Atlético

ATLÉTICO

Fazer valer o caldeirão

Retrospecto positivo anima o Atlético, que tem a obrigação de vencer o Racing para evitar decisão nos pênaltis ou eliminação precoce. Time prevê espírito guerreiro

postado em 03/05/2016 11:00 / atualizado em 03/05/2016 12:37

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Invicto nesta edição da Libertadores quando joga em casa, seja no Independência ou no Mineirão. Este é o trunfo do Atlético para a partida desta quarta-feira contra o Racing, jogo de volta das oitavas de final. Na partida de ida, empate em 0 a 0. Todos no Galo, desde jogadores aos membros da comissão técnica apostam nos números e também na presença da torcida. “Lá é nosso caldeirão”, costumam afirmar os jogadores, em especial o goleiro Victor, que tem ótimas lembranças, como o pênalti que defendeu contra o Tijuana, do México, que classificou o Galo para as semifinais da competição em 2013.

Neste ano, na fase de grupo, foram três vitórias em três jogos, sendo duas no Horto: 1 a 0 sobre o Independiente del Valle, do Equador, e 3 a 0 no Colo Colo, do Chile. No Mineirão, goleou o Melgar, do Peru, por 4 a 0.

Em confrontos pela Libertadores, considerando as quatro últimas participações, o Atlético disputou 18 partidas em casa e perdeu somente uma, para o Atlas, em 2015. Venceu 14 vezes e empatou apenas três: contra o Atlético Nacional, de Medellin, Colômbia, 1 a 1, que custou a eliminação nas oitavas de final de 2014. E também uma vez no ano anterior, quando foi campeão, 1 a 1 com o Tijuana, no jogo em que Victor defendeu um pênalti já nos descontos e classificou o time mineiro. Se a bola tivesse entrado, o Galo teria sido eliminado. Além desse resultado, o 2 a 2 com o Inter no ano passado.

Na atual edição, o time mineiro só perdeu pontos fora de casa, quando foi derrotado por 3 a 2 pelo Independiente del Valle, no Equador, e no empate por 0 a 0 com o Colo Colo, em Santiago, Chile.

Até aqui, o Atlético marcou 11 gols. O argentino Lucas Pratto é o artilheiro do time na competição, com três, seguido por Patric, dois. Com um gol estão Carlos, Hyuri, Júnior Urso, Cazares, Rafael Carioca, Robinho e Thiago.

Sobre o duelo desta quarta, o alvinegro tem de buscar a vitória por qualquer placar para assegurar a classificação no tempo normal. Um novo 0 a 0 levaria a decisão aos pênaltis. Empate com gols daria a vagas às quartas de final aos argentinos.

Como o time viveu momentos de apatia e desconcentração na derrota por 2 a 1 para o América, no primeiro duelo da final, o técnico Aguirre reconheceu que seus atletas estiveram abaixo da média e prometeu um grupo mais aguerrido no confronto pela Libertadores. “Com estádio cheio, a torcida apoiando o tempo todo, o espírito será outro. Não estou prometendo a vitória, mas que vamos dar tudo para conquistar a vaga”, declarou o treinador. A concentração foi antecipada, começando na noite de ontem.

INGRESSOS

Restam poucos ingressos para o jogo entre Atlético e Racing. A venda começou na sexta-feira e em duas horas as entradas de arquibancada se esgotaram. Só restam camarotes, a R$ 500 cada assento, e vaga na parte reservada aos torcedores adversários, que custam R$ 160. Os torcedores prometem a formação de um megamosaico.

IMPROVISAR

Embora a contusão de Douglas Santos não seja considerada grave, a escalação do jogador ainda é dúvida para a partida contra o Racing. Foi diagnosticado pelo médico Rodrigo Lasmar, que o lateral-esquerdo não tem qualquer lesão na perna ou joelho esquerdo. Ele sofreu uma pequena torção e, por isso, não participará do treino de hoje. Será poupado e fará tratamento à base de água quente e gelo.

Se não puder contar com Douglas Santos, o técnico Diego Aguirre tem quatro opções para substituí-lo: Patric, Carlos César, Lucas Cândido e Mansur. Os dois primeiros aparecem com maiores chances, pois foram os mais utilizados neste ano, tanto no Campeonato Mineiro quanto na Libertadores. O único lateral-esquerdo de origem, porém, é Mansur.

Patric está voltando de contusão, uma ruptura do menisco do joelho esquerdo, o que o afastou dos gramados por cerca de 30 dias. Ele retornou ao time no domingo, na derrota por 2 a 1 para o América. No entanto, ficou apenas um tempo e foi substituído por Lucas Pratto no intervalo.

Também no domingo, quando Douglas Santos saiu contundido, Carlos César foi quem entrou em seu lugar, o que aumenta suas chances de começar na posição nesta quarta.

Dois outros jogadores cuja escalação era dúvida estão liberados para jogar. O meio-campo Júnior Urso, que teve uma entorse leve no tornozelo esquerdo, e também sentia dor na panturrilha direita por causa de uma pancada na partida contra o Racing, há uma semana, retorna ao time. Ele foi poupado da partida de domingo contra o América.

Hyuri, que saiu do jogo do fim de semana reclamando de dor nas pernas foi examinado ontem e não se constatou nada grave. De acordo com o departamento médico, o que ele teve foi cansaço muscular. Por isso, deve participar dos treinos de hoje e está liberado para a partida de amanhã e também para a decisão de domingo contra o América, pelo Campeonato Mineiro, no Mineirão. Neste confronto, o Atlético leva a taça com vitória simples.