Atlético

ATLÉTICO

Matemática de campeão

Para chegar ao título do Brasileiro, Atlético precisará de pelo menos mais 10 vitórias e quatro empates nos 18 jogos restantes. Oito das partidas serão disputadas em casa

postado em 29/08/2015 11:00 / atualizado em 29/08/2015 16:05

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
A pouco mais de três meses para o fim da temporada de 2015, o Campeonato Brasileiro passa a ser a obsessão dos jogadores do Atlético e do técnico Levir Culpi. Com o fim da participação na Copa do Brasil, o objetivo da equipe é atingir outra vez a regularidade na competição por pontos corridos para chegar a dezembro em condições reais de conquista. Levir calcula que um aproveitamento de cerca de 70% tiraria o time alvinegro de longo jejum sem o título nacional, que não vem desde 1971. Na realidade, um desempenho até mesmo inferior – 73 pontos ou 64% do total – seria suficiente para o título.

O caminho do Galo em busca do troféu volta a ser traçado neste domingo, diante do Fluminense, no Maracanã. Contra uma equipe que costuma jogar bem em seus domínios, um empate já seria considerado satisfatório, de acordo com a calculadora alvinegra, embora o desejo do grupo seja conquistar os três pontos. Caso mantenha a performance razoável como visitante neste Brasileiro (que hoje é de 51,85%), o segredo será vencer sempre em Belo Horizonte, sobretudo contra adversários diretos e de tradição, como é o caso de Corinthians e Internacional.

A caça ao Timão, líder da competição, será a tônica central para os mineiros nas 18 rodadas restantes: por isso, é necessário “fazer algo a mais” do que o concorrente a cada partida. Apesar das dificuldades, o cenário ainda é otimista para os atletas. “A equipe está se reencontrando, com futebol competitivo e aguerrido. Esperamos que a gente consiga se reencontrar no Brasileiro. Continuamos a ser um dos favoritos por tudo o que estamos fazendo nos últimos tempos. É preciso digerir bem essa eliminação na Copa do Brasil para transformá-la em motivação, para impedir que o Corinthians dispare na liderança e buscar o Brasileiro”, afirma o goleiro Victor.

Dos primeiros colocados, o Galo pegará apenas o Corinthians na capital mineira neste restante de returno. O outro foi o Palmeiras, mas o time alvinegro começou bem a trajetória ao vencer a equipe de Marcelo Oliveira, uma das aspirantes ao título, por 2 a 1, no fim de semana anterior. Longe da torcida, terá confrontos perigosos e que exigirão muita atenção e disciplina tática, como diante do Sport (31ª rodada), São Paulo (35ª) e Grêmio (37ª). Nesse caso, com dois empates nos três jogos, o time sairia no lucro.

Levir entende que o Campeonato Brasileiro está totalmente indefinido: “Não gosto de fazer projeções. Reconheço que, se chegarmos a uns 70% de aproveitamento, provavelmente seremos campeões. Mas onde vamos buscar os pontos? Não tem resposta. Não tem nenhum timaço, coordenado para ser favorito. Por isso temos de ser humildes, valorizar muito as vitórias e trabalhar em cima de erros e acertos. A continuidade é que vai nos dar uma segurança de resultados”.

POUPADOS O volante Rafael Carioca e o armador Giovanni Augusto foram poupados do treino da tarde de sexta-feira, na Cidade do Galo. Ambos apresentaram desgaste muscular depois da derrota para o Figueirense por 2 a 1, em Florianópolis, mas Levir confia que estarão em campo contra o Flu. Impedido de jogar a Copa do Brasil por ter atuado pelo Santos, o atacante Thiago Ribeiro reforçará o Galo. Outro que deve retornar é o atacante Carlos, recuperado de entorse no joelho direito.

Arte Paulinho Miranda/Foto: Rodrigo Clemente/EM DA PRESS

Tags: atleticomg seriea atlético Levir Culpi