Atlético

SÉRIE A

Atlético x Corinthians: veja comparativo de cartões, faltas e pênaltis dos candidatos ao título

Equipes são as principais concorrentes ao título nacional em 2015

postado em 03/09/2015 19:56 / atualizado em 05/09/2015 14:55

Ramon Lisboa/EM/D.A Press


'O jogo só acaba quando o juiz apita". A frase tão citada no meio do futebol não é tão verdadeira quanto parece. A derrota do Atlético para o xará Paranaense na última quarta-feira é assunto que não deve sair da cabeça dos alvinegros tão cedo. A torcida questionou bastante as atuações do árbitro Marcelo de Lima Henrique e dos auxiliares Elan Vieira e Marlon Rafael, e mostrou sua indignação no Independência com gritos de “vergonha”, “Corinthians” e aplausos irônicos, insinuando que há favorecimento à equipe paulista na disputa. O Galo teve Marcos Rocha expulso por reclamação e sofreu o gol em cobrança de pênalti de Walter, depois de choque entre Victor e Ewandro na grande área.

Por conta dessa polêmica, o Superesportes fez uma análise das 22 súmulas de Atlético e Corinthians no Brasileiro para levantar cartões amarelos, cartões vermelhos e pênaltis marcados a favor e contra. Números de faltas do site Footstats enriqueceram o comparativo. Vale ressaltar que os dados não têm, necessariamente, relação direta com erros ou acertos da arbitragem.

ATLÉTICO

Até o momento, o Atlético é o quarto time que menos recebeu cartões amarelos no Brasileiro. São 46 amarelos e média de 2,09 por jogo. Além disso, o Atlético teve três jogadores expulsos: Patric (8ª rodada contra o Flamengo, após receber o segundo amarelo por retardar o reinício da partida), Leonardo Silva (19ª rodada contra a Chapecoense, expulso direto por impedir uma chance clara de gol) e Marcos Rocha (22ª rodada contra o Atlético Paranaense, após receber o segundo cartão amarelo por reclamação).

A média de faltas do Atlético no campeonato, segundo o site Footstats, é de 12,6 cometidas e de 11,9 recebidas. A média do clube fica abaixo da média do Brasileiro, que é de 14 faltas por jogo.

A equipe alvinegra cometeu dois pênaltis e teve duas penalidades marcadas a seu favor.

CORINTHIANS

Com 39 cartões amarelos recebidos, o Corinthians é a 2ª equipe em número de advertências.

Dois jogadores do Corinthians foram expulsos: o lateral-direito Fágner (8ª rodada contra o Santos, após cometer falta em Lucas Lima. A expulsão foi pelo 2º cartão amarelo. O primeiro foi recebido por reclamação) e o zagueiro Felipe (17ª rodada contra o São Paulo, por cometer uma falta em Centurión. O jogador foi expulso, também, pelo segundo cartão amarelo).

A média de faltas do Corinthians no Brasileiro é menor que a do Atlético: 11,6 cometidas por jogo e 12,8 recebidas. O Timão, assim como o Atlético, está abaixo da média geral do torneio.

O Corinthians teve dois pênaltis marcados a seu favor e nenhum contra. Das demais 19 equipes na Série A, apenas o Coritiba também não teve nenhum pênalti marcado contra.

ATLÉTICO X CORINTHIANS

Cartões amarelos

Atlético - 46 (média de 2,09 e 4º no ranking)
Corinthians - 39 (média de 1,77 e 2º no ranking)

Cartões vermelhos

Atlético - 3
Corinthians – 2

Faltas

Atlético – média de 12,6 cometidas e de 11,9 recebidas
Corinthians – média de 11,6 cometidas e 12,8 recebidas

Pênaltis

Atlético – dois a favor e dois contra
Corinthians – dois a favor e nenhum contra

 

Tags: seriea corinthians corinthianssp arbitragem independência galo atleticopr