Atlético

ATLÉTICO

Verón e filho de Telê traçam perfis dos técnicos cotados para assumir o Atlético em 2016

Alejandro Sabella, Muricy Ramalho e Cuca estão entre os favoritos para o cargo

postado em 26/11/2015 17:19 / atualizado em 26/11/2015 17:30

Divulgação e Paulo Fonseca/Esp. EM/D.A Press

Quem será o novo técnico do Atlético? Com o adeus de Levir nesta quinta-feira, três nomes aparecem entre os favoritos para o cargo: Alejandro Sabella, Muricy Ramalho e Cuca. O Superesportes ouviu pessoas que conhecem bem o trabalho dos candidatos, com exceção a Cuca, íntimo do torcedor do Galo pela passagem vitoriosa na Copa Libertadores.

Verón sobre Sabella

REUTERS/Marcos Brindicci
O ex-jogador argentino Juan Sebastián Verón é próximo a Sabella. Ao lado do técnico, o craque foi campeão da Libertadores de 2009 pelo Estudiantes. Para o atual presidente dos Pincharratas, o comandante da Argentina na Copa de 2014 está pronto para se adaptar ao estilo alvinegro.

“Me parece muito bom para um técnico como o Sabella trabalhar no Brasil, mercado bom, liga competitiva. O Atlético Mineiro vem de anos de ganhar campeonatos, copas e tem um bom plantel. Alejandro trabalhou no Brasil como jogador há muitos anos, conhece o meio. São épocas diferentes, mas ele pode se adaptar a tudo”, disse à reportagem.

Sobre o estilo de jogo, Verón destaca a preocupação tática e técnica do vice-campeão do mundo no ano passado.

“É um treinador estudioso, pessoa que se atualiza constantemente. Depois do Mundial no Brasil parou por um tempo, mas está querendo voltar ao futebol Tem um corpo técnico muito bom. É um dos melhores professores da Argentina, muito completo, ajuda demais no dia a dia. Se dedica exaustivamente à parte técnica e tática da equipe”, completou, antes de falar que Sabella não se preocupa em ser ofensivo ou defensivo, mas em fazer as peças disponíveis renderem conforme o necessário.

“Ele se adapta muito ao plantel que tem. Sobre ser defensivo ou ofensivo, isso não é algo fixo, depende do que tem na mão. Para mim, a inteligência e a forma como ele trabalha o time são grandes virtudes”, acrescentou.

Renê Santana sobre Muricy

Sem trabalhar desde que deixou o São Paulo, Muricy Ramalho é outro nome que agrada ao presidente do Atlético. Da escola de Telê Santana, o treinador é reconhecido por consertar defesas vulneráveis, mas, para Renê Santana, filho de Telê, o comandante é muito mais que isso.

“O Muricy não é só de característica defensiva. Tanto que ele foi um jogador muito ofensivo. Além disso, ele teve uma escola de treinador do mestre Telê. A preocupação do meu pai era o futebol ofensivo, time de fazer gols. Por mais que ele (Muricy) respeite a escola que pede para arrumar a “cozinha” primeiro, ele não é um adepto do futebol retrancado, gosta do futebol bem jogado, mesmo com foco no resultado”, comentou.

AFP PHOTO/Raul ARBOLEDA
Questionado se a mistura Muricy e Atlético daria certo, Renê não hesitou: “Eu acho que o Muricy consegue fazer o casamento perfeito com o estilo de jogo do Galo, que é o ofensivo, ritmo forte. Aposto que será um casamento bom. Ele hoje já é um veterano e já tem sua personalidade muito bem definida. Quando não se tem técnica, vai com raça, no peito”.

Cuca

O técnico campeão da Libertadores dispensa apresentações para a torcida do Atlético. Cuca foi para a China depois do Mundial de Clubes e seu nome é sempre atrelado ao Galo, em um possível retorno. Inclusive, ele vive momento de instabilidade na Ásia e tenta antecipar a saída do exterior.

No Atlético, Cuca formou um esquadrão vitorioso, pautado pelo talento de Ronaldinho, oportunismo e força física de Jô, e na velocidade de Bernard e Tardelli. Além do quarteto, o paranaense formou a base que ficou por um bom período no Galo, com remanescentes em 2015, casos de Victor, Leandro Donizete, Josué, Dátolo, Luan e Marcos Rocha, que voltou ao clube para trabalhar com o treinador.

Dica do presidente

Daniel Nepomuceno disse que pretende contratar um técnico que está no mercado e com desejo de voltar ao futebol. O exemplo se encaixa melhor com Sabella e Muricy, ambos em periodo sabático. Mas Cuca, que pode deixar o futebol chinês, sempre é alvo de especulações quando se trata de Atlético.

“A verdade é que existem poucos treinadores, hoje, no Brasil, com o nível que o Atlético exige. Muricy é um grande nome, um dos poucos que está sem clube, já declarou que voltará ao futebol no ano que vem e o que teve agora foram só especulações. É um grande nome e não vou ficar falando quem vai ser o próximo treinador, quem será o próximo reforço. Mas com certeza é alguém que está no mercado, que está disposto a voltar para o futebol, mas não tive nenhuma conversa e agora começa uma nova busca”, frisou o mandatário alvinegro.

Tags: atlético galo levir brasileiro seriea muricy sabella cuca mercadobola