa saída de bola, não sou muito de marcar, mas sei posicionar bem”, disse.

A intensa movimentação de Luan, no ataque e, principalmente, recompondo o meio-campo, é um trunfo para o esquema. “Não me sinto sobrecarregado pelo fato de o Luan ser volante de origem, ele sabe se posicionar. Quando joga um só de volante e os dois pelos lados fica tranquilo. Sem a posse, a gente joga atrás da linha da bola.”

Neste domingo, o Atlético encara o xará paranaense em Curitiba, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro mira a vitória para seguir no topo da tabela, ou pelo menos um empate: “Nosso combinado é ganhar ponto fora de casa, nem que seja empate, dependendo do jogo. Se perder, fica difícil brigar pelo titulo”, disse Carioca.

Tags: atlético galo seriea brasileiro rafael carioca