Atlético

ATLÉTICO

Resposta em campo

Levir Culpi considera que o Brasileiro está manchado por causa dos erros de arbitragem, mas pede que Atlético deixe os problemas de lado e busque a vitória sobre o Vasco hoje, no Rio

postado em 05/09/2015 11:00

Edesio Ferreira/EM/D.A Press
“O Brasileiro de 2015 já está manchado. Não me lembro de ter havido tamanha comoção em torno da arbitragem. Ficamos desconfiados porque vivemos em um país desonesto. Não temos uma educação dirigida para a honestidade e queremos tirar vantagem das coisas. Acredito em tudo, porque somos, por essência, um país desonesto.” Palavras do técnico Levir Culpi, para quem o estrago causado pelos erros da arbitragem é irreversível, inclusive afetando a credibilidade da competição. Mas o treinador é o primeiro a pedir aos jogadores do Atlético que, hoje, deixem os problemas de lado e se concentrem somente na missão de derrotar o Vasco, na partida que começa às 19h30, no Maracanã, pela 23ª rodada. “O maior problema é tirar esse foco da arbitragem e deixar o time concentrado no jogo. Quero que a equipe tenha uma produção independente da atuação da arbitragem”, afirma o comandante do Galo.

Os alvinegros sabem que a pressão maior estará sobre o time carioca. Mas, para quem tenta o título nacional em dezembro, a responsabilidade de conquistar três pontos em cima do lanterna é grande. Como o Vasco, que vem de goleada histórica para o Internacional por 6 a 0, em Porto Alegre, o Galo amargou resultado ruim na rodada passada (derrota para o Atlético-PR por 1 a 0, em casa) e buscará a vitória também para apagar a má impressão.

O alvinegro leva como trunfo a invencibilidade no Maracanã este ano – venceu o Flamengo por 2 a 0, em junho, e o Fluminense por 2 a 1, domingo – e um aproveitamento razoável como visitante: com 56,6% dos pontos conquistados, tem rendimento pouco inferior ao do líder, Corinthians. No momento em que os paulistas abriram a vantagem para sete pontos, a ordem é buscar a superação e esquecer os recentes erros de arbitragem, que ajudaram a tirar pontos preciosos do Galo.

O volante Rafael Carioca entende que, como vive situação desesperadora, o Vasco tentará dificultar o jogo a qualquer custo: “Esses são os piores jogos, sem responsabilidade alguma do adversário. A pressão é nossa, ainda mais que perdemos em casa. Com todo respeito pelo Vasco, mas brigamos pelo título e temos que ir lá e ganhar o jogo”.

MUDANÇAS

Levir será obrigado a fazer mudanças em praticamente todos os setores por causa dos desfalques: o lateral-direito Marcos Rocha, o zagueiro Jemerson e o atacante Luan (todos suspensos). Ainda há o lateral-esquerdo Douglas Santos na Seleção Brasileira principal e o volante Eduardo e o atacante Carlos na Olímpica. Mas o treinador afirma que não modificará a estrutura tática da equipe atleticana. Com isso, ele deve escalar Patric na direita e Pedro Botelho na esquerda. A zaga terá Edcarlos e Leonardo Silva. Dátolo será mantido no setor ofensivo – ele e Lucas Pratto foram poupados do recreativo de ontem pela manhã, mas viajaram com a delegação.

Habituado a atuar ao lado de Jemerson, Edcarlos entende que não haverá problema em formar dupla com o capitão. Para ele, o Galo precisa ter tranquilidade para continuar a caça ao Corinthians, que fará amanhã o clássico com o Palmeiras, no Allianz Parque: “Cada partida é uma história. O Corinthians terá confrontos diretos e outros jogos difíceis. Sete pontos é uma vantagem boa, mas sabemos que temos condições de tirar. Nosso grupo é forte e experiente. Não adianta desesperar, trazer outro tipo de preocupação para a gente. Estamos focados, vamos jogar contra o Vasco e deixar para lá o Corinthians x Palmeiras”.

Vasco x Atlético

Vasco

Jordi; Bruno Ferreira, Luan, Rodrigo e Christianno; Felipe Seymour (Lucas), Serginho, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão (Rafael Silva)
Técnico: Jorginho

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Jemerson e Pedro Botelho; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Dátolo e Giovanni Augusto; Thiago Ribeiro e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

Estádio: Maracanã
Horário: 19h30
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Evandro Gomes Ferreira e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)

CONFRONTO
Geral (89 jogos)
Vasco Atlético
38 Vitórias 29
22 Empates 22
137 Gols 105

Brasileiros (53 jogos)
18 Vitórias 20
15 Empates 15
70 Gols 61

O adversário

Tempo quente no cruz-maltino

A goleada para o Internacional por 6 a 0 ainda ecoa no Vasco. Torcedores protestaram em frente à sede do clube, ontem à tarde, em São Januário, e, de maneira mais violenta, à noite, na porta do hotel onde o grupo se concentra, na Lapa. Os mais hostilizados foram os atacantes Herrera e Riascos e o zagueiro Rodrigo – que levou um forte tapa na cabeça. Os torcedores ainda atiraram ovos no ônibus da delegação. O técnico Jorginho e o auxiliar Zinho tiveram de intervir, para evitar confusão maior. Lanterna, o Vasco precisa de pelo menos 32 dos 48 pontos em disputa para se manter na elite. Eurico Miranda fez um pronunciamento à tarde, antes da apresentação do atacante Leandrão, ex-Brasil de Pelotas, novo reforço e que já foi até regularizado na CBF. “Não nos conformamos com um resultado de 6 a 0. É vergonhoso. Em nome do Vasco, quero pedir desculpas à torcida. Por último, quero ressaltar que acreditamos. Não tem desistência”, disse. Enquanto Leandrão chega, Dagoberto, cedido pelo Cruzeiro até dezembro, pede afastamento temporário para melhorar sua condição física. Especulado no Náutico, ele abriu mão da remuneração durante a licença e assegurou que não deixará o clube antes do fim do contrato.

Disputa acirrada no G4 A briga pelo G4 promete ganhar mais um capítulo de emoção hoje. Quinto colocado, o São Paulo enfrenta o Internacional às 19h30, no Morumbi, tentando voltar ao grupo dos quatro melhores. Às 21h, o Atlético-PR tenta se segurar na quarta colocação diante do Joinville, na Arena da Baixada. O tricolor paulista pode entrar em campo sem um de seus principais jogadores, o goleiro Rogério Ceni, que será homenageado esta noite pelos 25 anos como atleta do clube. Ele não participou de todo o treino de ontem e, se sua ausência for confirmada, será a 12ª baixa são-paulina no confronto: Denis, Lucão, Luiz Eduardo, Breno, Carlinhos, Luís Fabiano e Alan Kardec estão machucados; Wesley, Thiago Mendes e Alexandre Pato estão suspensos; Rodrigo Caio está a serviço da Seleção Olímpica. Bruno, com dor nas costas, também tem presença incerta. No Inter, a vida do técnico Argel Fucks também não está fácil. Ele, que já não terá o atacante Vitinho (suspenso), recebeu uma má notícia ontem: perdeu o armador Alex, com dor na região lombar.

Tags: atlético seriea futnacional