Atlético

ATLÉTICO

Autor de golaço na Taça BH é monitorado desde os oito anos e já tem contrato com a Adidas

Vinicius chegou ao Atlético aos 11 anos e tem se destacado nas categorias de base

postado em 10/07/2015 12:30 / atualizado em 10/07/2015 16:32

REPRODUÇÃO
Destaque da goleada do Atlético sobre o Guarani do Paraguai, por 5 a 1, na estreia da Taça BH, o meia-atacante Alessandro Vinicius Gonçalves da Silva, de 16 anos, tem chamado atenção de quem acompanha de perto a categoria de base no clube.

Mesmo tão jovem, Vinicius já tem contrato de patrocínio com a Adidas. O vínculo se estende até 2018. Observadores da multinacional o monitoraram em um torneio no Rio de Janeiro. Entre outros benefícios, o jogador recebe, trimestralmente, R$ 12 mil em produtos esportivos (bonés, camisas, tênis, chuteiras, shorts e mochilas).

O técnico do Atlético, Levir Culpi, também acompanha os passos da jovem promessa. Vinícius participou de alguns treinamentos com os profissionais. No início do ano, aplicou um "chapéu" no lateral Patric, provocando brincadeiras entre os outros jogadores. Reconhecido pelo bom futebol, Vinicius tem recebido conselhos de Luan e Maicosuel.

“Eles (atletas do profissional) são muito simples, humildes demais. Eles conversam muito com a gente, principalmente o Luan e o Maicosuel. Orientam, falam para termos foco, não se deslumbrar e trabalhar forte”, afirma Vinicius, que tem contrato de três anos com o Galo.

Quem administra a carreira do jogador são investidores de Santa Maria de Itabira, antigos proprietários da rede de supermercados Bretas. Com forte ligação com o Galo, o grupo investe em atletas jovens. Entre outros, era detentor dos direitos econômicos de Éder Luis e Renan Oliveira.

Família humilde e início precoce

REPRODUÇÃO
Vinicius é de origem humilde. A mãe é aposentada e o pai, vigia. Além dele, outros cinco irmãos compõem a família. Comprar uma casa para a mãe é seu maior sonho. “Temos uma casa muito simples. A primeira coisa que quero quando conseguir juntar um bom dinheiro é ajudar minha mãe, que sempre foi muito trabalhadora e guerreira. Espero conseguir comprar uma casa para ela”, conta. O curioso é que um de seus irmãos já passou pela base do Atlético e o outro, de 10 anos, já é monitorado.

Vinicius começou a treinar em uma escolinha, em Santa Maria de Itabira, aos seis anos e, aos oito, já era observado pelo Atlético. Antes de ser contratado pelo clube, visitou a Cidade do Galo pela primeira vez aos 10 anos e se impressionou com o que viu. Quando chegou à equipe, no fim de 2011, o meia-atacante integrou uma categoria com atletas mais velhos, já que não havia grupos com a sua idade.

“Eu sou meia-armador, mas também atuo em outras posições. Agora na Taça BH estou jogando de atacante, mas volto para ajudar na marcação, como exige o futebol atual”, destaca Vinicius, que marcou um golaço na goleada sobre o Guarani, por 5 a 1.

“É importante estrear bem, marcando gol. Mas estou focado no título, tenho muita humildade. Amanhã (sábado) teremos mais um jogo difícil pela frente. Um bom campeonato é importante para minha formação e visibilidade também”, afirma.

O Galinho enfrenta o Verdão neste sábado, às 17h, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. “Tenho me dedicado bastante. O treinador sempre fala que somos artistas, temos que trabalhar forte para fazermos apresentações brilhantes”.

Outro objetivo da jovem promessa é ser convocado para a Seleção Brasileira. Embora não tenha envergado a camisa amarelinha, já ajudou o Galo a golear a equipe brasileira. “Joguei contra a Seleção Brasileira Sub-15, que veio com uma categoria mais nova. Não demos chance, e vencemos por 5 a 1”.

Tags: base contrato adidas Vinícius Gonçalves da Silva