Atlético

ATLÉTICO

Caça ao líder

Atlético encara o Furacão no Independência e aposta em 'tabela favorável' para retomar a primeira colocação do Corinthians nas próximas três rodadas do Campeonato Brasileiro

postado em 02/09/2015 10:00

EM DA PRESS
A caça do Atlético ao Corinthians promete capítulos de alta tensão nas próximas partidas do Campeonato Brasileiro. Para voltar ao primeiro lugar, posição que ocupou por seis rodadas consecutivas no turno, o time mineiro terá de fazer seu papel e ainda contar com tropeços do concorrente direto. A sequência de jogos da equipe de Levir Culpi se torna favorável – ao menos na teoria – para que o objetivo de retornar ao topo seja cumprido. O Galo encara o Atlético-PR, hoje, às 21h, no Independência, e já mira a perspectiva de resultados positivos contra o Vasco, sábado, no Maracanã, e diante do Avaí, na próxima semana, novamente no Horto.

Enquanto os atleticanos enfrentarão três adversários com pretensões mais modestas na competição, o Corinthians terá pela frente três pedreiras, que brigam por vaga no G-4 e sonham com o título: Fluminense (em casa), Palmeiras (fora) e Grêmio (em casa). O Galo precisa tirar uma diferença de quatro pontos nas 17 partidas restantes para chegar em condições reais de título. Um dos desafios é justamente tomar todo o cuidado para não deixar o Timão disparar ainda mais na classificação.

Curiosamente, caso os resultados do turno se repetissem na sequência de Atlético e Corinthians, o time mineiro conseguiria recuperar a liderança dos paulistas na semana que vem. No turno, apesar de ter sido derrotado pelo Atlético-PR em Curitiba, o Galo emplacou duas vitórias consecutivas, marcando seis pontos. Em contrapartida, na primeira fase e diante dos adversários de agora, o Timão obteve apenas um ponto, o do empate sem gols com o Fluminense, no Maracanã. Em seguida, a equipe de Tite perdeu o clássico com o Palmeiras (2 a 0) e o duelo com o Grêmio (3 a 1), em Porto Alegre.

Apesar da possibilidade de encostar no alvinegro paulista, o atacante Luan avalia que os duelos contra equipes da parte de baixo da classificação podem ser perigosos: “Temos tudo nesses três jogos, se somarmos nove pontos e o Corinthians tropeçar, para voltar à liderança. Mas eu prefiro jogar contra os de cima do que os lá de baixo. Os caras arrancam força não sei de onde. Mas vamos procurar vencer e temos tudo para conquistar a liderança e não sair mais de lá”.

Giovanni Augusto tem o mesmo pensamento e vê a necessidade de o Galo fazer o dever de casa e não dar espaço a seus próximos rivais: “Na teoria, temos jogos que o torcedor considera que serão mais fáceis, mas sabemos das dificuldades de enfrentar essas equipes. O Corinthians terá jogos complicados, diante de concorrentes diretos, em que pode perder pontos. Mas temos de fazer nossa parte, focar em vencer sempre. Vamos torcer para que eles possam tropeçar e a gente voltar a brigar pela liderança”.

MUDANÇAS
Contra o Furacão, o Atlético terá duas ausências importantes: o lateral-esquerdo Douglas Santos (servindo à Seleção Brasileira, nos Estados Unidos) e o volante Rafael Carioca (suspenso). Levir Culpi não definiu os substitutos. Na esquerda, o favorito à vaga é Patric, que já atuou de lateral-direito e avançado na ponta. No meio-campo, o argentino Dátolo tem boa chance de ser titular, com Josué correndo por fora. A novidade entre os relacionados é a presença do lateral-esquerdo Mansur (ex-Vitória), lembrado pela primeira vez por Levir. Ele está inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF desde a semana passada.

O ADVERSÁRIO
Um time sem energia

Às vésperas da partida contra o xará mineiro, o Atlético-PR enfrentou uma situação peculiar: por atraso no pagamento da conta, a Arena da Baixada, um dos 12 estádios do Brasil na última Copa do Mundo, teve a energia cortada na segunda-feira e religada ontem depois que o clube quitou o débito junto à Copel (Companhia Paranaense de Energia). O valor da dívida não foi divulgado, e o Furacão não se pronunciou sobre o assunto. O corte ocorreu dois dias depois da goleada sobre o Goiás por 3 a 0. Já na viagem a Belo Horizonte, a equipe rubro-negra chegou sem problemas. Contra o Galo, o técnico Milton Mendes não terá o zagueiro Vilches (machucado) nem o volante Otávio (convocado para a Seleção Brasileira Olímpica). Kadu e Deivid serão escalados.