Atlético

ATLÉTICO

Donizete tem punição mantida pelo STJD e desfalca o Galo em três jogos no Brasileiro

Volante deu um soco em Douglas, do Grêmio, durante penúltima partida de 2015

postado em 05/05/2016 15:37 / atualizado em 05/05/2016 16:27

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
O volante Leandro Donizete desfalcará o Atlético nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O jogador foi punido por agressão física durante uma partida da última edição da competição e teve a pena de quatro jogos mantida, nesta quinta-feira, pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O lance denunciado mostra o atleta desferindo um soco no meia Douglas, do Grêmio, na penúltima rodada do torneio. Em entrevista após o jogo, Donizete admitiu ter acertado o adversário. Como o atleta já cumpriu uma partida, automática, na rodada seguinte ao fato, restam três jogos de suspensão a serem cumpridos.

Durante o confronto entre as equipes, no dia 29 de novembro de 2015, em Porto Alegre, o volante atleticano foi flagrado pelas câmeras de televisão agredindo com um soco no rosto de Douglas após ambos se estranharem na disputa de bola. Punido pela Quarta Comissão Disciplinar, o atleta teve sentenciada a pena mínima prevista no artigo de agressão física. No recurso pedido pelo Atlético, os Auditores entenderam que houve a agressão e que a mesma não foi vista pelo árbitro. Após a disputa, Péricles Bassols apenas advertiu os dois jogadores com o cartão amarelo.

Em entrevista após o jogo contra o Grêmio, Donizete afirmou que tinha dado um soco em Douglas. “Dei um soco nele sim, igual ele me deu em dois lances antes. Só revidei o que ele tinha feito em mim”, disse.

Em defesa do atleta, o advogado Lucas Ottoni ressaltou que a denúncia foi feita por imagem em um lance que o atleta foi punido com o cartão amarelo pelo árbitro. Para Ottoni, o lance não escapou da arbitragem e não poderia ser modificada.

Relator do processo, o Auditor Décio Neuhaus afirmou não concordar com a maior parte das denúncias por imagem, mas no caso específico entendeu que a infração escapou da visão da arbitragem. “Neste caso entendo que o árbitro viu apenas os empurrões e aplicou o amarelo. Entendo que a Comissão acertou na punição e voto para manter a decisão de quatro jogos. Há inclusive uma declaração do atleta confirmando que deu o soco no adversário”, justificou o relator.

O voto foi acompanhado pelo vice-presidente Ronaldo Botelho Piacente, pelos Auditores Flávio Zveiter, Alexsander Macedo, Paulo César Salomão Filho e Paulo Valed Perry e pelo presidente Caio Cesar Rocha.

Jogos sem Donizete

Um dos três jogos em que o volante do Atlético cumprirá a punição é exatamente contra o Grêmio. A partida contra o tricolor gaúcho será a terceira do Galo no Brasileiro. Donizete também desfalcará a equipe nos compromissos contra Santos e Atlético-PR.

Tags: atlético galo punicao stjd agressao douglas brasileiro leandro donizete