Atlético

ATLÉTICO X RACING

Brigas, goleadas, dramas e títulos: um pouco da história de Galo x argentinos em Belo Horizonte

Em novo capítulo do confronto contra os "hermanos", Atlético encara o Racing no Independência em jogo que vai definir o futuro dos clubes na Copa Libertadores

postado em 03/05/2016 07:45 / atualizado em 02/05/2016 19:48

Arquivo//EM/D.A Press

Atlético e Racing vão escrever nesta quarta-feira mais um capítulo de uma história iniciada em 1940. Os confrontos em Belo Horizonte entre atleticanos e argentinos são repletos de emoções, em algumas oportunidades extrapolando os limites da esportividade.

No jogo desta quarta apenas um deixará o gramado do Independência “vivo” na Copa Libertadores. Na partida de ida pelas oitavas de final em Avellaneda, o placar ficou 0 a 0. A expectativa é de mais um duelo duro, no qual a dramaticidade pode ser escalada mais uma vez.

Desde o primeiro encontro em 1940 (vitória alvinegra sobre o Independiente por 2 a 1 no antigo estádio de Lourdes), foram 21 jogos entre o Atlético e os “hermanos”. Em 11 partidas, o Galo saiu vencedor. Em seis, os argentinos triunfaram. São confrontos pela Copa Libertadores, Copa Conmebol, Mercosul, Recopa e amistosos.

A primeira confusão

Arquivo//EM/D.A Press


Mas um dos primeiros jogos amistosos nada teve de amigável. Em 1953, Atlético e Chacarita Juniors jogavam no velho Independência. Depois que os visitantes abriram o placar, os jogadores se envolveram em discussões acirradas. O clima tenso se espalhou para as arquibancadas e houve invasão de campo. A partida foi interrompida pelo arbitro Geraldo Toledo aos 29 minutos da etapa complementar.

E não foi a única briga envolvendo argentinos em jogos do Galo na capital mineira. A histórica campanha da Copa Libertadores de 2013 também ficou marcada por uma “batalha” no gramado. No intervalo da partida, jogadores mineiros e do Arsenal já se desentenderam. Ao final do jogo, vencido pelo Atlético por 5 a 2, os atletas da equipe de Sarandí partiram para cima da arbitragem. A Polícia Militar entrou em campo e uma grande briga começou no campo, se alastrando pela área de vestiários, aos chutes, socos, escudos e cassetetes.

Títulos

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press


Também não foi a única goleada aplicada pelo Galo em clubes da Argentina. Na final da Conmebol de 1995, o time fez 4 a 0 no Rosário Central, no Mineirão. Porém, na partida de volta, no Gigante de Arroyito, sob grande pressão, o Atlético não resistiu e o confronto foi decidido nos pênaltis, com o Rosário sagrando-se campeão.

Se em 1995, os argentinos levaram a melhor, em outras duas oportunidades foi a vez dos atleticanos festejarem conquistas em cima do Lanús. Em 1997, depois de golear por 4 a 1 fora de casa, em duelo que terminou em pancadaria, o Galo ergueu a taça da Conmebol ao empatar no Mineirão por 1 a 1. Já em 2014, o Alvinegro foi o campeão da Recopa Sul-Americana depois de vencer por 4 a 3, na prorrogação, com direito a muita emoção. A partida ficou marcada ainda como o dia da despedida do astro Ronaldinho.

Drama e glória

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press


Mas no quesito drama nenhum outro confronto ganha de Atlético x Newell's Old Boys, pelas semifinais da Copa Libertadores de 2013. Depois de perder em Rosário por 2 a 0, o Galo viveu verdadeiro sufoco no Independência. O gol de Bernard logo nos primeiros minutos não significou um jogo tranquilo. O placar de 1 a 0 se arrastou pelo segundo tempo. Houve queda de energia no estádio. Nos minutos finais, Guilherme marcou o gol que levou a definição da vaga para os pênaltis. Richarlyson e Jô perderam suas cobranças. Mas os argentinos também erraram em seguida. Ronaldinho marcou e Victor defendeu a batida de Maxi Rodriguez, em mais um momento épico da caminhada rumo ao título.

Racing

Arquivo/EM/D.A Press


Atlético e Racing já se enfrentaram três vezes em Belo Horizonte. O primeiro jogo foi há 47 anos. Em março de 1958, a Academia venceu por 2 a 1 no Independência. Dois dias depois, novo triunfo argentino no Horto, desta vez por 3 a 2. A terceira partida entre os clubes foi em 1969. No Mineirão, o Galo fez 3 a 1 no Racing.

Agora o cenário está armado para novo confronto histórico. Os ingressos estão praticamente esgotados (restam apenas camarotes). O Independência promete viver mais um dia de “caldeirão” para empurrar o Atlético às quartas de final da Libertadores.