Atlético

ATLÉTICO

Com nova baixa, defesa do Atlético tenta manter evolução alcançada com volta de 'formação ideal'

Após sofrer um gol em três jogos, Galo não terá Marcos Rocha diante do Botafogo

postado em 28/06/2016 08:00 / atualizado em 27/06/2016 19:56

Leandro Couri/EM/D.A Press

Nas sete primeiras partidas sob o comando de Marcelo Oliveira, o Atlético sofreu 15 gols. Ao lado do Coritiba, a equipe alvinegra chegou a ter a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro. Porém, esse panorama mudou nas últimas três rodadas. Coincidência ou não, a partir do momento em que voltou a contar com todos os titulares de sua retaguarda, o Galo passou a ser mais eficiente em resistir aos ataques adversários.

Nas vitórias sobre Ponte Preta, Corinthians e América, o Atlético sofreu apenas um gol. Nesses três jogos, Marcelo Oliveira pôde escalar os laterais Marcos Rocha e Douglas Santos e os zagueiros Leonardo Silva e Erazo. Desse quarteto, apenas Rocha figurou no momento em que a defesa era vazada frequentemente. Primeiro, Leonardo Silva se recuperou de lesão. Já Douglas Santos e Erazo retornaram depois de participações na Copa América Centenário, pelas seleções brasileira e equatoriana.

Embora a defesa tenha demonstrado evolução a partir do momento em que voltou a ter sua “formação ideal”, Leonardo Silva aponta outros fatores para o Atlético ter sofrido apenas um gol nos últimos três jogos. “Houve melhor equilíbrio, com contribuição de todos. Não é só a linha defensiva que é culpada por gols sofridos. Futebol é um trabalho em equipe, uma contribuição de todos, para que a equipe se mantenha organizada”, observou.

“É importante contar com todo mundo, mas não vejo somente pela presença da linha defensiva. (Os vários gols sofridos) foram mais pelo momento ruim, falta de sequência, desorganização nos jogos. Quanto mais organizados estivermos, mesmo com jogadores mais novos, teremos possibilidade de não sofrer tantos gols”, acrescentou o capitão do Atlético.

Na próxima rodada, diante do Botafogo, o Galo voltará a ter mudanças em sua defesa. Marcos Rocha cumprirá suspensão automática e deverá ser substituído por Carlos César. Outra opção para a lateral direita, Patric corre por fora nessa disputa, uma vez que tem sido aproveitado por Marcelo Oliveira como uma alternativa de ataque.

Mesmo com a alteração na lateral, Leonardo Silva espera que o Atlético mantenha a evolução nos números defensivos. “Quanto mais organizado o time estiver, menos chances de gol daremos. Essa evolução aconteceu. Isso é importante para a equipe e para jogadores do sistema defensivo, que são os que sofrem diretamente as críticas”, comentou.

Tags: seriea defesa atlético