Atlético

ATLÉTICO

De afastado a esperança

Depois de desistir de briga com o Atlético na Justiça, Giovanni Augusto vê sua trajetória no clube mudar radicalmente. Domingo, ele deve aparecer entre os titulares contra o Vasco

postado em 29/05/2015 09:19 / atualizado em 29/05/2015 09:25

 Bruno Cantini / Atlético
Quem espera sempre alcança. O dito popular serve para qualquer jogador do Atlético, sejam os mais prestigiados, aqueles que ficam no banco de reservas ou os que raramente são relacionados. Para o armador Giovanni Augusto, revelado no clube e considerado promessa em 2009, a chance veio repentinamente. Em pouco tempo, ele se livrou de problema com o Galo na Justiça, renovou o contrato até maio de 2018 e vem se tornando o 12º jogador de Levir Culpi. O prata da casa deve ser a principal novidade entre os titulares diante do Vasco, domingo, às 16h, no Independência, no primeiro compromisso alvinegro em casa pelo Campeonato Brasileiro.

Giovanni Augusto atuou todo o tempo entre os titulares no treino de ontem, na Cidade do Galo, enquanto Thiago Ribeiro e Carlos se revezaram pelo lado esquerdo. Será a segunda vez que o jogador de 25 anos começará uma partida no Nacional – ele teve bom desempenho e foi elogiado por Levir no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, na primeira rodada, em São Paulo.

O armador encara o atual momento como um recomeço. No ano passado, ele foi o principal nome do Figueirense na Série A e Levir pediu à diretoria para reintegrá-lo. “Estou muito feliz, porque o time é bom, tem qualidade e queremos brigar para ser campeões. A chance não vai cair do céu, e não quero me acomodar. Vou trabalhar ao máximo para corresponder à confiança do treinador” diz.

Em janeiro, Giovanni machucou o joelho direito e ficou dois meses sem jogar. Nesse período, não chegou a acordo financeiro com o Atlético e acionou o clube na Justiça do Trabalho, exigindo indenização, direitos trabalhistas e rescisão indireta de contrato. Retirou a ação, teve o salário reajustado e virou opção na equipe. Escalado no segundo tempo na decisão do Campeonato Mineiro, contra a Caldense, foi bem e aumentou seu prestígio com Levir. Ele atuará mais centralizado, ao lado do argentino Dátolo. Com o armador, a equipe ganhará também nas cobranças de faltas, já que Giovanni tem tido bom aproveitamento nos treinos.

Contra o Vasco, Leonardo Silva completará 200 jogos com a camisa atleticana e receberá homenagens. O zagueiro chegou ao clube no começo de 2011, depois de duas temporadas no arquirrival Cruzeiro. No primeiro ano, ficou longo tempo no departamento médico, se recuperando de grave lesão no joelho direito. “É uma trajetória longa, com trabalho e dificuldades. Fico feliz em atingir essa marca”, ressalta o capitão, de 35 anos. Domingo, ele vai reencontrar o goleiro em quem marcou o gol mais importante da carreira: o uruguaio Martín Silva, que defendia o Olimpia na decisão da Libertadores de 2013 – o zagueiro fez o segundo, de cabeça, na vitória por 2 a 0, no Mineirão.

ESTREiA Emprestado pelo Cruzeiro até maio de 2016, o atacante colombiano Riascos foi regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) e deve estrear pelo Vasco contra o Atlético, no Horto. Será a primeira vez que ele enfrentará o Galo desde que perdeu o pênalti – defendido por Victor – nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013, quando jogava pelo Tijuana. Em abril, Riascos foi relacionado por Marcelo Oliveira para o clássico entre Cruzeiro e Atlético no Independência (empate por 1 a 1), mas não entrou em campo. O pênalti perdido em 2013 rendeu a ele até participação em música cantada pela torcida atleticana nos estádios. O volante Serginho, que ainda tem os direitos ligados ao Galo, desfalcará o cruz-maltino.